Publicação

XCP-ng Virtualizador OpenSource

foto de
Luis F. Pontes

No mundo da Tecnologia da Informação, onde as empresas necessitam cada vez mais implementar sistemas e automatizar rotinas, é indispensável a uma estratégia eficiente para atender esta crescente demanda, e auxiliar o mundo dos negócios.
A virtualização de servidores é uma das principais ferramentas que auxiliam neste cenário, e hoje vamos destacar a plataforma XCP-ng, uma alternativa Open Source ao XenServer da Citrix.

O Citrix XenServer é um dos hypervisors mais popular do mundo, ao lado das soluções VMWare e Microsoft Hyper-v, que podem apresentar altos custos de licenciamento dependendo do uso.
Quem conhece o XenServer sabe que este é um projeto Open Source, porém, pode ser vendido em diferentes edições comerciais, e nos últimos anos a Citrix tem restringido alguns recursos do XenServer  disponibilizando apenas para suas edições comerciais (ex. limite na pool, alta disponibilidade, memória dinâmica, etc ).
Com o deslocamento destes recursos da versão free para versões comerciais, tem crescido a busca de uma alternativa.

XCP-ng surge como a alternativa.


O XCP-ng é basicamente uma “cópia” do XenServer, este é um projeto que tem sido gerido pela comunidade xen-orchestra.com, o principal objetivo deste recurso é devolver de forma “free” todos os recursos que foram removidos do XenServer Free Edition.


É possível também utilizar o  XCP-ng Center, ferramenta baseada no XenCenter para gestão das VM’s.






No entanto se você busca uma solução completa, é possível aliar ao Xen Orchestra para o gerenciamento, uma ferramenta moderna e com muitos recursos (ex. backup, escalabilidade, migração, segurança,etc.) provendo uma solução verdadeiramente completa e de fácil gerenciamento.



Quer conhecer  o projeto?

Faça o download do XCP-ng e do Xen Orchestra e comece agora mesmo.

Comentários