Publicação

Você sabe o que é um Spyware?

foto de
Adriano Oliveira da Silva CONTEÚDO EM DESTAQUE

Spyware é um programa utilizado para monitorar as atividades no computador onde ele está instalado permitindo que dados sejam conhecidos por alguém além do usuário do computador naquele momento, além disso, pode proporcionar um certo nível de controle sobre o computador infectado.

Quando o programa é instalado no computador (ou no smartphone) sem o conhecimento ou consentimento do proprietário ele é considerado um malware.

Algumas empresas instalam programas do tipo spyware para verificar se funcionários não estão usando o(s) computador(es) da empresa de forma a violar as normas internas ou se estão cometendo algum tipo de delito. Da mesma forma, um usuário doméstico também pode fazer uso de spywares para, por exemplo, saber o que seus filhos visitam na web. Esse tipo de uso não tira a classificação do programa como um spyware, mas é possível alegar seu uso como legítimo.

Alguns programas classificados como spyware podem alterar as configurações do navegador e instalar extensões não solicitadas que muitas vezes diminuem o desempenho do sistema, isso pode proporcionar que informações sobre seus modos e gostos na Internet sejam informados para terceiros.

Entre os spywares mais invasivos temos aqueles que possuem mecanismos para capturar o que está sendo teclado chamados de keylogger e aqueles usados para tirar fotos da tela de tempos em tempos além de capturar a posição onde o mouse foi clicado sem que o usuário perceba, os chamados screenlogger que podem ser úteis para hackers que se dedicam a roubar informações de clientes quando esses acessam o internet baking. Tanto as fotos quanto um arquivo com tudo o que foi digitado pode ser enviado para terceiros por e-mail, tudo isso sem consentimento do usuário. Não é incomum encontrarmos programas spywares que possuam keyloggers e screenlogger atuando em conjunto.

As formas mais comuns de se infectar com esse tipo de malware é visitando páginas na web que carregam e instalam spywares ao serem visitados ou instalando programas infectados com trojan.

Existem programas disponíveis para download produzidos para bloquear ou remover spywares. Entre eles, podemos citar o Spybot – Search & Destroy, gratuíto para uso individual. Alguns dos anti-vírus mais usados como o Symantec e McAfee também podem trabalhar como anti-spyware, porém essa função existe à parte do anti-vírus porque, apesar de trabalhar de forma similar, spywares como citado anteriormente podem ser classificados como um software legítimo dependendo de sua utilização.

Um programa anti-spyware funciona tanto procurando e apagando spywares como verificando o tráfego que entra e saí pela rede procurando por esse tipo de ameaça.

Comentários