Publicação

Como os VPNs funcionam? Entenda como proteger sua privacidade online

foto de
William Mendes CONTEÚDO EM DESTAQUE

Uma VPN (Rede Privada Virtual) é um software simples criado para proteger sua privacidade online e dificultar a vida dos hackers, tornando anonimato seu tráfego e localização.

Você também pode usá-lo para muitas outras coisas, seja para quebrar geoblocos e acessar todos os serviços de entretenimento no mundo, fazer download de torrents com mais rapidez e muito mais.

As VPNs são muito fáceis de usar e todos usuários, até os que têm menos intimidade com os computadores, podem utilizá-las sem grandes problemas. Este guia simples e prático ensinará tudo o que você precisa saber para começar.

Como funcionam as VPNs?

Sua VPN direciona todo o tráfego da Internet para um de seus servidores, onde é criptografado. Por exemplo, você pode estar no Brasil e se conectar a um provedor dos EUA. A VPN envia seu tráfego do Brasil para os EUA, totalmente criptografado.

Por ser criptografado, seu ISP não pode mais ver os sites que você acessa, de onde você veio ou rastreá-lo. A partir daí, seu servidor VPN encaminha seu tráfego para o site que você está visitando, por exemplo, um site, aplicativo ou serviço de vídeos como o Netflix.

O site vê o servidor VPN como a origem de seu tráfego. Isso significa que ele também vê o endereço IP do seu servidor VPN em vez do seu.

As melhores VPNs usam milhares de servidores e atualizam seus endereços IP regularmente, para que os sites não tenham tempo suficiente para colocá-los na lista negra e bloqueá-los. Isso garante que você permaneça completamente privado e indetectável.

O que uma rede privada virtual pode fazer por você?

As redes privadas criptografam os dados enviados por você.

Quando você está conectado à internet através de uma VPN, o tráfego será criptografado por completo. Dessa forma, ninguém terá registros do que você está fazendo no mundo virtual, nem mesmo a empresa que lhe fornece Internet (ISP).

O seu provedor também não poderá controlar a velocidade de sua conexão, o que costuma acontecer, pois muitos fornecedores limitam a transmissão de dados da sua conexão.

A criptografia previne que os hackers vejam informações confidenciais que você digita, como senhas e tokens. Isso é extremamente importante se você costuma utilizar redes públicas, já que dessa forma, é mais fácil para os criminosos virtuais monitorarem sua conexão.

Mas uma rede VPN garante que, se alguém roubar seus dados, não será capaz de descriptografá-los ou mesmo entendê-los.

Sua VPN também mascara seu endereço IP

Sites e serviços, como o Netflix, usam seu IP para determinar sua localização. Quando você utiliza uma conexão VPN, os sites que você acessa vêem apenas o endereço IP da VPN.

Porque eles não podem mais ver seu IP real, eles não podem ver onde você está localizado. Isso é essencial se você deseja fazer torrent ou contornar geoblocks e censura.

Isso significa que você pode acessar qualquer programa, filme ou jogo do mundo e navegar com total liberdade.

Algumas VPNs bloqueiam anúncios, sites e rastreadores maliciosos

Sites mal intencionados podem instalar malwares e rastreadores sem seu consentimento. Os VPNs que possuem proteção integrada auxiliam na prevenção de infecções, bloqueando esses endereços antes que causem danos.

Alguns também bloqueiam propagandas. Isso evita que anúncios contaminados infectem seu computador ou dispositivo móvel. Além disso, você também pode desfrutar de plataformas online, como o Spotify, sem anúncios.

Como uma VPN garante minha privacidade?

As VPNs lidam com muitas informações confidenciais, portanto, precisam ter políticas de privacidade sólidas e medidas de segurança fortes. Existem algumas VPNs que não são confiáveis, por isso é importante que você tenha o cuidado de escolher uma que seja confiável e segura.

Algumas VPNs são especializadas em desktops, enquanto outras em dispositivos móveis. Busque instalar uma VPN recomendada para Android, se você utiliza mais o celular do que seu computador. VPNs confiáveis ​​oferecem uma variedade de recursos de proteção de privacidade, como:

Proteção contra vazamento Pv6

Embora o IPv6 agora esteja disponível, grande parte das VPNs ainda utilizam endereços IPv4. Isso cria o potencial para uma violação grave de segurança.

Se o seu ISP utiliza suporte a IPv6, e você acessa um endereço online que também possui suporte, o tráfego para esse domínio será roteado por meio de seu ISP, e não de sua VPN. Isso revelará sua atividade para seu ISP e sua verdadeira localização para o site.

VPNs confiáveis ​​desabilitam o tráfego IPv6 para protegê-lo desses vazamentos. Você ainda pode acessar sites habilitados para IPv6, mas o fará usando nosso endereço IPv4.

WebRTC Leak Protection

Os principais navegadores, como Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer e Opera, usam a tecnologia WebRTC para se comunicarem. Para fazer isso, eles precisam saber o endereço IP real um do outro.

As técnicas que eles usam para obter essas informações são mais avançadas do que aquelas que sites como o Netflix usam, por isso é mais difícil esconder seu IP deles. Terceiros podem explorar WebRTC para descobrir seu endereço IP real e localização.

Uma VPN confiável desabilita o WebRTC e protegerá seu endereço IP para evitar que isso aconteça com você.

O que devo procurar em uma VPN?

É importante escolher uma VPN que atenda às suas necessidades e forneça a melhor segurança e desempenho. Quando você está comprando VPN, recomendamos priorizar os serviços que oferecem:

  • Criptografia de 256 bits: Esta é a criptografia de nível mais alto disponível e protegerá suas informações pessoais e atividades de navegação;
  • Uma política restrita de não registros;
  • Proteção contra vazamento de DNS e IPv6;
  • Suporte ao cliente: a maioria das VPNs premium oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de chat ao vivo em seus sites. Poucos serviços oferecem suporte por telefone, embora esteja disponível em algumas VPNs menores;
  • Grande cobertura de servidor: você precisa de uma VPN com servidores em todo o mundo. Isso garante que você possa acessar o conteúdo com bloqueio geográfico de qualquer país de sua preferência. Isso também significa que quando você viajar, sempre haverá um servidor por perto;
  • Servidores otimizados para streaming e P2P.

Seja qual for a sua escolha, garanta que você está optando por um serviço de qualidade que realmente entregará o que foi prometido. Com todas as dicas que demos até aqui neste artigo, temos certeza que você já possui conhecimento suficiente para fazer uma boa escolha.


Comentários