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O que é Transformação Digital?

Muito além dos aspectos de nossa vida pessoal e acadêmica, a tecnologia está influenciando drasticamente os setores empresariais. Ter toda sua comunicação voltada ao universo digital se tornou apenas o primeiro passo em direção ao progresso e são exatamente esses fatores que vou abordar neste artigo.


Seja nas formas de se comunicar, com o domínio de aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais, seja nas atividades mais corriqueiras, como chamar um táxi através do smartphone, a transformação digital já invadiu nossas vidas e você pode nem ter percebido!


O termo Transformação Digital tem ganhado a atenção de empresas de todos os setores ao redor do mundo. Mas o que é isso, exatamente?


Há quem pense que se trata de um esforço de TI ou que envolve melhorar a experiência do cliente, além de uma infinidade de outras ideias e vertentes.


Contudo, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuarem operacionais.

O objetivo da transformação digital é ajudar sua organização a encontrar novas maneiras de gerar valor.

Por isso, é preciso entender exatamente o que significa essa transformação, qual o seu impacto na sociedade e como aplicá-la nos processos de negócio.


Qual a definição de transformação digital?

Se contextualizamos a necessidade da transformação digital com a história é mais fácil entender o que está acontecendo dentro dos negócios.

Empresas constituídas antes do surgimento da internet enfrentam hoje um grande desafio: muitas das regras que orientavam o progresso dos negócios na era pré-digital não se aplicam mais.

A boa notícia é que a mudança é possível! Essas empresas podem se transformar e encontrar bons caminhos na era digital.

Podemos dizer que transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia.

Mas então praticamente todas as empresas estão investindo nisso, certo? Errado! Esse conceito é muito mais amplo do que ter uma fanpage ou um blog corporativo.

Trata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial.

Isso leva tempo e consome recursos, mas não são só as grandes organizações que podem implantar programas de transformação digital, até porque isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

Antes, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la.

Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

Trata-se de um conceito amplo e expansivo, com muitas nuances que parecem surgir em todos os lugares. Com todo esse barulho, você pode ter percebido que a transformação digital se tornou, rapidamente, um requisito para empresas (grandes e pequenas).

Empresas como Microsoft, Kaiser Permanente e Hewlett Packard são defensoras e proprietárias da transformação digital. No entanto, cada vez mais, startups, ISVs e parceiros menores encontram-se exatamente como você.

Com a transformação digital, empresas menores agora estão mais aptas a identificar a necessidade de um cliente e usar a tecnologia escalável para ajudar novos clientes de maneiras surpreendentes.


Os quatro pilares da transformação digital



1. Empodere seus colaboradores

Os funcionários precisam ter o poder de fazer o melhor trabalho de qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer dispositivo.

Parceiros podem estar conectados e compartilhar demonstrações de soluções inovadoras a partir de dispositivos móveis sem perder o fator “uau”. Uma demonstração móvel pode, facilmente, levar a uma parceria estratégica e ajudar a medir o impacto nos negócios através do marketing, por exemplo, de forma mais eficaz.

2. Envolva seus clientes

Os clientes esperam novos níveis de conexão com as empresas com as quais fazem parceria e com as quais compram. Nesta era digital, os clientes estão experimentando uma personalização profunda e marketing interativo, além de desfrutar da capacidade de se conectar com as empresas com mais facilidade do que nunca. Com conexão constante e interações personalizadas, você pode criar relacionamentos leais e lucrativos com os clientes. Ao automatizar esses processos, você pode aumentar ainda mais a produtividade de suas equipes de vendas e serviços.

3. Otimize suas operações

A otimização do processo de negócios geralmente começa com sua infraestrutura de TI. Depois de dividir as informações que você pode armazenar, onde você pode reduzir bastante o custo e a complexidade do gerenciamento de TI com novos recursos, como a nuvem. Com o backup e a recuperação de dados, você pode voltar à Internet em minutos, sem perder o tempo e o esforço que dedicou ao seu trabalho. Por fim, você pode reduzir os riscos, com conformidade mais fácil, se escolher soluções que priorizem a proteção de seus negócios.

4. Transforme seus produtos

Se você inovar com agilidade e estiver aberto às mudanças consistentes que vemos no cenário de negócios de hoje, poderá se adaptar rapidamente às mudanças nas necessidades de negócios. Por exemplo, com novos serviços de análise de dados, você pode transformar seus dados em um ativo comercial.

A proteção e a segurança dos dados estão vinculadas aos quatro pilares e são essenciais para reforçar e, às vezes, levar a pessoa a ter uma conversa com o cliente sobre essas mensagens. Trata-se de garantir que seus dados estejam protegidos em todos os lugares em todos os dispositivos, que soluções eficientes e eficazes de backup e recuperação de dados possam voltar a ficar on-line em questão de minutos e que o risco seja atenuado com serviços e soluções de conformidade mais fáceis.



O futuro e a geração Z

A geração Z é composta por pessoas que nasceram a partir de 1994 e são consideradas nativos digitais. De acordo com a Fast Company, até 2020 a geração Z representará 40% de todos os consumidores.

Essa geração cresceu cercada pelos dispositivos digitais. Portanto, elas serão as pessoas que mais cobrarão essas mudanças. E esse futuro não está distante. Hoje em dia, os mais velhos da geração já estão no mercado de trabalho, formando em faculdades.

Por serem multitarefas e poderem processar informações mais rapidamente do que qualquer geração anterior, os membros dessa geração estão aniquilando práticas de marketing que se tornaram obsoletas.

