Publicação

Google News Initiative: conheça o projeto que vai combater as fake news

foto de
Diego Lisboa CONTEÚDO EM DESTAQUE

O Google acaba de travar uma guerra contra a disseminação de notícias falsas. A empresa de buscas vai lançar o projeto Google News Initiative, ferramenta que pretende destacar notícias legítimas publicadas por veículos credíveis e denunciar as notícias falsas.


Nos próximos três anos, o Google vai direcionar ao projeto cerca de US$ 300 milhões. Esse investimento será gasto em pesquisas e no desenvolvimento de ferramentas para incentivar a propagação de conteúdos de qualidade. Serão disponibilizados pela plataforma cursos de checagem de notícias e outros recursos através do Google News Lab, como: a expansão de uma plataforma capaz de acelerar o carregamento de páginas em mobiles e o aprimoramento dos algoritmos para diminuir a propagação de conteúdos enganosos.

Segundo a presidente da empresa Sundar Pichai, a ideia é espalhar conhecimento para que a vida seja melhor para todos. O projeto alia novas tecnologias e a criação de oportunidades por meio de uma rede colaborativa para a distribuição notícias de confiança. 

Comentários