Publicação

Dicas Para Ganhar Dinheiro Na Internet de Forma Segura em 2021

foto de
Mídias Sociais

Uma pesquisa realizada pela plataforma responsável por negociar dívidas, a Acordo Certo, constatou que aproximadamente 80% das pessoas que foram entrevistadas queriam entender como poderiam começar a ganhar dinheiro pela internet de forma segura, mas que não sabiam como começar.

A crise econômica que o país está sofrendo, muito em conta devido a pandemia da COVID19, foi responsável por um grande aumento no número de desempregados, mais especificamente 14,8 milhões de pessoas procurando um trabalho, segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com os números de casos de pessoas com COVID19 aumentando, medidas para controle do vírus se tornaram necessárias, como a quarentena.

A partir do momento em que essa medida de restrição foi adotada, muitas pessoas que perderam seus empregos tradicionais estavam desesperadamente buscando formas de obter uma fonte de renda durante a crise.

Foi então que o mercado do Marketing Digital ganhou mais atenção aos olhos dos brasileiros.

Entretanto, apesar do número de indivíduos que estavam ingressando na área aumentar, muitas dúvidas de como realmente ganhar dinheiro com esse mercado foram surgindo.

Há realmente tantas opções, que quem está iniciando pode acabar ficando com ainda mais incertezas sobre como funciona o mercado de ganhar dinheiro pela internet.

Sendo assim, Isael Oliveira, especialista em Marketing Digital, mostra caminhos e formas de ganhar dinheiro pela internet de forma segura com o objetivo de aumentar os ganhos no final do mês, tudo isso trabalhando no conforto de casa.

1. Trabalhando como Freelancer

Atualmente, a forma mais segura e rentável de ganhar dinheiro na internet é exercendo o trabalho de freelancer.

Como freelancer, o profissional irá prestar os mais variados tipos de serviços pela internet.

Os principais sites que permitem o cadastro para exercer esse tipo de função são:

  • Workana
  • Freelancer.com
  • 99Freelas
  • Vintepila
  • Comunicageral
  • Trampos
  • Get Ninja

O pagamento, independente do trabalho, pode ser mensalmente (assim como é feito para um trabalho CLT) como por hora. Ou seja, você define quanto vai cobrar para aquele trabalho por hora trabalhada.

Existem centenas de formas de trabalhos que você pode pegar para atuar como um freelancer, mas as principais são:

Redator Web

Esse é o profissional que normalmente é contratado para criar conteúdos para sites e blogs na internet.

Ao contrário do que todo mundo pensa, é um tipo de trabalho em que a sua habilidade de pesquisa pode ser mais importante do que a habilidade de escrita em si.

Isto porque na web, os usuários ou leitores têm comportamentos diferentes dos leitores de um livro, por exemplo.

Normalmente, os usuários da web querem apenas encontrar um conteúdo que responda a sua dúvida ou atenda sua intenção de busca (no caso da pessoa que quer comprar alguma coisa).

Geralmente para esse tipo de trabalho é exigido conhecimento básico de internet, digitação, sites e SEO, que consiste em aplicar técnicas para melhorar o posicionamento de sites nos buscadores.

Para o redator, normalmente é exigido pelo anunciante da vaga conhecimentos básicos em SEO On Page, ou seja, técnicas que você irá aplicar durante a escrita do conteúdo, que nada mais são do que boas práticas de escrita para os motores de busca.

Outro pré-requisito que pode aparecer é a exigência do redator já ter tido contato com o tema que irá escrever ou pelo menos gostar desse tipo de assunto.

Com isso, um anunciante da vaga que possui um site de contabilidade pode exigir que o redator já tenha tido uma certa experiência em escrever para esse tipo de mercado.

De qualquer forma, não se preocupe. As pessoas que estão contratando para esse tipo de função podem ser dos mais variados nichos e podem não exigir essa experiência, como nicho de viagens e marketing digital.

Social Media

Essa é mais uma das funções que alguém que quer atuar como freelancer pode trabalhar.

