Publicação

10 utilidades para um celular velho

foto de
Stefani Rejane

Atualmente é mais normal do que se imagina ter um celular parado em casa, pois o mercado de smartphones evolui tão rápido que muitas pessoas trocam de aparelho com frequência. No entanto, a dúvida que fica ao comprar um modelo novo é: o que fazer com meu celular velho?

Muitos pensam que vender o celular usado é a única alternativa, e apesar de ser a primeira opção a se considerar, existem outras coisas a se fazer com um celular sem uso que não seja necessariamente ter que se livrar dele.

O Portal GSTI preparou uma lista com 10 sugestões do que você pode fazer com o seu celular velho, com opções que vão desde transformá-lo em um controle remoto até usá-lo como câmera de segurança!

Venda ou doe o seu celular velho


Se o seu celular velho está bem conservado, a primeira alternativa é sempre passá-lo para alguma outra pessoa que possa aproveitá-lo.

Você pode vendê-lo no mercado de celulares usados e tirar uma graninha, mas caso não esteja precisando do dinheiro, faça uma boa ação e doe para alguém que precisa. O que não tem mais serventia para você pode ser muito útil para outra pessoa.

Use como controle remoto para os seus eletrônicos

Que tal ter apenas um controle remoto para vários aparelhos da sua casa? O seu celular velho pode se tornar um, pois com o avanço da tecnologia já é possível controlar a TV, ar condicionado, entre outros eletrônicos.

Neste caso temos duas opções de uso. A primeira é caso o seu celular tenha infravermelho, e assim ele pode controlar os aparelhos da mesma forma que um controle convencional funciona, sem depender de tecnologias Smart ou conexão com o Wi-Fi. Basta baixar alguns apps na Play Store e apontar o celular para os eletrônicos.

A segunda forma é a mais “tecnológica”, que é usar o celular como um controle para os aparelhos Smart, ou seja, aqueles que podem ser conectados no Wi-Fi. Baixando os apps certos você consegue integrar os seus eletrodomésticos com o celular velho e controlá-los em uma única central.

Use seu celular velho como WebCam

Em tempo de pandemia as reuniões online se tornaram mais frequentes, por isso é importante ter uma WebCam no PC. No entanto, como o preço desses periféricos aumentaram consideravelmente graças à grande procura, uma alternativa é usar o seu celular velho como uma. 

Uma dica que damos é usar o app DroidCam, que transforma o celular em uma WebCam de duas formas: usando a rede Wi-Fi ou via cabo USB. O próprio aplicativo fornece as instruções de configuração, e em poucos minutos o seu celular velho já está transmitindo a imagem e som para o PC.

Seu celular velho pode ser o seu novo MP3 Player


Já se foi a época que as pessoas compravam MP3 Player, pois hoje é mais cômodo usar o celular para essa função. Se você tem um celular velho, pode usá-lo como um, assim não precisa levar o seu celular principal para a caminhada, por exemplo.

Aproveite de todo o armazenamento interno do celular para armazenar dezenas de músicas, ou use apps de streaming como o Spotify, que permite que as músicas sejam executadas no modo offline.

O lado bom de ter um celular dedicado para isso é que você não será importunado por notificações de redes sociais ou mesmo ligações daqueles números indesejados.

Use o seu celular velho para jogos

Se você gosta de jogar, pode dedicar o seu celular velho apenas para isso. Se ele possui um bom processador e está com a bateria em dia, pode virar o seu videogame portátil.

Uma dica legal é instalar emuladores de videogames antigos para Android, que transformam o seu aparelho num verdadeiro console retrô, podendo rodar cartuchos (ROMs) de diversas plataformas clássicas.

Para turbinar a experiência, a boa é comprar um gamepad para celular. Atualmente esses acessórios são baratos e melhoram a experiência de jogatina no aparelho.

O lado positivo de ter um celular apenas para jogar é que você pode desativar todos os apps que não usa, otimizando o desempenho e tempo de bateria do smartphone apenas para jogos.

Tem filho pequeno? Use seu celular velho como babá eletrônica!

Para quem tem filho pequeno um ótimo uso para o celular velho é transformá-lo em uma babá eletrônica! Com a ajuda de alguns aplicativos você pode conectar dois smartphones na mesma rede Wi-Fi, usando o mais antigo como câmera no quarto da criança.

O lado positivo é que esses aplicativos também permitem que você fale com o bebê remotamente, então se ele começar a chorar você pode acalmá-lo sem nem precisar ir ao quarto. No entanto, os celulares tendem a gastar mais bateria quando são usados com essa finalidade, então você terá que deixar um carregador por perto.

Transforme o seu celular velho em um GPS

Se você não é muito bom de localização ou gosta de estar sempre indo a lugares novos, o GPS é um acessório indispensável no seu carro ou moto. O smartphone é o aparelho mais comum atualmente para se usar de GPS, por isso uma boa opção é você pegar o seu celular velho e colocá-lo apenas para essa função.

A vantagem de ter um celular dedicado para isso é que você não precisa se preocupar com economizar bateria, ou mesmo ter que responder às mensagens enquanto está usando o Google Maps.

Além disso, você nem sequer precisa estar com o celular velho conectado à internet, pois o Google oferece opção de baixar o mapa para usar o Google Maps no modo offline.

Use o seu celular velho em atividades físicas

Outra utilidade para o GPS do seu celular velho é transformá-lo em um acessório para te ajudar a monitorar suas atividades físicas, como corridas e caminhadas. Com a ajuda de apps, você consegue monitorar qual percurso fez, quanto tempo levou, a quantidade de calorias estimada que gastou, entre outros dados.

Muitas pessoas já usam o celular para isso, mas se você tem um aparelho sem uso, pode dedicá-lo apenas para essa função. Você também pode seguir a nossa dica de transformar o aparelho em MP3 e usar as duas funções ao mesmo tempo, conseguindo monitorar sua corrida e ainda escutar música com ele.

O seu celular velho também pode virar uma câmera de vigilância

Esse uso é semelhante ao de babá eletrônica, que já citamos aqui. A diferença é que ao invés de você usar o celular velho para monitorar o seu filho, você o usará como câmera de segurança, para ficar de olho em algum cômodo da sua casa.

Existem alguns aplicativos que melhoram as funções do celular para isso, e eles conseguem ter acesso a alguns dos recursos de câmera do aparelho na monitoração, por exemplo, usar a detecção automática de movimento para enviar notificações no seu smartphone.

Transforme o seu celular velho em um despertador

Se nenhuma das dicas anteriores te agradou, você ainda pode usar o seu celular velho como um despertador dedicado. Existem, apps que dão ainda mais funções para isso, e permitem você customizar o toque, programar rotinas do despertador e até mesmo colocar papéis de parede e animações como decoração.

Comentários