Publicação

Pesquisa por String e Palavra-chave (String and Keyword Searching)

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Introdução

Para qualquer profissional de computação forense, é imperativo aprender o máximo possível de técnicas forenses. Isso não apenas maximiza suas chances de lidar com uma ampla gama de situações, mas também permite que as soluções surjam mais rapidamente.  

Este artigo trata sobre a técnica denominada String e Palavra-chave (String and Keyword Searching). Para conhecer mais técnicas de Análise Forense, acesse: Técnicas de Análise Forense Computacional

Pesquisa por String e Palavra-chave (String and Keyword Searching)

Na perícia digital, a pesquisa por sequência e palavra-chave é explorada, o que pode ajudar a identificar dados pertinentes, bem como a fonte de possíveis ameaças.  

Esta técnica precedeu a própria perícia computacional. Muito antes de termos arquivos digitais, os profissionais forenses analisavam documentos em papel para procurar frases ou palavras especiais que fossem relevantes para a consulta. Hoje, chamamos essas strings e palavras-chave. A pesquisa dessas sequências especiais de caracteres pode acelerar bastante as investigações forenses, principalmente se o conjunto de dados for muito grande.

O ponto crucial aqui é escolher boas palavras-chave e strings. Por exemplo, se você quiser procurar um arquivo que contenha instruções sobre como pintar retratos, evite usar o termo "instruções" em sua pesquisa; em vez disso, concentre-se em "retrato", já que você pode ter outros arquivos contendo a palavra "instruções", enquanto poucos arquivos incluem "retrato". 

Exemplo de Pesquisa por String e Palavra-chave (String and Keyword Searching)

A pesquisa de palavras-chave é uma das principais técnicas usadas na Análise de Malware, pois pode ajudar a categorizar a origem do vírus. De modo geral, usamos a pesquisa por string e palavra-chave o tempo todo para restringir objetos de interesse, como no caso de pesquisas do Google, pesquisas de vídeos no YouTube e assim por diante. 

Comentários