Publicação

Serie Blockchain e IoT para leigos (Parte 1)

(Imagem retirada do Google)

  Vivemos hoje em um tempo com uma enorme diversidade de tecnologias com o objetivo de nos ajudar a gerenciar as nossas atividades sendo elas financeiras ou até mesmo tarefas do dia como preparar alimentos, podemos citar 2 exemplos dessas tecnologias como: Blockchain e IoT. Mas afinal o que são um e outro? abaixo uma explicação rápida do que se trata essas tecnologias.

Blockchain: 

  Blockchain (cadeia de blocos) é uma tecnologia que foi criada com intuito de descentralização, ela possuí um registro distribuído com base de segurança trabalhada a um nível fortemente criptografado. O sistema de uma Blockchain é do tipo Peer-to-peer (Ponto a ponto), o sistema não possuí uma autoridade central, gerenciando o fluxo de dados. Blockchains como citado acima trabalhão de forma distribuídas isso faz com que integridade dos dados sejam mantidas, os responsáveis por manter essa rede são computadores de nome full nodes (nós completos). 

 As Blockchains são reconhecidas como "quinta evolução" da computação, a confiança ausente para a internet. Nesse modelo de tecnologia podemos efetuar negociações de forma confiável coisa que antes só havíamos fora do ambiente de rede ou no chamado ecossistema orgânico de transações. Podemos usar Blockchain para gerenciar várias coisas desde mercado de cripto moedas até tarefas como registros jurídicos, agronegócio, registros voltados para política, força militar, imobiliário entre outros. Para essas aplicações cada uma tem seu nível de trabalho com sua tipagem de hash. 

IoT:

 IoT (Internet das coisas) é uma outra tecnologia que vem se destacando bastante, suas aplicações como o próprio nome já diz tem como objetivo conectar aparelhos a uma rede permitindo assim uma experiência inteligente e produtiva.  Pode ser um exagero meu na maneira de dizer, mas já estávamos com IoT a muito tempo e não conseguíamos vê-la com tamanho poder como agora, hoje a internet das coisas vêm fazendo diversas startups surgirem. No Brasil vemos vários cases de sucesso voltados principalmente para área de agronegócio, além do agronegócio existem outros exemplos como supermercados inteligentes e até mesmo na área de transporte, saúde e em nossas residências.  Tudo uma maravilha e como falei acima, a experiência passada é algo incrível e que vem trazendo uma produtividade enorme.

 Vários engenheiros veem IoT como uma pilha de rede, que é, de certa forma, mapas de protocolo que vão desde a origem dos dados dos sensores ao uso dos mesmos em aplicações., essa maneira não se encaixa em harmonia com o meio de negócio.  Isso cabe com base no encanamento, o encanamento não fornece um bom valor, logo temos uma conclusão de que está vendendo esse encanamento não está fornecendo esses valores. 

 Para designers a visão é diferente, eles sempre questionam sobre os touchs points (pontos de contato entre usuário final), sua pilhagem diferencia completamente os caminhos sendo assim algo mais simples levando em conta o caminho entre Interface > Infraestrutura capacitora > Back-end. 

  No próximo post falarei ainda mais a fundo dessas tecnologias e mostrarei o que podemos fazer se unificarmos elas. Para não ficar textos longos de ler e ruins de ler , eu vou deixa-los mais ou menos nesse tamanho.  espero que tenham gostado do primeiro post. Grande abraço e até o próximo post.    


Comentários