Publicação

Como criar um aplicativo: Passo a passo

Já pensou em criar um aplicativo ou já se perguntou como se cria um?

Há aplicativos para tudo o que você imaginar, jogos, organização, entretenimento, compras, lazer, enfim, as variedades são muitas e quem sabe não seja a hora de você fazer parte desse mundo tecnológico e criar um também? Confira as dicas que separamos sobre como criar um aplicativo!

O que é um aplicativo?

Aplicativo é um tipo de software que pode ser instalado e executado em um computador, tablet, smartphone ou outros dispositivos eletrônicos.

A maioria dos aplicativos tem uma função específica e restrita. Eles existem com as mais diversas finalidades e nos ajudam no dia a dia, na rotina pessoal, de trabalho, seja para o lazer e entretenimento, seja para organização de tarefas.

Tipos de aplicativos

Podemos classificar os aplicativos em três tipos: baseado na web, nativo e híbrido.

Um aplicativo baseado na web é um aplicativo que requer acesso à Internet para uso completo. Esses tipos de aplicativos são codificados em JavaScript, HTML5 ou CSS e geralmente requerem uma quantidade muito menor de espaço de memória no dispositivo de um usuário, porque os bancos de dados são armazenados no servidor da Internet. Podemos citar como exemplos: Netflix, Google Docs e Dropbox.

Os Apps nativo são criados para uma determinada plataforma móvel. Por exemplo, um aplicativo feito para um iPhone da Apple só poderá ser usado em dispositivos Apple e não funcionará em outros tipos de telefones celulares, como o Android. Esses tipos de aplicativos são usados ​​principalmente para fornecer o melhor desempenho em um determinado sistema operacional móvel.

Um aplicativo híbrido é um aplicativo feito para oferecer suporte a tecnologias nativas e baseadas na web e é uma combinação de aplicativos baseados na web e nativos. Esses aplicativos são mais fáceis e rápidos de criar e usam apenas uma única base de código que pode ser integrada em várias plataformas. Mas, é importante observar que os aplicativos híbridos costumam ter uma taxa de desempenho mais baixa do que os aplicativos nativos ou baseados na web.

Como obter um aplicativo

Para ter acesso a um aplicativo, primeiramente você precisa saber que tipo de aplicativo você quer e qual plataforma ele comporta. Sendo assim, se você tem algum aparelho da Apple, basta entrar na App Store. Mas, por outro lado, se seu aparelho é Android, você deverá acessar a Play Store.

Alguns estarão disponíveis em ambas as plataformas, mas os que são criados para uma determinada, somente na que o comporta.

Aplicativos mais baixados no mundo

Separamos uma lista dos aplicativos mais baixados no mundo, confira:

  • Telegram
  • Tiktok
  • Signal
  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Zoom
  • MX TakaTak
  • Snapchat
  • Messenger

Como criar um aplicativo?

Para criar um aplicativo existem vários passos a serem seguidos, para facilitar, listamos a seguir alguns deles:

  • definir os objetivos do aplicativo, a pergunta a se fazer aqui é “qual problema solucionar”;
  • definir qual será o público-alvo, ou seja, quais serão os usuários do meu aplicativo?;
  • escolher a plataforma, o aplicativo será para uma específica ou estará disponível para todas?
  • estabelecer os recursos, ou seja, definir todas as funcionalidades deste aplicativo para que ele funcione da melhor maneira possível;
  • planejar um design e definir como seu aplicativo será apresentado
  • testar o aplicativo antes de lançar e verificar os possíveis erros que ele possa apresentar
  • lançar o aplicativo, feito isso, é hora de disponibilizar o aplicativo para o público

Portanto, antes de criar um aplicativo, leve em consideração esses pontos relevantes.

Vale a pena criar um aplicativo para minha empresa?

Com a alta da procura por aplicativos, investir em um para sua empresa pode ser muito válido sim, até porque grande parte das pessoas preferem comprar os produtos pela internet e com a comodidade de nem sair de sua casa.

Inclusive, com a pandemia do coronavírus essa demanda cresceu ainda mais e somado ao fato que praticamente todo mundo tem um celular em mãos, um aplicativo pode ser um forte aliado para seu negócio.

Os aplicativos podem proporcionar à sua empresa um acesso constante no telefone do consumidor. Esses apps também aumentam as vendas, oferecendo aos clientes uma maneira mais fácil e acessível de navegar e fazer compras onde quer que estejam. Eles podem servir como uma ferramenta de  alerta a seus clientes sobre novas ofertas, produtos e eventos.

Dessa forma, os aplicativos, além de possibilitar você a conhecer melhor o seu cliente e atender às suas necessidades, permite que melhore o atendimento, já que o feedback é uma ferramenta sempre presente no meio virtual e, assim, o cliente pode sempre dar dicas e sugestões para que as melhoras sejam constantes.

Nesse sentido, é perceptível a preferência das pessoas em terem aplicativos como por exemplo, um aplicativo de entregas, que facilitam a vida e a confiança que depositam nos mesmos e se você acha que aplicativos só fazem sucesso em grandes empresas, você está enganado e talvez seja a hora de criar um e melhorar seus negócios!

Gostou do texto? Curta e compartilhe. No caso de dúvidas, deixe um comentário.

Comentários