Publicação

10 benefícios dos espaços de coworking em Ribeirão Preto

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Os espaços de coworking em Ribeirão Preto estão na vanguarda de uma nova forma de trabalhar, capturando a imaginação das empresas em todo o mundo e inspirando um afastamento das propriedades tradicionais de locação fixa. As projeções estimam que haverá cerca de 20.000 espaços de coworking dedicados em todo o mundo até o final de 2022, e o setor deverá continuar a crescer a uma taxa de 20% ao ano até 2023 e além.

Quer saber qual é a razão para este crescimento extremo? É bastante simples - os benefícios dos espaços de coworking de Ribeirão Preto para empresas e operadores de coworking são grandes demais para serem ignorados. Desde a redução de custos até a garantia do bem-estar do funcionário, priorizando a flexibilidade e criando oportunidades de colaboração, os espaços de coworking em Ribeirão Preto/SP oferecem vantagens que um escritório fixo tradicional não consegue igualar.

Saber, em detalhes, quais são os benefícios dos espaços de coworking em Ribeirão Preto é essencial para alguém do lado empresarial do setor, pois você terá que aproveitar esses benefícios ao projetar e comercializar seu serviço. Portanto, se você é um empresário que está pensando em adotar espaços de coworking como norma pós-COVID-19 ou um operador de espaço de escritório tradicional pensando em transformar sua propriedade para atender à nova demanda dos ocupantes, esses são os principais benefícios dos espaços de coworking de que você precisa saber sobre.

Mais flexibilidade

Um dos benefícios mais óbvios de usar um espaço de coworking em Ribeirão Preto - SP em vez de um escritório centralizado tradicional é que os funcionários têm mais controle sobre sua maneira de trabalhar. Especialmente depois de serem forçados a trabalhar em casa por meses durante o período de bloqueio do COVID-19, alguns funcionários podem descobrir que seu ambiente doméstico os ajuda a realizar mais trabalhos.

Espaços de escritório flexíveis são ótimos porque dão aos empregadores a chance de oferecer a seus funcionários o melhor dos dois mundos. Se sentirem que serão mais produtivos em casa, os funcionários não têm a obrigação de comparecer ao escritório. No entanto, se eles precisarem de uma mudança de cenário para aumentar a produtividade ou precisarem estar perto de colegas para fins de colaboração, eles podem viajar para o espaço de coworking.

Ao contrário de um escritório fixo normal, onde se espera que os funcionários apareçam todos os dias para fazer seu trabalho, a escolha de um escritório flexível significa que os funcionários podem escolher a forma de trabalho que mais lhes convém.

Eficiência de custos

Os benefícios da flexibilidade dos espaços de coworking em Ribeirão Preto também trazem benefícios financeiros, pois a forma de pagamento pelo espaço muda de um modelo fixo para um variável. Em vez de pagar uma taxa fixa por um escritório particular convencional que pode ter mais espaço do que você precisa todos os dias, escolher um espaço de coworking significa que você paga apenas pelo que precisa e sempre que precisa.

Eliminar a ideia de custos irrecuperáveis no espaço do escritório significa que não há desperdício quando os funcionários não aparecem no escritório, se eles sentem que serão mais produtivos em casa. Isso libera os empregadores para permitir que você trabalhe em casa de uma forma muito mais tranquila, pois não estão perdendo por não aproveitarem ao máximo o espaço pelo qual estão pagando.

Os espaços de coworking também trazem outros benefícios de custo-benefício. O mais notável entre eles é a economia que você pode fazer em custos secundários relacionados a ter um espaço de escritório privado, como pagamento de amenidades, limpeza, internet, serviços públicos e seguro. Todos esses são custos que raramente são incluídos no preço de um espaço de escritório normal, mas vêm incluídos na maioria dos custos de espaço de escritório de coworking em Ribeirão Preto.

Oportunidades de networking

Espaços de coworking atraem muitos negócios diversos e freelancers, por sua própria natureza. Isso significa que eles oferecem aos usuários a chance de se encontrarem casualmente com outras empresas em um ambiente profissional, o que está em contraste direto com a natureza fechada de um escritório privado.

Os tipos de reuniões casuais que os espaços de coworking facilitam podem funcionar apenas como apresentações amigáveis, mas podem levar a relacionamentos de longo prazo ou mesmo oportunidades diretas de negócios. Esta é uma oferta de espaços de coworking com valor agregado, sobre a qual não se fala com frequência, mas é importante considerar.

Muitos espaços de coworking também oferecem sessões de networking ou socials dedicados, onde você pode realmente conhecer os negócios com os quais está trabalhando e descobrir como podem ajudar uns aos outros.

Bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O bem-estar do funcionário e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são tendências que estão ganhando impulso no mundo comercial, com esquemas como férias ilimitadas, horários de trabalho flexíveis e programas de assistência ao funcionário, todos patrocinados por empresas líderes em todo o mundo.

Embora muitos dos benefícios que os empregadores oferecem aos funcionários para aumentar seu bem-estar sejam ativos, tendo sido escolhidos deliberadamente pelo empregador, os espaços de coworking podem oferecer benefícios de bem-estar aos funcionários em um sentido mais passivo. Quer seja uma parceria com ginásios locais ou centros de lazer, a oferta de sessões de ioga comunitárias ou mesmo apenas a existência de instalações de duche no local, existem muitas formas de os espaços de coworking ajudarem a melhorar o bem-estar dos seus clientes.

