Publicação

Os benefícios dos espaços de coworking em Ribeirão Preto - SP

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Graças a vantagens invejáveis e designs de escritório com curadoria, os melhores espaços de coworking em Ribeirão Preto estão proporcionando aos trabalhadores de hoje flexibilidade e espaços de trabalho profissionais.

Historicamente, o domínio de freelancers, startups e pequenas equipes em busca de soluções de escritório ágeis, os espaços de coworking têm atendido à crescente demanda por flexibilidade de empresas de alto crescimento, profissionais solitários e até empresas corporativas por mais de uma década, sem sinais de desaceleração.

E embora a pandemia COVID-19 tenha temporariamente interrompido a maioria dos arranjos de trabalho pessoal, os especialistas esperam que a demanda por espaços de coworking em Ribeirão Preto / SP aumente depois que a pandemia passar.

Isso se deve em parte aos aumentos previstos no trabalho remoto e nos arranjos de trabalho flexíveis, que devem aumentar o número de equipes e profissionais remotos que optam por trabalhar em escritórios flexíveis privados e espaços de coworking.


5 benefícios dos espaços de coworking em Ribeirão Preto

Mesmo com o COVID-19 mudando a forma como trabalhamos, o número de espaços de coworking ainda está crescendo - e espera-se que continue crescendo a uma taxa anual de mais de 20% até 2024.

A razão porque? Os espaços de coworking em Ribeirão Preto oferecem uma combinação poderosa de flexibilidade para todos, desde profissionais solitários a equipes remotas e empresas além de oferecer serviços complementares como Domicílio Fiscal e salas de treinamento em Ribeirão Preto.

Eles também oferecem vários benefícios atraentes. Esses incluem:

Espaços de coworking podem aumentar a produtividade

Os espaços de coworking geralmente oferecem amenidades compartilhadas de alta qualidade, recursos úteis e designs de local de trabalho bem pensados em locais convenientes e desejáveis.

Para produtividade ideal, os espaços de trabalho devem atender a diferentes estilos de trabalho e necessidades - que podem variar amplamente - e fornecer aos trabalhadores uma variedade de configurações de trabalho que os permitem mudar o cenário ao longo do dia.

Em uma pesquisa recente com mais de 1.000 funcionários de escritório, 69% nos disseram que são mais produtivos quando têm variedade de locais onde podem trabalhar no escritório durante um dia de trabalho.

Alguns Coworkings em Ribeirão Preto oferecem uma variedade de ambientes de trabalho para atender a todas as necessidades: mesas espaçosas, recantos aconchegantes, mesas altas, espaços dedicados e silenciosos e salas de reuniões sob demanda.

Os espaços de coworking de Ribeirão Preto frequentemente incluem muitas das vantagens de trabalho mais procuradas, como luz natural abundante, móveis ergonômicos e fácil acesso a lanches e bebidas - tudo lá para ajudá-lo a se manter abastecido durante todo o dia.

Além disso, estar rodeado de outros profissionais que trabalham, independentemente de trabalhar ou não com eles, impacta a motivação e cria um sentido de comunidade, que pode aumentar a produtividade ao combater os sentimentos de isolamento.

Em um relatório de 2020, Cigna descobriu que 61% dos americanos relatam se sentir solitários no trabalho. O zumbido do escritório é exatamente o que muitos trabalhadores precisam para ter um sentimento de pertencimento e alguma motivação extra.


Espaços de coworking podem oferecer um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Equilíbrio trabalho-vida pessoal é uma frase que tem recebido muita atenção ao longo dos anos, e por boas razões. Com muito tempo trabalhando, o esgotamento dos funcionários pode se instalar rapidamente, levando a todos os tipos de problemas, como diminuição da produtividade, estresse, ansiedade e solidão.

E embora trabalhar em casa tenha seus benefícios, trabalhar no mesmo espaço em que você mora pode ter um impacto negativo em seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Caso em questão: torna-se muito mais difícil evitar distrações, como lavar a louça, responder a um e-mail pessoal ou acalmar um animal de estimação (ou criança pequena) choramingando.

Tudo isso pode distraí-lo de realizar seu trabalho, o que pode fazer com que você sinta que nunca está tendo tempo de inatividade.

Os espaços de coworking podem ajudar a melhorar seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal, oferecendo um espaço dedicado ao trabalho - e dando aos funcionários remotos um lugar fora de casa para trabalhar.

Com um espaço dedicado para o trabalho, é mais fácil construir uma programação que permite que você faça o que precisa para ser mais produtivo.

Os espaços de coworking também costumam oferecer uma série de comodidades de bem-estar que variam de aulas de ginástica a cafés e espaços de trabalho ao ar livre, o que pode facilitar o equilíbrio ao longo do dia.

O coworking oferece flexibilidade e economia de custos

Os espaços de coworking permitem que freelancers e equipes completas tenham a liberdade de pagar apenas pelo que precisam, quando precisam.

Essa flexibilidade é crítica para as empresas - especialmente aquelas em estágios de alto crescimento - para expandir ou realocar facilmente quando necessário, sem a pressão de um arrendamento de longo prazo.

Além disso, as empresas que adotam soluções de coworking não estão sujeitas a altos custos de ocupação - despesas como instalação de eletricidade, aquisição de móveis ou construção de infraestrutura de rede.

Essas coisas podem ser caras em escritórios tradicionais. Mas em arranjos de coworking, eles já estão resolvidos.


