Publicação

Criptoanálise / Esteganálise (Cryptanalysis/Steganalysis)

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Introdução

Para qualquer profissional de computação forense, é imperativo aprender o máximo possível de técnicas forenses. Isso não apenas maximiza suas chances de lidar com uma ampla gama de situações, mas também permite que as soluções surjam mais rapidamente.

Este artigo trata sobre a técnica denominada descriptografia. Para conhecer mais técnicas de Análise Forense, acesse: Técnicas de Análise Forense Computacional.

Criptoanálise / Esteganálise (Cryptanalysis/Steganalysis)

A descriptografia de dados é uma das abordagens investigativas mais antigas, muito anterior ao advento da computação. Na era digital, no entanto, métodos modernos de esconder dados usando criptografia e esteganografia motivaram o interesse neste domínio.

Criptoanálise é o processo de descriptografar dados que foram criptografados usando cifras. Esteganálise, por sua vez, é o estudo de encontrar dados ocultos em mensagens ou arquivos regulares. A diferença entre estes dois conceitos está na maneira como as mensagens são codificadas. Os dados ocultos através da criptografia não podem ser interpretados. Já no caso da esteganografia trabalha de maneira diferente: simplesmente oculta dados em mensagens não secretas. 

Exemplo de Criptoanálise / Esteganálise (Cryptanalysis/Steganalysis)

A criptoanálise é comum quando se tenta decodificar mensagens que foram interceptadas pela lei. Técnicas típicas incluem descriptografia de força bruta e ataques man-in-the-middle. Acesse aqui algumas ferramentas utilizadas para esta técnica.

Comentários