Publicação

Saiba a importância de entender sobre programação para quem trabalha na internet

Agora não tem mais jeito: todo mundo precisa trabalhar com a internet. De algum jeito, as pessoas precisam estar conectadas para simplesmente poderem exercer a sua profissão, seja ela qual for. Para agregar à carreira, hoje em dia é cada vez mais importante saber sobre programação, entender a sua funcionalidade e poder colocar em prática.

Mas por que será que essa profissão está em alta desse jeito, em todos os lugares do mundo? A resposta é bem simples. Isso acontece justamente porque todo mundo precisa usar a internet para trabalhar, se divertir, pagar as contas de casa e para qualquer outra atividade. Com isso, os programadores têm se tornado essenciais em empresas de todos os tamanhos.

Se você já trabalha na internet, você precisa entender essa importância de saber programar. Para ficar bem claro, vamos te explicar com alguns motivos bem convincentes para isso. Confira!

O mercado de programadores é aquecido

Esse primeiro ponto é um dos que mais chama a atenção de pessoas que buscam a programação como profissão, e é um dos principais motivos para fazer um curso de análise e desenvolvimento de sistemas, faculdade indicada para quem quer aprender e sair com um diploma do ensino superior.

O mercado de trabalho para quem atua nessa área de tecnologia é muito aquecido, e as empresas estão em constante busca por programadores qualificados. Isso acontece porque faltam profissionais na área e sobram vagas de emprego e companhias precisando de bons profissionais.

Enquanto cresce a procura por programadores no mercado, o salário médio chega a ser de R$ 5.000 por mês para esse profissional. Essa média não é nada ruim para quem quer se estabilizar e crescer ainda mais na carreira.

Você pode trabalhar de onde quiser

A pandemia do coronavírus mudou todos os setores da sociedade, e é claro que no mercado de trabalho essa mudança não seria diferente. A principal interferência que esse período teve foi a normalização do trabalho remoto em muitas empresas.

Com a necessidade do distanciamento social, o trabalho para muitos passou a ser de casa, e companhias de diferentes tamanhos adotaram o home office como forma de manter os funcionários seguros e a produtividade em alta.

E essa mudança veio para ficar. Uma pesquisa realizada pelo Workana, plataforma que reúne empresas da América Latina para conectá-las a profissionais freelancers, mostrou que 84,2% dos líderes entrevistados querem manter o trabalho remoto mesmo depois da pandemia. Para os programadores, trabalhar de casa não é tão difícil, já que basta um bom equipamento e uma boa conectividade para realizar as atividades da programação.

Inclusive, não é preciso ficar somente em casa para trabalhar remotamente. Programador é uma carreira compatível com os nômades digitais, que são profissionais que usam a tecnologia para trabalhar onde quer que estejam, e acabam adaptando a profissão a um estilo de vida nômade moderno. Você pode programar sites de qualquer lugar do mundo.

Programação estimula raciocínio lógico

A formação de um programador envolve muita matemática, muitos cálculos e muito pensamento lógico. Já na faculdade, o ainda estudante se depara com muitos desafios matemáticos complexos em disciplinas que vão da prática até às teorias da física.

Por isso, já nos primeiros anos de carreira o programador começa a desenvolver um raciocínio lógico que é imprescindível para executar todos os códigos e aprender as principais linguagens, como Python e Linguagem C.

Aliás, imagine todas aquelas linhas de códigos de programação. Fica fácil entender que programar é uma atividade que exige muito raciocínio lógico, certo?

Programar de tá oportunidades de trabalhar em diversas áreas

Você já viu nesse texto que praticamente todas as empresas precisam de pessoas que trabalhem com tecnologia. Independente do setor de serviço ou produto dessa companhia, ela terá profissionais empenhados em usar todos os recursos para melhorar as entregas e a qualidade ao cliente.

Então, qualquer empresa que use tecnologia digital em seus processos precisa de programadores para desenvolver os produtos. São agências de marketing, empresas que usam sites para vender, expor trabalhos ou até portais de notícia, startups e muitos outros lugares. Além disso, também é possível atuar de forma autônoma, como você também já viu neste artigo.

Você vai poder tirar ideias do papel

Se engana que a programação é simplesmente um sinônimo de execução. Programadores são pessoas que colocam ideias em prática, já que estão sempre enxergando soluções para problemas e colocando páginas na internet.

Por isso, não precisam ficar presos a essa execução, e podem gerar novas ideias e colocá-las em prática para resolver situações do dia a dia profissional e até para tirar da gaveta um negócio que é um sonho da carreira de algum programador.


Comentários