Publicação

CRIATIVIDADE

(Imagens retiradas do Google)

Hoje o post é sobre criatividade e sobre as formas que mostramos a nossa para as outras pessoas. Antes de tudo queria dizer que esse tema surgiu durante um sonho. Talvez seja algo que era para ser publicado hoje ou talvez não, mas de qualquer maneira irei escrever. Desde já queria agradecer aos administradores dos grupos que permitem minhas publicações serem exibidas. Sem mais delongas vamos ao post.

  Você já ouviu isso ou disse isso para alguém “Criatividade é para poucos”? Se ouviu algo assim saiba que todos nós temos criatividade, mas o que nos diferencia é a forma que mostramos essa nossa criatividade e o que ela é melhor aproveitada.

Afinal o que é criatividade?

 A criatividade é um processo onde inventamos, pensamos além e conseguimos enxergar possibilidades onde não tem.

 Se você está pensando que isso é algo para gênios, calma aí! Você é criativo o tempo todo e nem se dá conta das coisas incríveis que faz para solucionar um problema.

Criatividade e possíveis casos  de sucesso  

 É possível lucrar sim com sua criatividade! Acho que não é segredo pra ninguém isso, mas mesmo não sendo uma grande novidade, sempre vem à pergunta de como converter essa criatividade em $$. Muitas pessoas de sucesso viram além da caixa (claro tem fatores que empurraram o sucesso da ideia), mas nada que uma análise e pesquisa ao seu redor não resolva. Às vezes você está diante uma ideia incrível que pode te gerar uma fortuna e não percebe. Uma das frases em inglês que curto e que se encaixam bem nisso é: “Think outside the box” (Pensar fora da caixa). Pensar fora da caixa é ser diferente e ter uma ideia original sem copiar e muitas vezes pulando regras de padrões.

Programação == Criatividade

 Antes de continuar nosso assunto quero afirmar que todos nós somos programadores. A programação é algo que está presente no dia a dia de nós humanos, dúvida? Um grande exemplo é nossas decisões tomadas. A única diferença entre aqueles que dominam códigos e pessoas simples está na forma em que são trabalhadas as informações pegadas e forma que será melhor usada. Certamente você está meio que confuso diante isso, mas irei mostrar um exemplo.

Exemplo receita de um bolo:

 Ingredientes do bolo de cenoura com chocolate

3 cenouras em pedaços

1 xícara (chá) de óleo

3 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Margarina e farinha de trigo para untar

Cobertura

1/2 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

1/2 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo

No liquidificador, bata a cenoura, o óleo, os ovos e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione a farinha, o fermento e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Retire, deixe amornar e desenforme. Para a cobertura, em uma panela, leve o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue, adicione o creme de leite e misture. Espalhe sobre o bolo para servir.

 Sabe está receita que acabou de ver acima? E se eu te dissesse que acabamos de usar a programação em cima dela, sim isso mesmo! Se você já estuda certamente já viu sobre isso e se ainda não viu nada sobre isso que irei dizer, isso no mundo na computação nada mais é que um algoritmo.

“Ok, mas o que isso tem haver com criatividade?”

 Tudo! Essa receita não veio do além. Uma pessoa criativa e bota criativa nisso! Combinou um simples bolo de cenoura a uma calda e resultou a uma incrível a uma das receitas mais gostosas de fazer e em um dos produtos mais vendidos no mercado.

Criatividade no mundo dos desenvolvedores de softwares

 A criatividade para nós da área de desenvolvimento de sistemas é algo importante, e de certa forma criar algo novo chega ser um desafio. Hoje em dia batemos de frente com grandes empresas que sempre estão por dentro do que os usuários estão precisando no seu dia a dia. Em nossa profissão é normal ter uma ideia e muitas vezes não saber explicar ou até mesmo acabar perdendo essa brilhante ideia devido a tarefas que damos importância, mas não se preocupe existem meios que podem te salvar de perder essa ideia e até mesmo te ajudar no desenvolvimento dela. Quando você tiver aquela ideia incrível a anote! Vai descrevendo algumas de suas características principais e logo depois assim que terminar suas anotações faça um breve rascunho (Wireframe), não precisa ser algo bonito, mas o bastante para que você possa imaginar a execução dessa ideia. Se você não sabe o que é Wireframe aí está um exemplo.

Conclusão

  Todos nós somos criativos, e como já havia dito o que nos diferencia é a forma que trabalhamos essa nossa criatividade. Você pode lucrar com sua criatividade basta apenas que faça algo diferente que ajude as pessoas resolver um problema. Para os amiguinhos desenvolvedores a dica final que aconselho é que vocês estudem bastante tanto UI, UX e que vejam além do mundo virtual para criar coisas incríveis. Esse foi o post de hoje espero que tenha gostado. Até o próximo :) .

Comentários