Publicação

Gerenciando servidores Linux com o Cockpit

Olá!

O tutorial de hoje é sobre uma ferramenta que descobri recentemente, o Cockpit. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de servidores Linux utilizando o navegador, o projeto é mantido pela Red Hat, mas é gratuito e disponível para todas as distribuições. Para saber mais, recomendo uma olhada no site do projeto Cockpit.

A instalação é bem simples e vou demonstrar em duas distribuições.

1. No Red Hat:

Basta utilizar o comando dnf: dnf install cockpit

Pronto, o pacote está instalado. Após instalado, é necessário iniciar com o comando: systemctl start cockpit

Com o serviço rodando, basta ir no navegador de uma outra máquina da rede e digitar: IPDoServidor:9090 Talvez ele reclame do certificado, mas não tem problema, pode prosseguir e ao avançar abrirá uma tela de logon;

Utilize o usuário do servidor para entrar, no meu caso, usei o root mesmo, e ao logar, temos uma visão geral do servidor, onde podemos verificar itens como:

  • Sistema
  • Logs
  • Rede
  • Contas
  • Serviços
  • Aplicações instaladas
  • Acesso via Terminal, etc...


É possível também adicionar itens como Storage e Máquinas Virtuais, como meu servidor não tem esses recursos, não iria funcionar, mas no site mostra como adicionar os pacotes.

2. No Ubuntu Server:

O procedimento é o mesmo, o que muda é a forma de instalar o pacote, no Ubuntu o comando fica: sudo apt-get install cockpit

Para acessar, mesma coisa, IPDoServidor:9090 ou o nome, caso você tenha criado um registro no DNS;

Achei uma ferramenta ótima, principalmente em casos onde é necessário gerenciar vários servidores, você abre uma aba do navegador para cada um e pronto, tem tudo ao alcance.

Espero que tenha sido útil.

Abraço!


Comentários