Publicação

Como tornar o WordPress seguro

foto de
Rodrigo Macedo CONTEÚDO EM DESTAQUE

WordPress é conhecido por sua usabilidade e facilidade na interface. Estima-se, inclusive, que mais de 28% dos sites foram criados utilizando a plataforma WordPress.

Portanto, é inegável que o WordPress revolucionou a forma como nós pensamos e criamos nossos sites. No entanto, sua popularidade também o torna um alvo para hackers mal intencionados. Então, a pergunta a se fazer é: como tornar WordPress mais seguro.

Neste artigo, buscarei trazer algumas ideias para que você possa tornar seu site mais seguro.

Use senhas fortes para usuários administrativos


O primeiro passo para tornar seu site seguro é proteger suas credenciais de segurança.

Por isso, a senha dos usuários administrativos é um fator que pode aumentar a sua segurança.

Hackers utilizam sistemas que geram senhas a partir de combinações de listas de senhas, que são frequentemente usadas em ataques de força bruta. É por isso que você deve sempre usar senhas fortes e únicas para todas as suas contas para melhorar a segurança do seu site WP.

Minha sugestão é que sua senha tenha, pelo menos:

  • Um caractere maiúsculo;
  • Um caractere minúsculo;
  • Um dígito;
  • Dois caracteres especiais;
  • Pelo menos 10 caracteres.

Tenha um serviço de hospedagem de qualidade


A maneira mais simples de manter o seu site seguro é ter como aliado um serviço de hospedagem de qualidade. Através de um bom serviço de hospedagem, seus dados tendem a estar mais protegidos

Existem diversos serviços de hospedagem, alguns mais econômicos, outros mais caros. É preciso olhar cada um deles e verificar qual deles é o mais seguro para seu projeto.

O investimento em um servidor de qualidade significa uma segurança maior em seu site.

Faça backup regularmente do seu site


Ter a sua disposição backups regulares do seu site pode realmente te ajudar quando algum problema acontecer.

Por vezes, nossos sites podem apresentar mal funcionamento, seja através de plugins mal codificados ou mesmo scripts maliciosos instalados em nosso serviço.

Um bom conjunto de backups pode salvar o seu site quando algo não der certo. Além disso, ter um backup pode te ajudar caso um hacker consiga acessar seu banco de dados e decidir apagar todos os seus registros.

Por isso, saber como fazer backup do WordPress é de extrema importância para administradores de site. Além disso, criar backups deve ser uma das tarefas recorrentes mais importantes para um administrador, a fim de melhorar a segurança de seus dados.

Manter seu tema plugins sempre atualizados


Em praticamente toda atualização do WordPress, é desenvolvido novos recursos para aumentar a segurança do seu sistema. Por isso, atualizações são de extrema importância para manter seu site seguro.

Ao instalar as últimas versões de arquivos do WordPress e seus plugins, você pode garantir que o seu site possui todos os patches de segurança disponíveis e testados, e desta forma, tornar seu projeto mais seguro.

Limite de acesso ao seu site WordPress


Limitar o acesso a página de login do seu administrador pode prevenir ataques e desta forma, e proteger o seu site.

Além de utilizar senhas fortes, você também deve limitar o acesso de quem pode utilizar a página administrativa.

Uma boa ideia é permitir autenticação de dois fatores e desta forma, limitar as sessões de usuário, você pode reduzir o risco.

O WordPress permite tentativas ilimitadas de login, mas isso deixa o seu site vulnerável a ataques de força bruta.

Você pode adicionar uma camada extra de segurança, limitando o número de tentativas de login através de um plugin, como o Loginizer.

Use SSL


SSL tornou-se cada vez mais importante para a segurança de sites, não apenas para o envio seguro de informações do usuário para seu servidor, mas também para aumentar a visibilidade em sistemas de busca

O uso deste protocolo permite que um site seja acessado através de HTTPS, que criptografa os dados enviados entre visitantes e servidores web.

Desta forma, seus usuários estarão mais seguros em adicionar informações em seu site.

Conclusão


A Segurança do WordPress é um tema vasto. Se o administrador não conseguir manter o site seguro, infelizmente serão em algum momento alvo de pessoas mal intencionadas.

Algumas destas soluções listadas acima poderão te ajudar a alcançar mais segurança para seus projetos. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que eu terei o prazer em te auxiliar. Até o próximo artigo!

Comentários