Publicação

App da Microsoft possibilita que os cegos “enxerguem” objetos à sua volta

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE
Combater a exclusão dos de pessoas com algum tipo de limitação física é um desafio diário. Hoje, a tecnologia pode ser usada como instrumento de aproximação social, possibilitando que pessoas com deficiência executem algumas tarefas que antes pareciam impossíveis. A Microsoft lançou, neste ano, o Seeing AI, aplicativo para smartphone que utiliza a câmera do mobile para descrever tudo ao seu redor — inclusive pessoas, cenários, objetos ou mesmo textos. 
 
Segundo a Microsoft, o app já foi baixado 100 mil vezes e realiza em média 17 mil funções diárias. O Seeing AI funciona de maneira muito simples, basta o usuário apontar para direção que deseja e o software faz a leitura do ambiente.

Agora atualizado, o app vai conseguir descrever cores e os valores das notas de dinheiro. Outra novidade é um recurso que permite que o software interprete textos escritos à mão. Após a atualização, o Seeing possibilita identificar se há alguma lâmpada acesa no ambiente, emitindo um aviso sonoro ao usuário. Dessa forma, possibilita ainda mais a inclusão de deficientes e os estimula a desenvolverem mais atividades. 

Comentários