Publicação

Hyper-V: Infraestrutura de área de trabalho - VDI

Olá!

Esses dias eu estava pesquisando sobre modelos de máquinas virtuais no Hyper-V e acabei achando uma aplicação bem interessante para eles, que é o VDI (Virtual Desktop Infrastructure). Achei interessante a possibilidade de ter desktops virtuais para atender certas demandas e fiz um laboratório para testar e vou compartilhar aqui com vocês. Para saber mais sobre VDI, recomendo a leitura deste artigo, puxa um pouco pro lado do licenciamento mas é uma leitura interessante e esclarece bastante. 

Bom, eu estou acostumado a fazer meus laboratórios virtualizados, mas com esse recurso eu tive um pouco de dificuldade devido os requisitos, é necessário um domínio do AD e o Serviço de Área de Trabalho Remota não pode ser instalado na mesma máquina física que o AD e o DNS. Esse é um ponto de atenção.

Entendido isso, vamos para um servidor membro do domínio;

Na etapa Tipo de Instalação, selecione Instalação de Serviços de Área de Trabalho Remota, que nada mais é do que um atalho, dá pra fazer manualmente, mas não faz muito sentido né?

Em Tipo de Implantação, basicamente é optar pela padrão (distribuir em vários servidores) ou rápido (apenas um servidor). Eu vou fazer usando apenas um, mas escolhi a padrão para ver melhor como é o processo.

Cenário de Implantação, aqui é conforme sua demanda como eu quero virtualizar desktops, optei por baseada em computador.

Serviços de Função, serão exibidos os serviços que serão instalados.

Ele vai solicitar um servidor para instalar esses três serviços, lembrando que em uma instalação distribuída, o Host de Virtualização não pode ficar na mesma máquina física que o AD e o DNS.

 

Se der algum problema, ele vai te avisar (no meu caso, ele reclamou de ter uma reinicialização pendente, tive que reiniciar e começar tudo de novo). Estando tudo certo, vem a etapa de confirmação. (é obrigatório marcar a opção de reiniciar o servidor).

Conclusão, se correr tudo bem, as três instalações terão êxito.

Pronto, os Serviços de Área de Trabalho Remota estão instalados, é possível ter a visão geral deles no Gerenciador do Servidor.


Como eu escolhi baseada em computador, é o que está em azul, nas próximas publicações, vou mostrar como criar modelos e fazer a implantação dos desktops.

Espero que tenha sido útil,

Até a próxima!

Comentários