Publicação

O que você precisa saber sobre segurança na internet

foto de
Denilson Marcos CONTEÚDO EM DESTAQUE

Cada dia mais a segurança de nossos dados fica ainda mais comprometida! Com o avanço da tecnologia e brechas no sistema por falta de proteção ideal, os hackers e programadores mal intencionados estão encontrando meios mais eficientes e potentes para não só colher dados e informações de diversos usuários sem o consentimento dos mesmos, como também danificar uma grande quantidade de máquinas.

Isso é um problema para usuários que usam o computador para fins domésticos e para empresas que disponibilizam notebooks e desktops para seus colaboradores - especialmente quando é o caso de armazenar informações confidenciais no equipamento.

Mas, o que fazer diante desse problema? Quais são as melhores formas de ter mais segurança na internet para navegar tranquilamente? Continue acompanhando o conteúdo!

Use um antivírus de confiança e adequado para sua máquina!

O antivírus é um programa indispensável para qualquer computador. A questão é saber escolher softwares de qualidade, desenvolvidos para lidar com todos os tipos de pragas virtuais, além de oferecer recursos exclusivos para maior segurança e experiência do usuário.

Inclusive, vale ressaltar que existem diferentes versões de antivírus, já que são soluções adaptadas para computadores domésticos e corporativos.

Quer saber como você vai saber se é um bom antivírus, se atende suas necessidades e se é fácil de usar?

É possível baixar downloads de versões experimentais e gratuitas. Assim, você usa o programa por um tempo determinado (geralmente 30 dias) e depois decide se vai adquirir a versão paga para desfrutar desses serviços a longos prazos e estar sempre seguro.

Com o uso de diversos dispositivos, é importante lembrar que atualmente precisamos tomar providências também com nossos celulares e tablets. Todos os equipamentos devem estar devidamente protegidos!

Conte com gerenciamento de rede

Essa solução é mais eficiente para empresas, mas não deixa de ser útil para pessoas físicas que pretendem proteger a rede de sua residência.

Quanto maior é uma rede de computadores, maior a complexidade de lidar com os desafios de mantê-la segura.

Por isso, é importante contar com um gerenciamento de rede adequado e assim identificar os principais recursos que devem ser protegidos para definir quem vai ter acesso aos mesmos.

Além de proteger os sistemas de informações críticas e contribuir para o uso seguro da internet, a medida também serve para avaliar as vulnerabilidades dos mesmos e gerenciar usuários e recursos que tem acesso!

Medidas mais simples e sempre eficazes

Além das outras medidas que apresentamos acima, é importante ter atitudes simples que já costumamos fazer - e nem por isso deixam de ser igualmente importantes.

Vamos reforçar que é importante lembrar de configurar e ajustar o firewall adequadamente, atualizar sempre o firewall do roteador, alterar senhas padrão dos equipamentos e utilizar senhas fortes (inclusive em redes sociais e logins de recursos de armazenamento online), além de buscar sempre mais informações sobre os perigos da internet.

A conscientização é uma peça fundamental para sempre se proteger virtualmente - tanto as pessoas que já tem um conhecimento na área quanto as que dominam apenas o básico.

Por isso, recomendamos que nunca deixe de procurar posts sobre o assunto e reforçamos a importância do uso de antivírus! Não se esqueça de atualizar as versões do programa e renovar a assinatura dessa solução.

Busque se informar bem sobre as empresas, conheça bem o produto que estão oferecendo e não se esqueça de procurar saber sobre as recomendações dessas soluções!

Isso é importante porque para realmente se proteger na internet é preciso conciliar o bom senso e o conhecimento. Dessa forma você saberá identificar quais são as soluções qualificadas e que merecem sua confiança de fato.


Comentários