Publicação

Listas e dicionários no Python - Parte 1

foto de
Gabriel Goulart CONTEÚDO EM DESTAQUE

    Hoje vamos falar como funcionam as listas e os dicionários no Python. Nesse primeiro post falarei de listas e no próximo sobre os dicionários. São conceitos bem simples de aprender e bem úteis! Primeiro vamos começar com uma lista. Digamos que temos um zoológico e queremos colocar os animais que vimos numa lista. Faríamos assim:


animais_zoo = ["Macaco","Leão","Tigre","Baleia","Furão"]

    Como podemos ver é bem simples. Criamos uma variável depois escrevemos os itens dela separados por vírgulas dentro de colchetes. Podemos fazer isso com qualquer tipo de objeto, seja um inteiro, um float ou um booleano. Para acessarmos esses itens e, por exemplo, exibir-mos na tela, é bem simples:

print animais_zoo[0]
print animais_zoo[1]
print animais_zoo[2]
print animais_zoo[3]
print animais_zoo[4]

print animais_zoo

    Dessa forma, imprimimos na tela o nome de cada animal em uma linha. Para acessar os itens numa lista, começamos sempre do index 0 (número que representa a posição de um item numa lista). Se temos 5 animais na nossa lista, ela vai de 0 à 4. Se quisermos imprimir a lista toda do jeito que ela é com os colchetes e tudo, podemos chamar a função print e simplesmente colocarmos o nome da variável que guarda nossa lista, como temos na última linha. E se declararmos uma variável de lista vazia ou se quisermos substituir ou inserir novos itens na lista? é bem simples:

animais_zoo[0] = "Penguin"

amigos = []

amigos.append("João")
amigos.append("Maria")

    Colocando uma posição específica do array que exista e igualando ela a alguma informação, essa informação substituirá o que havia antes naquela posição. Se imprimirmos animais_zoo agora, veremos que no lugar de Macaco teremos Penguin. No segundo caso, instanciamos uma lista vazia chamada amigos e usamos a função append para inserir no final da lista um novo item. Por fim temos na lista amigos os nomes João e Maria nessa respectiva. Vou mostrar mais algumas funções de listas bem úteis:

primeiros = animais_zoo[0:2]
terceiroEmDiante = animais_zoo[2:]
semOUltimo = animais_zoo[:4]

index = animais_zoo.index("Leão")

animais_zoo.insert(2,"Gaivota")

    Nas três primeiras linhas temos o que chamamos de fatiação. Estamos fatiando a lista e colocando um pedaço específico em outra variável. Na variável "primeiros" temos "Penguin" e "Leão", pois estamos dizendo que queremos do primeiro elemento da lista até antes do terceiro. Repare que o primeiro número é inclusivo e o segundo exclusivo, ou seja, incluímos o número do index 0 porém excluímos do index 2 em diante. No segundo exemplo na variável "terceiroEmDiante" temos uma lista que vai do terceiro objeto até o final, isso porque se não especificarmos o segundo parâmetro, por padrão o python entende que queremos até o fim da lista. No terceiro exemplo temos o contrário, não colocamos de onde queremos começar e por padrão o python entende que queremos o início da lista.
    A função index procura o elemento que passamos como parâmetro na lista e caso ele exista ela retorna o index desse número. Já a função insert, assim como append, insere um novo elemento na lista, a diferença é que nela específicamos qual o index do novo item. E diferente de atribuir direto ao index como fizemos para substituir o "Macaco" por "Penguin", usando essa função ela coloca o elemento no index escolhido e "empurra"  todos os outros itens que vêm depois, aumentando o index deles em 1.

Comentários