Publicação

Recuperação de dados (Data Recovery)

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Introdução

Para qualquer profissional de computação forense, é imperativo aprender o máximo possível de técnicas forenses. Isso não apenas maximiza suas chances de lidar com uma ampla gama de situações, mas também permite que as soluções surjam mais rapidamente.

Este artigo trata sobre a técnica denominada Recuperação de dados (Data Recovery). Para conhecer mais técnicas de Análise Forense, acesse: Técnicas de Análise Forense Computacional

Recuperação de dados (Data Recovery)

A recuperação de dados é uma das técnicas mais tradicionais usadas pela computação forense: a restauração de dados que foram danificados, excluídos ou perdidos. 

Essa é uma das configurações mais comuns que um profissional forense pode encontrar. À medida que nossas vidas se tornam mais e mais baseadas em dados, a maioria não pode se dar ao luxo de perder esses dados para sempre. Isso pode incluir dados pessoais, incluindo fotos e vídeos da família, ou dados profissionais, como documentos, informações confidenciais da empresa e afins.

A recuperação de dados geralmente assume uma das duas formas: recuperação no local, onde as ferramentas podem ser usadas para recuperar dados, corrigindo erros da unidade de disco; ou recuperação somente leitura, que não repara erros no ponto original de falha, armazenando os arquivos recuperados em algum outro lugar no disco.

Exemplo de Recuperação de dados (Data Recovery)

Muitas pessoas acidentalmente excluem seus arquivos. Mas os arquivos excluídos raramente são apagados permanentemente; o sistema mantém a unidade até que precise de espaço para um novo arquivo. Isso significa que dentro de um determinado período de tempo, você pode recuperar arquivos excluídos. Geralmente, um utilitário é necessário para isso, semelhante ao TestDisk. 

Comentários