Esses benefícios podem, por sua vez, ter impactos positivos na satisfação, felicidade, produtividade e retenção dos funcionários, portanto, também beneficiam o empregador.

Produtividade aumentada

Um escritório tradicional é uma abordagem única para todos os funcionários, e se alguns deles não forem motivados por um ambiente de escritório convencional, sua produtividade será afetada. Os espaços de coworking aliviam alguns desses problemas, sendo otimizados para produtividade e proporcionando uma variedade de ambientes de trabalho que atendem a vários estilos de trabalho.

Quer você prefira estar em um ambiente social para trabalhar ou preferir paz e sossego em uma área mais privada, é provável que você encontre um espaço adequado para você em um escritório de coworking. Essas configurações geralmente combinam áreas comuns de hot-desk para quando você se sente socialmente e locais de trabalho mais privados para quando você precisa se concentrar.

Os espaços de coworking também oferecem benefícios de produtividade em relação ao trabalho em casa, se você acredita nas ideias por trás da teoria da equidade . Essa teoria sugere que seus níveis de esforço e produtividade em um ambiente de trabalho são influenciados por quão duro as pessoas ao seu redor estão trabalhando. Trabalhar em casa remove qualquer sensação de quão duro seus colegas estão trabalhando, além do superficial, enquanto os espaços de coworking são um centro de produtividade muito visual.

Solidão reduzida

Basta uma única pesquisa no Google para encontrar centenas de artigos sobre como combater a solidão de trabalhar em casa - prova em si mesma de que a solidão do trabalho doméstico é um problema muito real.

Assim como um escritório tradicional, os espaços de coworking ajudam a combater essa solidão, proporcionando um ambiente social onde ninguém trabalha em verdadeiro isolamento. Uma conversa sobre refrigerador de água ou no balcão da cozinha com um colega ou usuário do espaço de coworking fica a apenas uma curta distância a pé, o que significa que se você precisar de uma pausa de sua mesa, há um lugar para bater um papo.

Sem contrato longo

Um dos maiores benefícios da utilização de espaços de coworking, especialmente em tempos incertos como aqueles em que nos encontramos agora, é a capacidade de evitar ficar preso a um contrato ou arrendamento de longo prazo vinculativo para seu escritório. Ao usar um espaço de coworking, você fica completamente livre para se mudar para um novo escritório, diminui a quantidade de dias que usa o espaço ou muda totalmente para o trabalho de casa sempre que quiser.

Isso é o oposto do que você obtém com um escritório tradicional, onde você pode se ver preso a um contrato de arrendamento de cinco anos com uma cláusula de rescisão cara. A falta de flexibilidade que os arrendamentos de escritórios privados oferecem é limitante mesmo em circunstâncias normais, mas é particularmente prejudicial quando uma segunda situação de bloqueio de COVID-19 ainda está potencialmente no horizonte.

Acesso generalizado

Se você viaja muito a trabalho, provavelmente está acostumado a usar os cafés como bases temporárias em novas cidades. Embora funcionem como uma solução "em apuros", você provavelmente também sabe que não são os melhores lugares para incentivar a produtividade.

Um espaço de escritório convencional não pode viajar com você, e é por isso que você pode se encontrar em cafeterias com mais frequência do que gostaria, mas se usar espaços de escritório flexíveis, você nunca estará longe de um espaço que você pode usar como sua base para o dia. Alguns operadores de coworking oferecem até passes nacionais ou globais que permitem que você use suas instalações onde quer que vá.

Este será um benefício cada vez mais importante à medida que o setor de coworking continua a crescer e os espaços se abrem em locais cada vez mais acessíveis.

Chances de colaboração

Já mencionamos os benefícios de construção de rede que os espaços de coworking oferecem por meio da exposição a outras empresas e indivíduos que usam o espaço comum, mas também fornecem oportunidades de colaboração direta.

Ao trabalhar no mesmo espaço que dezenas de outras empresas, freelancers e profissionais, você se abre para a possibilidade de colaboração valiosa com especialistas em áreas sobre as quais nada sabe. Isso pode significar que você pode trocar serviços para benefício mútuo, obter ajuda gratuita de um novo amigo ou simplesmente pedir conselhos a um colega de escritório.

Há um aspecto de comunidade nos espaços de coworking em Ribeirão Preto que torna uma colaboração como essa aberta e acessível de uma forma que, sem dúvida, nunca foi antes.

Faísca criativa

O benefício final dos espaços de coworking para os funcionários é que eles são literalmente projetados para estimular a criatividade, a produtividade e hábitos de trabalho eficazes.

Muitas vezes parece que o design de escritórios em escritórios privados convencionais não mudou muito nas últimas décadas, e certamente não o suficiente para corresponder às mudanças que ocorreram na maneira como trabalhamos. Os espaços de coworking, por outro lado, sendo um conceito relativamente moderno, geralmente são projetados para incorporar todas as características modernas necessárias para tornar o seu tempo de trabalho mais valioso.

De cavernas para conferências a áreas de descanso, zonas recreativas a bares no local, a maioria dos espaços de coworking incluirá algumas áreas onde você pode relaxar, relaxar e recarregar sua criatividade.


Comentários