Publicação

Windows 11 pode melhorar o desempenho do Intel Alder Lake

foto de
William Mendes CONTEÚDO EM DESTAQUE

O Windows 11 está sendo planejado como uma atualização gratuita para o Windows 10 em algum momento no futuro. Porém, a nova versão do sistema operacional parece ser mais do que apenas uma reforma da versão anterior.

A Intel planeja lançar sua primeira CPU de arquitetura “bigSMALL”, Alder Lake, ainda este ano, que oferecerá suporte a um novo escalonador que pode melhorar o desempenho de Alder Lake e de outros processadores baseados neste design de núcleo.

Os primeiros testes usando um Windows 11 ISO vazado e um Lakefield Core i7-L16G7 mostraram que a CPU Intel Alder Lake obteve um aumento potencial de 5%.

O portal HotHardware foi o primeiro a se deparar com isso, relatando as melhorias em um artigo publicado a alguns meses.

Isso pode significar que os próximos processadores Alder Lake da Intel terão um aumento semelhante no desempenho, visto que a nova atualização do Microsoft Windows é feita para designs de arquitetura “bigSMALL”.

O Alder Lake é o mais cotado para estar na vanguarda com DDR5 e PCIe 5.0. Graças aos aumentos potenciais no desempenho por meio do Windows 11, a Intel poderia, em teoria, diminuir a diferença de desempenho em relação aos processadores AMD.

Graças a intel o Windows 11 pode finalmente valer a pena a atualização

Muitos ficaram surpresos quando a Microsoft anunciou o Windows 11 em um evento no início deste ano. Alguns usuários mais curiosos já estão até mesmo utilizando o sistema mesmo ainda não estando disponível em algumas regiões.

Se você também deseja dar uma conferida no novo SO da Microsoft obtenha as melhores VPNs para Windows e veja por conta própria que o Windows 11 tem a oferecer.

Apesar das novidades, o Windows 10 está longe de ser perfeito, mas ainda é um sistema operacional perfeitamente funcional. O anúncio da Microsoft sobre o próximo SO não foi impressionante no início a ponto de valer a pena a atualização.

Para muitos, o Windows 11 parecia ser apenas o Windows 10, com alguns ajustes na interface.

No entanto, com essa notícia é possível ter uma ideia dos aspectos mais interessantes e inovadores do Windows 11 e permite que você considere seriamente a atualização.

No último Architecture Day, a Intel trabalhou com a Microsoft para mostrar como o Windows 11 pode aproveitar ao máximo os futuros processadores Alder Lake.

As CPUs Alder Lake consistem em uma “arquitetura híbrida de desempenho” que utiliza os núcleos de desempenho dependendo da tarefa que você está executando.

Trabalhando juntos para entregar mais desempenho

Para que a “Arquitetura Híbrida de Desempenho” do Alder Lake funcione, é preciso saber quais tarefas seu PC está usando; é aí que entra o Windows 11.

A Microsoft está trabalhando em estreita colaboração com a Intel por meio do desenvolvimento do Windows 11 para otimizar sistemas operacionais futuros e aproveitar ao máximo a arquitetura híbrida de desempenho.

Isso inclui o uso de um novo recurso no Alder Lake chamado Thread Director. Esta nova tecnologia é uma solução combinada de hardware/software.

Tudo se resume a ter a funcionalidade certa para ajudar o sistema operacional a tomar decisões sobre onde colocar threads que exigem baixa latência vs threads que exigem alta eficiência, mas não são críticos em termos de tempo.

Isso pode melhorar o desempenho geral enquanto reduz o consumo de energia, estendendo a vida útil da bateria dos dispositivos.

Nas versões anteriores do Windows, o agendador tinha que se basear na análise dos programas por conta própria, inferindo os requisitos de desempenho de um thread, mas sem nenhuma compreensão real do que estava acontecendo.

O Windows 11 aproveita a nova tecnologia para entender diferentes modos de desempenho, conjuntos de instruções e também obtém dicas sobre quais threads têm uma taxa mais alta e quais valem a pena rebaixar se um thread de prioridade mais alta precisar do desempenho.

Uma experiência melhor para todos

Então, por que essa novidade é tão importante? O fato da Intel e da Microsoft trabalharem muito próximas significa que precisamos ver PCs no futuro baseados em Intel executando o Windows 11 e aproveitando ao máximo a arquitetura híbrida de desempenho de Alder Lake.

Isso é exatamente o que a Microsoft e a Intel precisam. Para a Microsoft, o Windows 11 é uma atualização valiosa, mostrando que é um salto muito mais inovador do que uma pequena atualização do Windows 10.

Para a Intel, uma nova gama de laptops e PCs baseados em hardware que executam o Windows 11, e oferecem desempenho superior e vida útil da bateria em comparação com os concorrentes, pode ajudar a recuperar parte da participação de mercado perdida para a AMD.

O melhor de tudo é que essa parceria deve ser mais benéfica para os consumidores. No futuro, os laptops e PCs serão muito mais eficientes graças a tecnologia inovadora.


Comentários