Publicação

Iniciante com VPN? Entenda as principais dúvidas

foto de
William Mendes

Muitos usuários buscam VPNs para acessar algum conteúdo restrito pela internet, seja por conta de um firewall que bloqueia determinados sites ou os próprios sites que restringem o acesso de IPs de outros países.

Mas porque devo contratar uma VPN? É seguro utilizar este tipo de serviço?

Estas e outras dúvidas iremos responder neste artigo. Aproveite a leitura!

Qual é a importância de ter uma VPN de acesso remoto?

Uma VPN(Virtual Private Network) ou Rede Privada Virtual, pode fornecer muita privacidade e segurança. Uma VPN permite que você se conecte a uma rede privada em uma rede pública, como a Internet.

Este "túnel" cria uma "conexão" criptografada para que suas informações privadas (ou seja, seu histórico de navegação e outros dados confidenciais) sejam mantidas seguras e privadas.

Todos nós sabemos que a Internet é uma rede aberta onde todas as informações são acessíveis ao público. O fácil acesso às informações pela Internet, também significa que seus dados podem ser acessados ​​por qualquer pessoa que possa estar mal intencionada.

É aqui que entram as redes privadas virtuais (VPN). Uma VPN é uma conexão virtual a uma rede remota por meio de uma conexão segura pela Internet.

Como faço para usar uma VPN?

Uma VPN é uma ótima maneira de garantir que sua privacidade esteja protegida ao usar a Internet. Com uma VPN, o tráfego da Internet é criptografado e disfarçado para ocultar o endereço IP que você está usando para navegar na Internet.

Quando você acessa a VPN, é criada uma rede privada entre um computador e um servidor. Isso permite que todos os dados que vão entre os dois dispositivos sejam criptografados, para que qualquer pessoa que tente espionar os dados não consiga vê-los.

A Internet é um local público e você a usa para mais do que apenas verificar seu e-mail e navegar na web.

A VPN então criptografa novamente os dados, enviando-os de volta ao seu computador de uma forma que é ilegível para qualquer pessoa que monitore a rede.

Procura um serviço VPN que lhe dê a privacidade que deseja? Então baixe uma VPN gratuita e teste agora. Assim você poderá aproveitar todos os benefícios de uma navegação segura e sem complicações. Mas como funciona o acesso à internet através de uma VPN?

Acessando a internet através de uma VPN

As redes privadas virtuais (VPNs) funcionam como túneis virtuais que criptografam o tráfego da Internet e o direcionam para outro país, estado ou cidade. Isso é útil porque permite que você torne seu computador invisível para hackers.

Ele também permite que você contorne a censura do governo, remova seus dados pessoais da Internet e acesse sites com restrições geográficas.

No entanto, as VPNs têm algumas desvantagens. Para usar uma VPN, você deve estar conectado à Internet, o que pode descarregar sua bateria. Se estiver usando um computador em um local público como uma biblioteca, você atrai a atenção de pessoas intrometidas. Além disso, dependendo da distância que você está do servidor, pode ser necessário fazer o download de muitos dados, o que pode diminuir a velocidade da Internet.

Se você deseja acessar sites bloqueados com uma VPN, há serviços com uma grande seleção de servidores disponíveis o tempo todo. Existem mais de 3.000 servidores em mais de 60 países para você escolher. Eles também têm uma incrível equipe de suporte por chat ao vivo, que ficará feliz em ajudá-lo com qualquer problema que você possa ter.

Poder assistir aos seus programas favoritos de qualquer parte do mundo é uma sensação ótima, mas dura apenas até que a Internet caia.

Entrar no Netflix no seu iPad de um hotel em Bangkok é fácil, mas você não pode fazer o mesmo no seu iPhone em Nova York.

Por que é isso?

Na maioria dos casos, é porque as empresas de conteúdo operam seus próprios servidores, que geralmente estão localizados na América. Semelhante ao funcionamento dos telefones celulares, seu dispositivo precisa se conectar ao servidor nos Estados Unidos e, em seguida, enviar seus dados de volta ao proprietário. Esse processo é chamado de “tráfego” e costuma ser um incômodo para os usuários e seus dispositivos.

É seguro usar uma VPN?

Embora alguns possam pensar que as VPNs são perigosas, elas são, na verdade, uma das maneiras mais seguras de acessar a Internet. Enquanto você está conectado a uma VPN, todas as suas atividades online são criptografadas, de modo que ninguém pode ver quais sites você está visitando. Se estiver usando uma VPN, você não está conectado diretamente à Internet, então ninguém pode invadir seu computador.

Existem centenas de provedores de VPN disponíveis para assinatura, e cada um oferece um serviço diferente. Algumas VPNs são mais seguras do que outras. Alguns são mais rápidos do que outros, alguns são mais baratos do que outros e alguns têm mais recursos.

Por que devo pagar por uma VPN?

Existem vários motivos para pagar por uma VPN. Primeiro, você deseja criptografar sua atividade online para manter seus dados protegidos de hackers, e um serviço VPN é a única maneira de fazer isso.

Você pode até usar uma VPN para proteger sua conexão de Internet doméstica contra espionagem injustificada por provedores de serviços de Internet, que podem estar ativamente roubando sua largura de banda. (Mais sobre isso em um segundo.) Claro, as melhores VPNs também têm uma política de não registro para que sua atividade online seja segura e privada.

Finalmente, você pode querer usar uma VPN para desbloquear serviços com restrição geográfica em seu dispositivo, de sites de streaming de vídeo a bibliotecas Netflix específicas de cada país.

Muitas pessoas consideram as VPNs uma necessidade atualmente. Mas, e se você não tivesse que pagar por VPN? Uma VPN é uma rede virtual privada que permite que você se conecte a um servidor que atua como um gateway para a Internet.

Ele disfarça seu endereço IP para que sua identidade fique oculta, e você só parece estar acessando a Internet quando, na verdade, está acessando outro servidor.

O resultado é que você pode acessar conteúdo restrito ao seu país ou, devido à sua localização, pode acessar conteúdo restrito à sua região.

Estas são as principais características de uma VPN e que todo iniciante deve conhecer antes de utilizar um serviço de VPN.


Comentários