É o tipo de trabalho ideal para aquelas pessoas que gostam muito de redes sociais e sempre quiseram trabalhar com isso.

Como Social Media, o freelancer vai ficar responsável principalmente pelas contas do Instagram, Facebook e LinkedIn do cliente.

E o que esse tipo de profissional faz na prática? A resposta é criação de conteúdo!

Ele terá como principal função alimentar a estratégia de marketing do cliente nesses canais, ou seja, irá criar conteúdo útil e relevante para o público alvo do cliente.

Vale ressaltar que essa é apenas a parte “final” do trabalho. Para produzir o conteúdo em si, há todo um trabalho antes, que normalmente envolve:

  • Compreender a persona (público alvo) do cliente
  • Elaboração de pautas
  • Planejamento de conteúdo
  • Criação do conteúdo
  • Análise de métricas
  • Gestor de tráfego

Esse tipo de profissional normalmente entende bastante de Marketing Digital e Tráfego Pago.

Na prática, ele é responsável por criar, otimizar e administrar os anúncios que são veiculados pelo cliente para quem trabalha.

Esses anúncios costumam aparecer em locais bem conhecidos e frequentados pelos usuários, como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Sites etc.

O profissional gestor de tráfego vai ser responsável por fazer com que esses anúncios atinjam o melhor público alvo possível para aquela campanha. A partir daí, seu trabalho será valorizado com base no ROI que as campanhas trarão.

O ROI, também conhecido como Retorno Sobre o Investimento, vai ser a principal métrica que mostrará o quão eficiente está sendo o trabalho do gestor de tráfego pago.

Quanto maior o ROI das campanhas da pessoa que contratou o serviço, maior será sua credibilidade como um profissional de gestão de tráfego.

Consultor ou Especialista de SEO

Um Consultor ou Especialista de SEO vai ser o profissional que vai ser responsável por melhorar o tráfego orgânico do site.

No Marketing Digital há o que chamamos de tráfego pago e tráfego orgânico. No tráfego pago, é colocado uma certa quantia em dinheiro para fazer os anúncios.

Já no tráfego orgânico não há nenhum tipo de gasto com anúncios. Além disso, para muitos é o melhor tipo de tráfego que há, pois na maioria das vezes o SEO traz tráfego mais qualificado, ou seja, pessoas que têm maiores chances de comprar o produto ou assinar o serviço.

Para realizar o feito de colocar as páginas de websites bem ranqueadas no Google, esse profissional precisa ter uma gama de conhecimentos, alguns mais técnicos e outros mais estratégicos.

É uma área interessante para quem gosta de internet, sites e possui uma certa habilidade na área de comunicação. Afinal, uma das principais estratégias de SEO é comunicar-se com outros sites para ganho de links relevantes, que ajudarão nas estratégias de SEO.

Editor de vídeos

Outra profissão muito comum para atuar como Freelancer é o de editor de vídeos.

Esse profissional será responsável por realizar as mais diversas edições de vídeos, principalmente do YouTube.

As pessoas que contratam esse profissional geralmente são aquelas que estão iniciando no mundo do Marketing Digital e precisam de alguém para editar os vídeos que irão para plataformas como o Instagram, YouTube e até mesmo sites.

Para exercer essa função, é esperado que o Freelancer tenha um certo conhecimento nas principais plataformas de edição de vídeo, como Adobe Photoshop e Illustrator.

2. Assistindo vídeos com o seu celular

Ganhar dinheiro pela internet, de forma segura, definitivamente nunca foi tão acessível.

Quando falamos de ganhar dinheiro online assistindo vídeos, parece algo meio surreal. Afinal, muitas pessoas se divertem bastante assistindo vídeos e navegando nas redes sociais, como Kwai, Tik Tok, YouTube etc.

Então, é possível sim fazer uma renda extra com as redes sociais e aplicativos, apenas assistindo vídeos.

Alguns apps que permitem a pessoa ganhar dinheiro pela internet assistindo vídeos são:

Kwai

Com o Kwai, é possível ganhar dinheiro sempre quando fizer check-in diário na rede social, acessando a conta e interagindo com o conteúdo.

