Publicação

Pendrives de boot com o Ventoy

foto de
Fábio Nascimento CONTEÚDO EM DESTAQUE

Olá!

Hoje em dia para instalar um sistema operacional em um computador, é cada vez mais comum o uso de um pendrive ao invés do cd/dvd,  existem diversas formas de criar um pendrive de boot, recentemente descobri o Ventoy que é uma ferramenta que possibilita a criação de um pendrive para múltiplos sistemas.

O Ventoy tem um modo diferente de trabalhar, ao invés de extrair o arquivo ISO como outros programas do gênero, ele cria uma pequena partição de boot utilizando o GRUB libera o restante do espaço para que as imagens sejam copiadas/instaladas. Ao meu ver, a maior vantagem desse método é a facilidade da substituição de imagens.

O Ventoy tem versões para Windows e Linux, a versão para Windows tem uma interface gráfica bem amigável e minimalista, juntando isso ao fato de já estar logado no Ubuntu com um monte de coisas abertas, achei que ajudaria mais fazendo o tutorial da versão Linux. No Windows, basta baixar o .zip, descompactar, executar o Ventoy2Disk.exe e clicar no botão Install para "instalar" as ISOs.

Bom, estando no Ubuntu, baixei o tar.gz e descompactei;

Com o pendrive adicionado, fui na ferramenta Discos para ver o nome do meu dispositivo, no caso /dev/sdc;

Executei o script Ventoy2Disc.sh e pude ver as opções que devo utilizar, no caso -i


E o comando ficou: sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdc (o número representa a partição, não utilize). Ele irá pedir confirmação duas vezes e irá começar a preparar o disco;

Após finalizado o processo (esqueci de pegar essa tela) é só voltar no programa Discos e ver que ele criou as partições. Uma pequena para o GRUB e outra maior para as imagens;

Agora, basta copiar as imagens para dentro da partição;

Uma coisa interessante, é a possibilidade de organizar as imagens por pastas, Windows, Linux, ou versões de uma distribuição... Vai depender da necessidade e tamanho do pendrive.

Após a cópia das imagens, basta dar boot no computador selecionando o pendrive.

Dicas: Evite espaços nos nomes dos arquivos e sempre que for fazer uma cópia de imagem, remova o pendrive com segurança, para garantir que o processo seja finalizado corretamente e que a imagem não fique "quebrada".

Espero que tenha sido útil!

Abraço!



Comentários