Publicação

DHCP no Ubuntu

Olá!

Geralmente eu crio tutoriais de acordo com um problema que preciso resolver, esse não foi bem assim, estava de bobeira mexendo no Virtual Box e achei que iria me facilitar, então, compartilho com vocês um tutorial simples e fácil de DHCP no Ubuntu.


Bom, creio que se você está lendo isso, sabe o que é um serviço de DHCP certo? Então vou direto ao ponto, instalar o serviço no Ubuntu e usar uma máquina Windows 7 como cliente.


A primeira coisa é instalar o serviço isc-dhcp-server

Após a instalação, é necessário editar o arquivo dhcpd.conf


No arquivo, por volta da linha 16, é possível editar os exemplos de domínio e servidores DNS. Aproveite para descomentar a linha autoritative.

No final do arquivo tem exemplos de como pode ser descrita as configurações, optei por deixar tudo comentado e na última linha colocar as minhas configurações. Estou passando minha subrede, máscara, gateway e o range de IPs que eu quero que seja distribuído.

Configurações feitas, é só salvar o arquivo (Esc, :wq), reiniciar o serviço: systemctl restart isc-dhcp-server e para ter certeza, dar uma conferida no status: systemctl status isc-dhcp-server


Serviço ativo, rodando, tudo ok.

Agora, dou um reboot no meu cliente e pronto, pegou o IP.

Para não ter dúvidas de que tem conectividade, podemos testar com um ping.

Pronto, DHCP funcionando.

Espero ter sido útil, 

Até a próxima!



Comentários