Publicação

Modelando um banco de dados com o MySQL Workbench

foto de
Gabriel Goulart CONTEÚDO EM DESTAQUE

    O MySQL Workbench é uma ótima ferramenta para se criar banco de dados em SQL e muito fácil de usar. Com o Workbench instalado em seu computador clicamos em File -> New Model para começarmos a modelar nosso banco. Uma tela como essa irá aparecer:

    Um duplo clique no cilindro amarelo escrito "mydb" nos permitirá mudar o nome do nosso banco. Coloque o nome que tiver mais coerência com o seu projeto e que te faça lembrar a que projeto aquele banco pertence. Feito isso vamos clicar em "Add Diagram". Em seguida teremos uma tela assim:
    

    A partir daqui, se você tem conhecimento de banco de dados as coisas ficam bem fáceis. Nos últimos 6 itens temos as ferramentas de relação. Temos 1:1, 1:n e n:m. A diferença entre a linha tracejada e a linha sólida é que a a primeira significa uma relação não identificável e a segunda uma relação identificável. Para criarmos uma tabela é só clicarmos no 7o item de cima para baixo e depois clicar no quadriculado. Uma tabela com o nome "table1" aparecerá. um duplo clique na tabela abrirá um retângulo com suas informações e abas. Para mudar o nome da sua tabela é só trocá-lo no campo Name. A aba columns é o nosso foco pois é nela que vamos popular nossa tabela com colunas e colocar os seus atributos.
    Depois de criar todas as suas tabelas com suas respectivas colunas e fazer as relações entre elas, para fazer a engenharia para frente e criarmos nosso sql é bem simples. Clicamos em file -> export -> Forward Engineer SQL Create Script, depois escolhemos onde vamos salvar nosso arquivo. Eu sempre marco as 2 primeiras caixas, mas fica a critério de cada um. Depois é só ir seguindo e teremos nosso SQL. Bem simples, não é mesmo?

Comentários