Publicação

O homem do campo e a tecnologia

foto de
Andre R CONTEÚDO EM DESTAQUE

 Fiz uma pesquisas para o desenvolvimento de uma plataforma rural que me pediram, e peguei alguns resultados muitos satisfatórios de certa forma me deixaram feliz. A um tempo escrevi um artigo falando sobre tecnologia no meio rural,  esses resultados mostraram um aumento de uso de aparelhos desde móveis até mesmo computadores fixos. Certamente muitos que não mergulham a fundo nas coisas irão dizer: "Nossa, mas hoje em dia isso é comum para todos", sim é comum! Só que veja bem, no meio rural havia um problema quanto a questão acesso a esses aparelhos (com e sem internet) e até mesmo com a educação com a pessoas quanto a forma correta de uso. Muitas empresas rurais já estão vendo que o produtor rural já está caminhando rumo ao uso de tecnologias. Os produtores que possuem aparelhos com sistemas de gestão de suas atividades e quem sabem trabalhar com essas ferramentas já conseguem observar que sua produção é maior.

  A tecnologia não retira suas tradições e a web não é um monstro de sete cabeças. Ao meu ver todos merecem navegar na web. O gráfico abaixo mostra um número pequeno de pessoas no meio rural que não usa aparelhos móveis.

  

 Mesmo tendo esse crescimento quanto ao uso de aparelhos móveis, infelizmente ainda sofremos com a questão de internet fácil para todos, pois, em muitas regiões de nosso país ainda não existem estruturas que permitem acesso na internet, e outro caso que infelizmente acontece é a falta de estimulo do governo para campanhas educativas ao uso correto da internet.  Abaixo um gráfico que mostra a porcentagem de  produtores que acessam internet.

 Conclusão

 Este cenário pode ser mudado! Uma solução que poderia ser adotada seria as empresas trabalharem em campanhas para educar as pessoas que não possuem conhecimento quanto ao uso correto dos aparelhos vendidos por elas e seus softwares, levando aulas gratuitas para essas pessoas e que de certa forma contaria  como pontos no nome da empresa e geraria maior confiança quanto ao uso de seus produtos e serviços. Quanto ao uso da internet infelizmente o produtor rural fica refém das operadoras e governo, mas claro isso pode ser  também mudado a partir do momento em que houver investimentos em estruturas para a distribuição de um sinal melhor de internet para as regiões rurais. 

Comentários