Publicação

7 atividades fáceis para desenvolver a imaginação infantil

Adoro as linhas inspiradoras de Sir Ken Robinson, que dizem: “A imaginação é a fonte de todas as realizações humanas. A imaginação desempenha um papel essencial na vida das crianças, pois é uma companheira da criatividade. Aqui estão algumas atividades para estimular a imaginação das crianças. Entre e vamos dar uma volta!

1. Atividades para colorir

Para muitas crianças, as atividades de colorir em páginas diferentes nada mais são do que uma atividade divertida. É uma ótima oportunidade para construir sua imaginação além de apenas passar o tempo ou o momento de engajamento na atividade. Para as crianças desenvolverem fortes capacidades imaginativas, páginas / livros para colorir são altamente recomendados e úteis.

As páginas para colorir para impressão permitem que as crianças aprendam suas cores e estimulam sua criatividade artística. Elas têm seu próprio mundo de imaginação esperando para ser liberado para criar algo único. Sua capacidade de aprender a imaginar é tão importante quanto respirar. Isso, por sua vez, ajuda no desenvolvimento de qualidades experimentais em crianças mais tarde.

2. Atividades de desenho / arte

As crianças podem se divertir sem fim enquanto sua imaginação corre solta e, ao mesmo tempo, aumentam sua capacidade imaginativa. Desenhos para desenhar é uma atividade útil que os ajuda a se comunicar emocionalmente e a se expressar criativamente. Além disso, melhora seu crescimento intelectual e sua concentração porque o elemento tátil chama sua atenção, bem como desenvolve seus poderes de imaginação desde a tenra idade.

Com isso, eles podem criar suas próprias histórias, pois permitem que mergulhem no oceano da imaginação. O desenho auxilia na narrativa visual e pode transportá-los para um mundo de fantasia. Isso pode inspirá-los e motivá-los a aprender algo novo e até mesmo direcionar seu caminho futuro. Ajuda a criar imagens vívidas de casas, pessoas, lugares e outros objetos que vêm à mente. Essas atividades desempenham um papel benéfico no desenvolvimento do cérebro das crianças.

A imaginação se torna mais ativa conforme eles se envolvem nesta atividade. O desenho é uma representação física do que se passa em sua mente e suas emoções para criar todas as coisas que usamos e que cercam todos os dias. Pode incluir o uso de formas como círculo, cruzes e traços, marcas em zigue-zague e assim por diante com diferentes ferramentas como marcadores grossos, giz de cera, lápis e tinta.

3. Artes e ofícios criativos

Arte e artesanato são uma ótima maneira de iniciar a imaginação das crianças. Este é um canal útil para possibilitar seu aprendizado, concentração, expressão e destreza. Não há necessidade de esperar até que haja equipamentos sofisticados para as crianças se envolverem nesta atividade. As crianças podem ter liberdade de ação em sua imaginação por meio de atividades artísticas e artesanais.

Com essas ferramentas; corte de papel, botões velhos, cartolina, papel, fio colorido, guardanapos de papel, folhas e galhos, bastões de cola, papel de construção colorido, glitter, fabricantes de adesivos e assim por diante. Com pouca orientação, as crianças podem usar essas ferramentas para envolver sua imaginação para criar diferentes objetos. Sua curiosidade e imaginação permitem-lhes criar objetos comuns que têm um apelo extraordinário.

Por exemplo, rolos de papelão de toalhas de papel e papel higiênico, giz de cera, papel, itens naturais, retalhos de tecido, fios coloridos, cola em bastão, papéis de construção de diversas cores podem ocupar as crianças por muito tempo para mostrar inovação e criatividade. Esses elementos táteis estimulam a imaginação das crianças e desenvolvem habilidades artísticas saudáveis. Eles podem criar borboletas, canetas de flores, pinturas a dedo, robôs, castelos, tubos de papelão, câmeras de brinquedo, blocos de construção, para citar apenas alguns.

4. Jogo / Drama Imaginativo

 O jogo / drama imaginativo também é conhecido como jogo de papéis / fingimento. Nesta atividade imaginativa, as crianças podem se envolver em várias tarefas, tramas e histórias para expressar emoções positivas e negativas, descobrir e fazer escolhas e experimentar o resultado de suas decisões em um ambiente seguro. Esta atividade apresenta-lhes a oportunidade de encenar experiências diversas ou algo que lhes interessa na vida. Eles podem ser qualquer pessoa e qualquer coisa que escolherem representar.

Verdade seja dita, esta atividade é essencial para o desenvolvimento das crianças enquanto elas exploram seu mundo e as pessoas nele. Os exemplos são; fadas, matando o dragão, salvando a princesa, tornando-se um chef, interpretando os super-heróis, o Detetive e muitos mais. Com as experiências que veem ao seu redor e as observações que fazem, as crianças podem entrar em mundos imaginativos para entender sua realidade e aprender como se comunicar com as pessoas ao seu redor. Eles também podem aprender como se comportar e praticar suas habilidades sociais. É simplesmente sobre o que o olho pode ver, o ouvido pode ouvir, o que eles sentem com seu tato, paladar e olfato que o jogo imaginativo lhes proporciona. Ao todo, as crianças aprendem habilidades práticas para a vida e compartilham com outras pessoas.

5. Narrativa

As crianças adoram histórias e contar histórias é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades imaginativas. Quando ouvem uma história, sua imaginação amadurece e isso se expressa por meio de seu comportamento. De acordo com Albert Einstein, “A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo. ” As crianças podem ter sua criatividade fortalecida, melhorar seu processo de pensamento, construir sua confiança para ir além dos fatos comuns e básicos, pensar o inimaginável e fornecer soluções para uma miríade de questões de combustível vital e ideias inovadoras.

A imaginação é uma habilidade poderosa que pode levar as crianças a qualquer lugar e a qualquer hora. Contação de histórias Dê a eles a oportunidade de pensar, criar e utilizar sua imaginação em todo o seu potencial. É uma centelha para o pensamento criativo e uma criatividade inspiradora.

6. Atividades ao ar livre

As crianças adoram o ar livre e a natureza tem atividades maravilhosas que as crianças podem usar para despertar sua imaginação. Outdoor inspirou a imaginação de alguns dos melhores artistas do mundo e as crianças podem explorar e brincar usando folhas naturais, galhos, plantas e flores para projetos de arte, jogos de balões de água, bambolês e corrida de pesca, caça ao tesouro e coleções, assar tortas de lama e muffins, coleções de itens naturais durante um passeio e podem ser usadas para criar um artesanato e assim por diante. Eles podem imaginar histórias em torno dos itens coletados e brincar com eles.

7. Atividades de vestir

As crianças ficam fascinadas com os diferentes estilos de vestimenta e adoram se envolver nisso. Eles podem se vestir e imaginar que pertencem a uma profissão como professores, advogados, chefs, jornalistas, médicos, engenheiros, estrelas de cinema, músicos, pilotos, CEOs e até mesmo pais. Esta atividade coloca as crianças no lugar de outras pessoas com suas roupas, óculos e bolsas de aparência engraçada, e outros itens de vestir. Este ato ajuda seu pensamento criativo e permite que eles entendam as atitudes de outras pessoas.


Comentários