Publicação

Oito Dicas Para Você Se Preparar Para o Vestibular e o Enem

foto de
Barbara Beyda

Este ano, milhões de estudantes brasileiros prestarão o Vestibular e o Enem. É inegável que essas provas exigem muito dos candidatos, principalmente daqueles que almejam estudar em uma faculdade conceituada e conseguir uma vaga em um curso muito concorrido.

Neste blog, compartilhamos algumas dicas para o aluno se preparar com eficácia para o Vestibular e o Enem.

1. Considere fazer um bom curso pré-vestibular online que o ajudará a se preparar para os exames.

O estudo online é uma excelente opção para muitos alunos. Há diversos cursos pré-vestibular online de alta qualidade. Além de custarem menos que os cursos presenciais, oferecem uma série de vantagens. Por exemplo, permitem que o aluno estude nos horários que preferir. Há alunos que conseguem se preparar para esses exames sem ter de fazer um curso pré-vestibular. Contudo, um bom curso pode ajudar mesmo ótimos alunos a otimizar seu desempenho no Vestibular e no Enem. Conseguir melhorar a pontuação nessas provas é extremamente importante, especialmente para estudantes que disputam uma vaga em um curso muito concorrido.

2. Decida quais exames você pretende prestar e pesquise o que exigem.

É fundamental definir em que faculdade você deseja estudar e qual curso pretende fazer. É importante ressaltar que muitas faculdades substituíram o vestibular pelo Enem. Contudo, ainda há universidades no Brasil que aplicam seu próprio vestibular. Antes de iniciar os estudos, é necessário saber que provas você terá de prestar.

A indecisão leva à falta de motivação e vice-versa. Portanto, defina seus objetivos e inicie os preparativos para alcançá-los.

3. Siga ou elabore um programa de estudos.

É necessário estudar muito para o Vestibular e o Enem. Essas provas exigem muito dos alunos e, consequentemente, muitos deles nem sequer sabem como se preparar de forma eficaz para esses exames. O aluno deve estabelecer metas de estudo e elaborar um programa para cumpri-las. Isso constituiu uma forma de evitar que ele se sinta perdido e desmotivado. Por exemplo, é recomendável que o estudante defina quantas horas por dia estudará e que se discipline e cumpra a meta estabelecida. Por meio de um programa de estudos, o aluno poderá organizar seu tempo de estudo e determinar quantas horas de estudo diário ou semanal dedicará a cada uma das matérias exigidas pelas provas que prestará.

 4. Após estudar uma aula, responda a questões para avaliar quanto bem você entendeu o assunto.

Após estudar uma aula, é fundamental responder a questões que testam se o aluno realmente entendeu o tópico. O estudante pode estudar aulas de Matemática e Física, memorizar fórmulas e conceitos, mas não conseguir responder corretamente a questões dessas matérias. É necessário, portanto, responder às questões relacionadas às aulas que o aluno estudou.

5. Faça muitos simulados e provas.

É fundamental que o aluno consiga avaliar quanto bem preparado está para as provas que prestará. É importante também que consiga medir seu progresso ao longo dos estudos.

Há diversos cursos pré-Vestibular online, como o Educabras.com, que oferecem aos alunos a possibilidade de fazer um número ilimitado de simulados. O gerador de teste online disponibilizado pelo Educabras.com contém dezenas de milhares de questões de Vestibular e Enem. Os simulados e provas geradas por meio do gerador de teste online são de importância fundamental, pois medem quanto bem preparado está o aluno para prestar o Vestibular e o Enem. Os simulados do Educabras.com são cronometrados. Assim, a simulação se torna até mais real. Vale ressaltar que não basta responder corretamente às questões; é necessário fazê-lo dentro do limite de tempo imposto pelo exame.

6. Elabore redações dissertativas.

A esmagadora maioria dos Vestibulares exige que o aluno escreva uma redação dissertativa. Há poucos vestibulares que exigem ou permitem que o candidato escreva um texto narrativo ou descritivo. Já o Enem sempre exigiu redações do tipo dissertativo.

Uma redação bem escrita pode garantir a vaga ao aluno. Portanto, é necessário que os candidatos saibam o que constitui uma redação dissertativa e que consigam elaborar esse tipo de texto de forma competente. Os Vestibulares e o Enem não exigem que os alunos sejam escritores talentosos, e sim, que saibam escrever textos dissertativos coerentes e bem fundamentados.

Recomendamos que o aluno estude aulas de Redação. O Educabras.com disponibiliza aulas dessa matéria e explica de forma clara a diferença entre os tipos de redação. Contudo, a forma mais eficaz de se preparar para a prova de Redação é praticar: elaborar muitas redações dissertativas.

7. Não negligencie sua saúde, tanto física como mental.

O período de preparo para o Vestibular e o Enem é, inegavelmente, cansativo e estressante. Há várias formas de reduzir o estresse. Uma delas é não procrastinar e se organizar. Outra forma é cuidar da saúde, tanto física como mental. O candidato precisa dormir bem, alimentar-se bem e praticar exercícios ou outras atividades que o ajudem a reduzir o estresse.

8. Não se desanime com obstáculos ou desafios.

Preparar-se para o Vestibular é um desafio, mesmo para ótimos alunos. É fundamental que o aluno não se desanime ao longo do processo. Um mau desempenho em um simulado não significa que o aluno não conseguirá se preparar para a prova. Encontrar dificuldades em compreender certos tópicos não significa que o estudante nunca conseguirá assimilá-los. O preparo para o Vestibular e o Enem exige determinação e paciência. Vale lembrar que há muitos recursos que ajudam o aluno a se preparar para os exames que pretende prestar. É essencial que ele progrida continuamente apesar de dificuldades e obstáculos que inevitavelmente encontrará ao longo do processo. Motivação e otimismo são elementos fundamentais para o sucesso em provas desafiadoras como o Vestibular e o Enem.

Comentários