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Como aumentar a taxa de recompra do e-commerce

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Stefani Rejane CONTEÚDO EM DESTAQUE

Vender na Internet pode ser mais caro do que muita gente imagina, afinal, os clientes não caem em um site da mesma forma que acontece com quem passa em uma calçada e encontra uma loja física que vende o que você está procurando.

Ainda que um cliente realize uma busca no Google por um produto específico, comercializado por uma loja específica, não é garantido que o melhor preço ou a melhor loja seja apresentada a ele, então, é necessário que seja realizado um grande trabalho para fazer com que o produto ideal chegue ao cliente que deseja compra-lo. Esse trabalho pode custar muito caro.

Vendas por Cliques


Uma das formas mais comuns de levar clientes a um site é trabalhar com as ferramentas de anúncios pagos como o Google Adwords, por exemplo.

Em ferramentas como essa, uma visita ao site pode custar de R$0,01 a dezenas de reais.

Considerando esses fatores, realizar uma única venda pode custar centavos ou centenas de reais, dependendo do segmento em que o vendedor atua.

Vendas pelas Mídias Sociais


O  Instagram, o Facebook e o YouTube também são muito utilizados a fim de obter vendas para o e-commerce, mas assim como as opções de anúncios pagos, também demandam custos e/ou bastante trabalho.

É necessário fazer uma curadoria de conteúdo, fotografias, textos e, em vários momentos, realizar pagamentos a ferramentas e parcerias para conseguir realizar vendas.

Como diminuir o custo das vendas?


Uma forma eficiente de fazer com que todos os custos das vendas sejam menores não está relacionada diretamente a não fazer investimentos em anúncios ou em um bom gerenciamento de mídias sociais e sim em fazer com que cada venda tenha mais valor para o e-commerce e isso se consegue de algumas formas:

•    Comprando melhor para vender com mais lucro;
•    Aumentando o Ticket das Vendas;
•    Aumentando a taxa de recompra do e-commerce.

Como aumentar a taxa de recompra do e-commerce?


Realizar a primeira venda para um cliente pode exigir muito investimento porque muitas vezes esse cliente não conhece a loja que está acessando, não tem certeza se receberá a compra que está realizando e isso pode fazer com que a venda demore bastante ou necessite de muitos cliques em anúncios até a conclusão do pedido.

Após a primeira compra, após o recebimento de um pedido, o cliente está mais seguro pois sabe que a loja não é uma fraude, que os envios acontecem corretamente e tudo isso faz com que ele se sinta mais encorajado a comprar novamente, mas esses fatores apenas, não costumam ser o bastante.

Pós-venda


Um método válido para fazer com que o cliente realize sua segunda compra no site é fazer contato direto com ele e fazer com que ele adicione o contato da loja no telefone ou no WhatsApp.

•    Algumas formas de fazer isso:
•    Verificar o recebimento do pedido e entrar em contato com o cliente.
•    Perguntar se ele recebeu o pedido e se ficou satisfeito.
•    Encorajá-lo a salvar o contato da loja para facilitar a resolução de qualquer problema posterior e para receber novidades da loja.

E-mail Marketing


O e-mail marketing é uma ferramenta valiosa, porém precisa ser utilizado de forma eficiente para gerar resultados.

Segmentar o público do site é uma forma inteligente para não incomodar os clientes com um número excessivo de mensagens aleatórias.

Bruna Bozano, CEO da Joias Boz, traz alguns exemplos clássicos de erros cometidos por muitas lojas do segmento em que atua:

“Não raro, um homem realiza o cadastro em nosso site quando está realizando uma compra de presente de dia dos namorados ou dia das mães. Naquele momento, o homem está comprando um colar de coração, um par de brincos delicados ou algo romântico para sua namorada, ou ainda, um colar de pérolas ou uma joia religiosa para sua mãe. Isso não significa que ele deseja continuar recebendo ofertas de joias femininas o ano todo. Esse homem, muito provavelmente, preferiria receber ofertas de joias masculinas no seu e-mail, durante quase o ano todo. Um erro muito comum é tratar todos os clientes da mesma forma, enviando o mesmo e-mail para todo mundo. As pessoas são diferentes e possuem necessidades diferentes. Isso precisa ser valorizado e trabalhado da forma correta”.

Vouchers e Ofertas com Tempo Limitado


Enviar um cupom ou uma oferta específica para o cliente que acaba de realizar uma compra pode ser muito valioso, principalmente se houver uma data limite para que ele aproveite a oferta.

Um exemplo, ainda no segmento de semijoias, seria:

Quando a cliente compra um colar ou uma pulseira, pode-se enviar um voucher ou uma oferta limitada para que ela compre um par de brincos que complemente as peças que ele escolheu no primeiro pedido.

O mesmo vale para épocas festivas e datas especiais como o dia dos namorados, por exemplo.

Muitas vezes, o primeiro contato que um homem tem com uma loja de semijoias é ao procurar um presente para a namorada. Nada impede que o lojista envie um cupom para que ele compre uma joia masculina no mês seguinte, ou ainda, um voucher para que ele presenteie outra pessoa, como uma irmã, mãe, tia ou até uma colega do trabalho.

Taxa de recompra sempre em foco


Com as estratégias acima e com foco na taxa de recompra, as vendas de um e-commerce podem aumentar exponencialmente, sem que seja necessário realizar um grande aumento de investimento em anúncios e outras estratégias pagas.

Manter os olhos sob a taxa de recompra e ter alguma criatividade e estratégia de marketing com esse objetivo pode levar resultados muito interessantes para o e-commerce.

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