Publicação

Dicas para aumentar a produtividade na indústria

foto de
Diego Andrade Bini CONTEÚDO EM DESTAQUE

Aumentar a produtividade na indústria é uma das principais preocupações de quem trabalha com fábricas no Brasil. Isso, aliás, tem acontecido nos últimos anos, mas num ritmo bem abaixo do que seria o ideal.

De acordo com a CNI, por exemplo, o crescimento da produtividade na indústria brasileira foi de 1,7% em 2016 e de 4,5% em 2017. Pouco para quem quer alcançar bons resultados, mas o suficiente para não permitir que nossa indústria fique estagnada.

Se você quer aumentar a produtividade na indústria e crescer acima dos seus concorrentes, mas não sabe como, este artigo é para você. A seguir, daremos algumas dicas que permitirão que a sua fábrica produza mais e em menos tempo.

Portanto, siga a leitura!

Revise o seu fluxo de trabalho para aumentar a produtividade na indústria

Muitas indústrias, especialmente aquelas montadas há muitos anos ou fundadas por profissionais que estão há bastante tempo no mercado, costumam ter fluxos de trabalho desatualizados.

Isso significa que as linhas de montagem, a corrente que leva as matérias-primas até a empresa e a logística de envio ao consumidor ou ao centro de distribuição são desatualizados.

Um dos principais passos para quem quer aumentar sua produtividade é revisar esse fluxo e garantir que ele está enxuto e moderno. Isso significa atualizar os seus recursos humanos, tecnológicos e sua logística.

A seguir, daremos mais dicas para cada uma desses elementos do seu fluxo de trabalho.

Invista em automoação e em tecnologia de gestão

Quão pronta para um cenário de automação quase que total da indústria a sua fábrica está? Se a resposta for “pouca”, então você terá alguns anos difíceis pela frente.

Afina, a tendência é que a automação indústrial domine de vez o cenário no Brasil e as empresas que puderem se automatizar primeiro, estarão com vantagem para os próximos anos.

É importante entender que a automação não é algo completamente fora do padrão para as indústrias brasileiras. Basta saber exatamente que tipo de sistema usar.

Por exemplo, se você produz algum tipo de item que vai embalado, por que não comprar uma seladora de embalagem automatizada? Isso diminui o tempo de finalização de cada produto e aumenta a produtividade da empresa.

Para melhor, não é nem necessário fazer um investimento milionário para equipar sua linha de produção com essa tecnologia.

Use uma metodologia de trabalho adequada para sua empresa

Sua fábrica usa alguma metodologia de trabalho? Com certeza sim, mesmo que você não saiba. Aliás, se você não souber qual metodologia usa, é um péssimo sinal.

Uma metodologia de trabalho é um conjunto de regras e procedimentos que controlam como o seu negócio produzirá os produtos que vende.

Para muitas empresas, a metodologia lean manufcturing é a melhor. Nela, a ideia é manter sempre uma estrutura de ação que evite desperdiçar materiais e garanta que sua fábrica só terá o mínimo necessário para funcionar. Já outras metodologias pregam diferentes ideais.

Não existe uma metodologia “certa” ou “errada”. Existe aquela que se adequa melhor ou pior ao seu contexto. Por isso, pesquise mais sobre o assunto e saiba qual usar na sua indústria.

Use um sistema de mapeamento para identificar gargalos

Seja qual for a sua metodologia e qual for o seu fluxo de trabalho, existe uma coisa que é praticamente impossível de se livrar: os gargalos de produtividade.

Esses gargalos são estágios da sua produção que não conseguem acompanhar o ritmo do estágio anterior. Nesse caso, o serviço começa a se “acumular” nessa fase, prejudicando tudo que vem depois.

Pense, por exemplo, em uma indústria que não consegue embalar todos os seus produtos no mesmo ritmo que eles são finalizados.

Esse estágio, o de empacotamento, é um gargalo de produção que impede que os produtos possam seguir mais rapidamente para a distribuição.

É importante mapear todo o seu processo produtivo e controlar o tempo de trabalho de cada um para poder identificar com precisão quais são os gargalos produtivos da sua empresa.

Quando identificá-los, trace estratégias para tentar eliminá-los ou, pelo menos, alargá-los a ponto de não prejudicar o seu fluxo.

Treine sua equipe consistentemente

Qual é a frequência de treinamentos que a sua empresa contrata para o seu time produtivo? O ideal é que a resposta seja algo como “bimestral” ou, no máximo, “semestral”.

Isso porque é vital que o seu time de produção, incluindo não só todos os operadores, mas também gerentes, técnicos e todos responsáveis pelo fluxo produtivo, passem por treinamentos constantes para ganhar mais produtividade.

Esses treinamentos incluem, mas não se limitam a:

● treinamentos de bons hábitos de trabalho;

● como utilizar tecnologias mais avançadas;

● como eliminar desperdícios da linha de produção;

● como montar um fluxo de trabalho mais enxuto;

● como identificar e eliminar gargalos produtivos.

E por aí vai.

O ideal é que você possa manter o seu time treinado para poder aumentar a produtividade na indústria do seu negócio.

E aí, gostou das nossas dicas? Ao colocá-las em prática, você registrará um significativo aumento de produtividade no seu negócio.

Se você tem alguma dica para compartilhar, conte-a para todos no campo de comentários abaixo!


Comentários