Publicação

Entrevista de Emprego: Aprenda como se dar bem

foto de
Adriano Luz

A entrevista de emprego é um momento muitas vezes decisivo na vida das pessoas, de forma que saber como se portar nessa ocasião é essencial. Com este post você aprenderá com base em várias dicas, como se dar bem nas entrevistas.

É muito comum que candidatos vejam suas vagas de interesse serem destinada a outra pessoa e isto acontece muitas vezes devido a forma com que o indivíduo se expressa, o que leva o contratante a sentir mais confiança sobre certas ações.

Sendo assim, grandes oportunidades de empregos são perdidas porque detalhes que não são levados em consideração. Com base neste artigo você saberá como se portar em uma entrevista, como preparar seu currículo, dentre outras dicas que irão ajudá-lo grandemente.

Preparação do currículo

A preparação do currículo profissional é um dos pontos mais importantes a serem levados em consideração neste momento, pois a partir do mesmo que a sua entrevista de emprego será baseada.

Em outras palavras, o seu currículo serve como um "fio condutor" dos principais assuntos que serão então abordados durante a conversa com o contratante. Dessa forma, é imprescindível que este documento seja escrito de forma correta.

A primeira providência que deve ser tomada quando for montar o seu, é se atentar quanto à estrutura das informações inseridas. Também não se esqueça de inserir e desenvolver um pouco sobre as suas experiências laborais anteriores.

Esteja confiante

Segundo diversos dados científicos divulgados, aqueles que se sentem mais confiantes nas entrevistas de emprego terão um desempenho melhor. Dessa forma, é muito importante que você busque controlar o nervosismo neste momento.

Ser simpático também é muito importante, porém, tentar impressionar o contratante pode não ser uma boa alternativa. Outra dica para que você pareça mais confiante no momento da entrevista de emprego é manter uma postura corporal ereta e alinhada.

Caso você tenha fortes traços de timidez, lembre-se de ser gentil consigo mesmo e utilize técnicas de respiração que podem ser extremamente úteis no momento de aumentar a confiança. Outra opção é ensaiar as respostas em voz alta com amigos.

Em relação às vestimentas

Quando for comparecer a uma entrevista de emprego, atente-se quanto às suas vestimentas, mesmo que a vaga disponibilizada seja em empresas mais despojadas. O ideal é sempre utilizar roupas mais simples e sóbrias.

O verdadeiro segredo está em não parecer muito extravagante nem muito formal. Homens, por exemplo, podem optar por utilizar camisas sociais, calças em tons neutros, sapatos ou tênis discretos e evitem terno ou gravata.

Já as mulheres podem utilizar, por exemplo, vestimentas mais básicas com estampas discretas, evitando-se trajes curtos ou muito decotados. Lembre-se sempre de optar por uma roupa discreta, porém, que manterá você sempre confortável.

Conheça a empresa

A grande maioria dos contratantes criam vínculos mais facilmente com pessoas que demonstram ter conhecimento a respeito da empresa em questão. Falar sobre sua área de atuação e sobre o mercado que a mesma ocupa também pode ser uma boa alternativa.

Para o entrevistador, este será o primeiro indicativo de que o candidato possui uma identificação com o perfil e cultura da instituição. Sendo assim, previamente à entrevista de emprego, realize uma pesquisa detalhada sobre a empresa.

Com base em tal pesquisa você poderá saber se realmente se identifica com aquele local e se deseja crescer ali. Caso a resposta seja positiva, a sua aptidão terá grandes chances de ser percebida e isso resultará em pontos positivos.

Demonstre interesse pela oportunidade

Nenhum local almeja contratar alguém desinteressado, de forma que evitar essa impressão é de extrema importância. Assim sendo, fale a respeito das suas experiências, faça perguntas e demonstre que deseja saber mais sobre a empresa.

Responder perguntas feitas pelo entrevistador de forma muito direta com um "não" ou "sim", ou ainda dar respostas incompletas e vagas, pode não passar uma boa impressão, o que compromete a conquista do cargo na empresa em questão.

Uma dica interessante, é treinar algumas respostas mais comuns dadas durante uma entrevista de emprego. Levar caneta e papel no momento da entrevista também é uma boa ideia, já que assim poderá anotar pontos a respeito da vaga.

Para o caso de níveis iniciais

Se você está ingressando agora no mercado de trabalho, tenha em mente que possuir conhecimento técnico não é tão importante em vários casos. Quando se possui nível inicial, o mais importante é demonstrar iniciativa e vontade de aprender.

Caso você ainda não tenha experiência em empregos anteriores, discorra sobre um assunto a respeito do seu desempenho em atividades extracurriculares ou cursos. Busque situações que mostrem o seu valor e destaque o seu conhecimento.

Na entrevista de emprego, também não deixe de ressaltar seus pontos fortes e deixar explícita a sua vontade de obter crescimento profissional. Ademais, basta seguir as outras dicas mencionadas neste post para aumentar suas chances de contratação.


Comentários