Além disso, também é possível ganhar dinheiro quando o app lança algumas campanhas novas. Nesse caso, a pessoa é paga por visualização de vídeo.

Make Money

Com o Make Money, há a possibilidade de ganhos em dólar e até mesmo com prêmios ou vale-presentes.

Além de ganhar visualizando vídeos, há também a possibilidade de ganhar uma renda preenchendo algumas pesquisas, dando opiniões e testando alguns produtos, serviços e outros apps que são gratuitos.

A partir daí, quanto mais pontos forem feitos, maior será o ganho do usuário.

TikTok

O Tik Tok, talvez a rede social mais queridinha do momento, também não podia ficar de fora dessa lista.

Com o app, também existe a possibilidade de ganhos apenas assistindo vídeos.

A conta é relativamente simples. As pessoas que assistem três minutos de vídeos normalmente recebem 300 Rubis, que nada mais é do que a moeda oficial da plataforma.

Para aqueles que assistem 10 minutos de vídeos, podem chegar a valores como 800 Rubis. Por fim, as pessoas que assistem 20 minutos podem ganhar até 1800 Rubis.

3. Atuando como Infoprodutor ou Afiliado

Atuar como afiliado ou infoprodutor é talvez uma das formas mais básicas, porém rentáveis de se ganhar dinheiro na internet.

Um infoprodutor é alguém que criou um produto na internet. Normalmente, é alguém que já possui um conhecimento profundo em alguma área de atuação e, a partir daí, enxerga a oportunidade de criar um curso para vender para outra pessoa, ganhando dinheiro online através do compartilhamento de seu conhecimento.

Esses infoprodutos podem ser:

  • Cursos
  • Webinars
  • Ebooks
  • Audiobook

Todavia, para atingir um número de vendas considerável, muitas vezes o infoprodutor não possui dinheiro suficiente para investir em uma boa estratégia de marketing e lançamento.

É aí que muitas vezes entra a função de alguém que atua como afiliado.

O afiliado vai se “unir” a esse infoproduto e vai ajudar nas vendas, através de diversas estratégias de Marketing Digital.

Para vender, o afiliado pode-se utilizar de estratégias como tráfego pago, criação de blog (aplicando técnicas de SEO), listas de whatsapp, produção de vídeos no YouTube, criação de posts no Instagram, entre outros.

Vale ressaltar que há dois tipos de afiliados. O afiliado de produto físico e o afiliado digital.

O primeiro consiste nas vendas de produtos que não são digitais, como cápsulas e géis.

Já o segundo tem como estratégia vender apenas produtos considerados digitais, que geralmente são os que possuem maior facilidade de escalar e, consequentemente, de gerar mais dinheiro. Por isso, saber o que é um afiliado digital e o que é um afiliado de produtos físicos é extremamente importante para quem vai atuar nesse meio.

Os afiliados se cadastram em plataformas, como a Hotmart e, logo após, se afiliam a produtos que julgam ser interessante divulgar para sua audiência.

Quando a afiliação estiver completa, será gerado um link que contém um código responsável por rastrear a venda, também conhecido como “link de afiliado”.

Cada vez que alguma pessoa clicar nesse link e comprar, tanto o afiliado digital como o infoprodutor ganharão uma comissão.

Importante reforçar que o valor da comissão vai depender do valor que foi acordado entre o infoprodutor e o afiliado.

Nos últimos anos, a busca por profissionais que atuam com Marketing Digital cresceu consideravelmente, segundo pesquisa realizada pela Robert Walters em 2021.

Entender as formas de como ganhar dinheiro pela internet pode acrescentar bastante na vida dos brasileiros, permitindo que uma renda extra seja obtida ao final do mês.

Vale mencionar que segundo o especialista na área Isael Oliveira, dependendo de como for a performance do profissional quando estiver prestando serviços online, pode ser que esse tipo de trabalho se torne até mesmo a renda principal do freelancer.


Comentários