Eles são capazes de consumir conteúdos digitais em multi telas, usando uma ampla gama de dispositivos de forma simultânea. Além disso, eles já têm poder de compra e esperam que as empresas sejam digitais.

E qual o papel das empresas nesse contexto?

Elas são encarregadas de fornecer às gerações a tecnologia de espaço de trabalho digital que melhorará a experiência dos funcionários, com o objetivo de atender suas diferentes expectativas e preferências.

É preciso pensar na constante mudança do seu cliente para entender a importância da transformação digital.

Progresso tecnológico 

A transformação digital não é só mais uma palavra da moda, um termo bonito para dizer que vale a pena investir em Facebook Ads ou algo do tipo.

Pelo contrário, ela faz parte de um processo muito maior, que é chamado de progresso tecnológico. São três fases principais, sendo a transformação digital a última.

Veja o que consiste em cada uma dessas etapas, e como elas culminam nesse movimento que estamos presenciando atualmente:


Digitização 


Digitização é descrita como o processo de transição de informação analógica para uma forma digital. Como assim?

Alude ao procedimento de converter o negócio em digital, o que demanda mudanças no seu molde de negócios e fluxo de valor. Para tanto, a empresa tira proveito de novas formas de proceder, preceitos, instrumentais e meios de colaboração, transformando sua atuação no mundo dos negócios e tornando os procedimentos mais inteligentes.

Se trata da representação de sinais, sons, imagens e objetos no meio digital por meio de valores binários (cada valor é representado por 0 ou 1).

Em outras palavras, os dados são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos.

Indústrias inteiras se beneficiaram muito desse processo, pois tornou-se bem mais fácil guardar e proteger informações importantes e, por vezes, confidenciais.


Digitalização 


A digitalização já é bem mais abrangente e consiste nas mudanças reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia.

Isso inclui alguns conceitos bem avançados, como Big Data, internet das coisas, blockchain, criptomoedas, entre outros.

Um erro comum é acreditar que a digitalização significa usar mais TI, mas os exemplos citados mostram que vai muito além disso, já que envolve uma visão mais holística da tecnologia a fim de causar mudanças.


Transformação digital


Agora chegamos, por fim, à transformação digital, que é descrita no progresso tecnológico como “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”. O que isso quer dizer?

Com a digitalização em seu estado completo, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para organizações de todo tipo.

É possível — e por vezes necessário — mudar estruturas socioeconômicas, padrões organizacionais, barreiras culturais e até leis.

Dessa forma, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.


Como funciona uma transformação digital 


Para entender porquê a transformação digital é importante, é relevante considerar como o processo ocorre.

A transformação digital, como já alertamos, ocorre externamente e influencia os processos internos da empresa. Trata-se de um fenômeno outside in.

Antes de mais nada, é preciso que os gestores realizem uma avaliação de seus negócios e levem em consideração como as tecnologias consideradas irão modificar seus processos.

É necessário que os profissionais estejam dispostos a aceitar as mudanças necessárias e que compreendam a magnitude da transformação digital na organização.

Quando se pensa em transformação digital, é muito importante, ainda, considerar que o processo não é direcionado apenas pela tecnologia, mas pela estratégia da organização.

Considerando as principais exigências mundiais, podemos elencar algumas áreas que precisam da atenção das empresas quando o assunto é a transformação digital:

  • Ferramentas: analisar quais ferramentas existentes poderão ajudar sua organização.
  • Processos: conseguir reformular os processos de acordo com as ferramentas digitais
  • Expansão: explorar novos modelos de negócio e mercados
  • Parceria: usar a tecnologia para reestruturar os relacionamentos com parceiros
  • Fidelização: utilizar o digital para aumentar o sentimento de identificação dos clientes com a marca e fidelizá-los
  • Digital: digitalizar e criar novas formas para comercializar um atual produto ou serviço
  • Mindset: avaliar qual será o impacto do processo de transformação digital sobre o desempenho da empresa
  • Pessoas: realizar as adequações necessárias para que a mudança de mindset se sustente




Uma tendência mundial


Com a concorrência cada vez mais acirrada em um planeta globalizado, para buscar vantagens competitivas, é preciso arriscar-se e prestar atenção em novas mudanças.

Por isso, para que as empresas consigam garantir melhores resultados e, até assegurar sua sobrevivência, é preciso começar a considerar adequar suas estratégias a esse contexto.

As organizações bem-sucedidas aproveitam ao máximo sua jornada de transformação, concentrando-se em capacitar as pessoas a conseguir mais com a tecnologia certa.

A quarta revolução industrial chegou. O mundo digital está avançando a uma velocidade incrível... e está tudo na nuvem. Para terem sucesso, os líderes de negócios devem acolher a transformação digital: novas formas de conectar pessoas, dados e processos para agregar valor para os clientes.

Caso esteja interessado(a) em falar sobre transformação digital, contratar consultoria ou capacitação; meu e-mail é mauricio@visionsharetecnologia.com. Posso te ajudar nesse processo dentro de um projeto de implantação.

Agora que você já compreendeu o porquê a transformação digital é importante para qualquer negócio, compartilhe suas experiências.

Sua empresa já adota iniciativas de transformação digital?

Quais os resultados alcançados?

Mauricio Cassemiro | MOS, MTA, MCSA, MCC e MVP Reconnect

Especialista Microsoft alavancando o resultado de empresas com soluções de produtividade e nuvem. 

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