Publicação

Será que você está desenvolvendo corretamente?

foto de
Andre R CONTEÚDO EM DESTAQUE


Será que você está desenvolvendo corretamente?

Você já tirou um tempinho para rever como você está desenvolvendo suas aplicações? A metodologia usada está ajudando? No post de hoje irei falar sobre algumas questões importantes que você desenvolvedor Front-end deve parar ao menos um instante para rever. Iremos ver sobre algumas metodologias, boas práticas código e também irei compartilhar um pouco sobre o que aprendi em UI e UX. Sem mais delongas vamos ao post
Metodologias .
 Hoje temos várias metodologias que nos ajudam a desenvolver nossas aplicações, como por exemplo: Atomic Design e BEM. Mas qual delas será a melhor solução para você? A resposta para isso é complicado, pois, cada metodologia pode funcionar em um determinado projeto.
“André então por que motivo falou de metodologia se você não tem uma resposta exata da melhor para usar?”
 Bom eu realmente não tenho a resposta da melhor a se usar, mas você pode tirar um tempinho e estudar outras além da que você já domina e fazer uma comparação de qual a melhor usar no seu dia a dia.
Boas práticas com código
 Todo programador tem sua fase boa e ruim quanto a questão domínio de códigos, mas somente quem busca oferecer algo diferente e destacar na profissão refatora seu código. Refatorar deveria ser obrigação de todo desenvolvedor só que infelizmente não é. As vantagens vão desde deixar o código com menas gambiarra até mesmo pela questão de domínio com a linguagem. Então se você quer ser tornar um desenvolvedor com um diferencial não tenha medo de refatorar ao menos uma vez no mês aquele seu antigo código ou então sei lá se oferece em alguns projetos open source para tentar deixar o código mais clean.
UI e UX (Estudar é preciso!)
 Sim é isso mesmo que você leu! Escrever códigos com muitos ifs dá pra ir levando até que a coragem de refatorar o código venha, mas não estudar UI e UX é querer pedir pra ficar fora totalmente do mercado. Muitos desenvolvedores se contentam em oferecer layouts com um padrão único de interface para os clientes devido a questão tempo já que muitas vezes nos deparamos com clientes chatos que toda hora ficam nos perguntando “Tá pronto?”, só que nem sempre isso é o correto a se fazer. Imagine a cena você entrega ao cliente um layout e porventura esse mostra a um outro cliente seu que identifica com visual do layout, vixi a confusão está formada e até que você explique tudo várias coisas podem ser imaginadas pelos dois clientes fora que também o cliente final pode não se dar bem quanto a questão de cores, fontes e até mesmo comportamento de alguns objetos.
 Foi pensando nisso que eu resolvi estudar UI e UX. Nesse pouco período em que me aprofundei minha visão quanto a forma de desenvolvimento já mudou bastante! Então se você é um desenvolvedor Front-end não deixe de estudar esses dois para que possa oferecer aos seus clientes e aos usuários algo novo e claro que eles não tenham dificuldades em navegar. Uma dica bacana que deixo para você que é novo e tem uma certa dificuldade em desenvolver o tipo certo de layout para seu usuário final é que faça a chamada pesquisa local antes de buscar referências para desenvolver o projeto.
Conclusão
 Para concluir esse post e que acho que ficou bem claro é que nunca pare de estudar e praticar, pois, assim suas chances de dominar uma linguagem e oferecer algo novo será maior. Espero que tenha gostado de pequeno post.

Comentários