Coworking oferece oportunidades de networking

Embora os espaços de coworking sejam frequentemente locais excelentes para reuniões com clientes e encontros de equipes, eles também oferecem oportunidades únicas de networking presencial.

Muitos espaços de coworking oferecem eventos regulares de networking no local, para que você possa reservar um tempo para conhecer seus colegas de coworking - desde reuniões informais em cafés até almoços com bufê.

Conhecer pessoas que fazem trabalhos diferentes do seu pode ajudá-lo a se sentir parte de uma comunidade e pode até fornecer alguns caminhos para novos negócios ou colaboração.


Coworking oferece mesas sob demanda, salas privativas e salas de conferência

Não importa o tipo de ambiente de que você precisa, os melhores espaços de coworking oferecem uma ampla gama de configurações de local de trabalho à sua escolha - seja uma sala silenciosa para trabalho concentrado, privacidade para uma chamada telefônica ou uma sala de reuniões totalmente equipada para uma equipe inteira sessão de brainstorm.


Os espaços de coworking costumam oferecer:

Hot Desks: “Hot desks” são mesas compartilhadas que podem ser reservadas e disponíveis por ordem de chegada.

Mesas dedicadas: Alguns espaços de coworking oferecem espaço de mesa dedicado onde os trabalhadores podem alugar uma mesa que é exclusivamente sua. Esses espaços normalmente oferecem aos profissionais um nível de consistência - e a capacidade de deixar algumas coisas pessoais em sua mesa.

Salas de reunião e conferência sob demanda: os espaços de coworking geralmente oferecem salas de reunião e conferência sob demanda que os membros podem reservar por um determinado período de tempo.

Algumas salas de reuniões e conferências são totalmente equipadas com quadros brancos, videoconferência descomplicada e compartilhamento de tela sem fio para colaboração ideal.


Quais são as alternativas ao coworking?

Apesar dos benefícios que os espaços de coworking oferecem, alguns profissionais e equipes podem se encontrar em busca de alternativas de coworking.

Os motivos podem variar de equipes em busca de um escritório particular independente a profissionais em busca de vagas por hora ou um local mais barato para trabalhar.

Para ajudá-lo a encontrar um ambiente de trabalho que atenda às suas necessidades e requisitos de orçamento, aqui está uma lista de cinco alternativas comuns para espaços de coworking:


Um escritório alugado

Um escritório alugado oferece um espaço de trabalho independente e totalmente gerenciado. Ao contrário de um espaço de coworking, os escritórios com serviços não oferecem amenidades compartilhadas - ou espaços de trabalho compartilhados.

Em vez disso, são escritórios totalmente privados que podem variar de um espaço menor a vários andares.

Escritórios alugados oferecem benefícios importantes para empresas que incluem design configurável e configurações de móveis e serviços completos de gerenciamento de local de trabalho que variam de zeladoria a manuseio de correspondência e pacotes - e até ofertas de amenidades independentes.

Para empresas e equipes que procuram maior privacidade e espaços de trabalho autônomos, os escritórios com serviços podem ser uma escolha atraente. Notavelmente, no entanto, as organizações que escolhem um escritório com serviços normalmente verão custos mais altos para comodidades adicionais e configurações de design de local de trabalho.


Um espaço de trabalho por hora

Para alguns profissionais solitários e equipes remotas, os espaços de trabalho de hora em hora podem ser uma boa opção. Esses espaços de trabalho às vezes podem estar localizados em um espaço de coworking. Eles também podem ser salas de reunião de hora em hora e escritórios privados também.

Os benefícios de um espaço de trabalho por hora resumem-se a pagar apenas pelo espaço de escritório de que você precisa, quando precisar - o que torna esses escritórios uma ótima opção para funcionários remotos que precisam apenas de um espaço de trabalho para tarefas específicas.


Uma cafeteria ou biblioteca local

Para profissionais remotos mais preocupados com os custos, trabalhar em uma cafeteria, biblioteca ou outros locais públicos semelhantes pode ser uma opção atraente.

E você estará longe de estar sozinho ao fazer isso.

Um grande número de pessoas já diz que trabalha parte ou parte do tempo em cafeterias e outros locais públicos ao longo da semana - e existem inúmeros guias online que oferecem dicas sobre tudo, desde etiqueta de trabalho em cafeterias a motivos pelos quais as pessoas são mais produtivas em cafeterias (dica: não é só o café).


Um escritório tradicional

Obviamente, empresas de alto crescimento e de porte corporativo sempre têm a opção de contratar um contrato de locação de escritório tradicional de 10 a 15 anos - e muitas têm.

Mas fazer esse tipo de investimento geralmente depende de previsões de negócios e planos de crescimento. Porque é um investimento.

Ao contrário dos espaços de coworking, um arrendamento tradicional de escritórios exige que as empresas projetem, construam e gerenciem seus próprios espaços de trabalho, fazendo investimentos em móveis, tecnologia e custos de construção.

Também requer um compromisso mais longo com menos flexibilidade embutida para encurtar um aluguel - ou expandir o tamanho do escritório para atender ao crescimento da equipe.


Um escritório compartilhado

Ao longo dos anos, algumas empresas e profissionais passaram a assinar contratos tradicionais e compartilhar escritórios. Esta é uma maneira eficaz de economizar dinheiro e construir comunidade em um determinado espaço de trabalho.

Mas os caminhos para fazer isso dependem do negócio em questão. Alguns podem optar por alugar um escritório com manutenção para pular os custos de construção, enquanto outros vão gravitar em torno de arrendamentos tradicionais para garantir um custo fixo.


Comentários