Publicação

8 razões pelas quais vídeos tem que fazer parte de ações de marketing digital

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

O futuro, quando nos referimos a vídeos e marketing, já chegou. Estes últimos anos tem sido notórios no que diz respeito a vídeos para profissionais de marketing e empresas. Segundo uma pequisa realizada pela Wyzowl, 63% das grandes empresas já utilizam materiais em vídeo em redes sociais. E a utilização é das mais diversas possíveis, sendo em anúncios, como publicações nos perfis sociais das empresas e principalmente nos Stories. (Se tem dúvidas, veja este guia da Webtrends sobre tamanho de Stories).

Dessas, 82% das empresas, o marketing de vídeo se tornou fundamental para suas estratégias. Os vídeos ganharam muito destaque nos últimos anos e tem atingido patamares de importância que nem os céticos pensavam. Essa mudança é fundamentada por 83% das empresas que testemunham que Vídeo Marketing apresenta ROI superior a outras ações de Marketing Digital.

Não há dúvidas que trabalhar com vídeos suas ações de marketing pode te trazer excelentes resultados. Talvez você deve estar se perguntando neste momento se vale a pena migrar suas ações de marketing digital para vídeo e se possui recursos suficientes para começar a trabalhar vídeo como principal forma de comunicação com seu público.

A resposta é simples: sim, vale muito a pena. Não apenas porque todo mundo está fazendo, mas porque é uma das ferramentas de marketing digital que geram maior engajamento nas mídias sociais. Neste artigo veremos 8 razões para começar a trabalhar vídeos nas ações de marketing de sua empresa.

1. Vídeo aumenta vendas e conversões

Vídeos podem lhe render um resultado bem acima da média. Trabalhar com vídeo de vendas em páginas de produtos e serviços pode aumentar as conversões em 80%.

O vídeo também pode encaminhar pessoas direto as compras. Alguns estudos que fizemos na Webtrends indicaram que 74% dos usuários que viram vídeos posteriormente optaram por comprar os produtos. Se sua empresa não tinha cogitado trabalhar com vídeos em suas campanhas de marketing, é melhor adotar esta estratégia agora antes que seu concorrente te deixe para trás.

Se analisar com cuidado, notará que a eficácia dos vídeos não são tão surpreendentes. Afinal de contas, a visão é de longe o nosso sentido mais predominante. A maioria das informações transmitidas ao nosso cérebro através de nossos sentidos é visual. Portanto, se as fotos normalmente conseguem ampliar enormemente o envolvimento, agora imagine o que os vídeos podem contribuir com o negócio de sua empresa.

2. Vídeos são sinônimos de um ótimo ROI

Para dar ainda mais o tom dessa modalidade, 83% das empresas mencionam que os vídeos fornecem um bom retorno do investimento. Apesar da criação dos vídeos não serem o tipo de material mais simples e barato, compensam muito. Além disto, algumas ferramentas para edição de vídeo on-line estão melhorando constantemente e tornando-se acessíveis. E até o seu smartphone já pode produzir vídeos de boa qualidade.

3. Vídeo cria confiança

Confiança é uma palavra fundamental quando falamos de vendas e conversões. Mas conseguir conquistar a confiança deve ser uma meta por si só. O conceito do marketing de conteúdo é baseado na confiança e na criação de relacionamentos de longo prazo. Pare de vender e deixe que as pessoas o procurem, fornecendo informações interessantes e úteis.

A nova era exige um foco na ignição, não apenas no conteúdo, na confiança, não apenas no tráfego, e nas pessoas de elite de seu público que estão divulgando e defendendo seu conteúdo.

O vídeo é capaz de tudo. O conteúdo dos vídeos provavelmente nos envolverão e inflamarão emoções. E se estamos a falar de pessoas de elite, os YouTubers se tornaram a figura de mídia social mais poderosa para promover sua marca. Então, se a sua empresa trata com seriedade o Marketing de conteúdo, também deve levar a sério os vídeo.

4. Google prioriza conteúdos em vídeo

Conteúdos em vídeo muitas vezes podem aumentar o tempo que os visitantes passam no site de sua empresa. Assim, uma exposição mais longa cria confiança e sinaliza aos mecanismos de pesquisa que seu site possui conteúdo de qualidade. O Moovly nos fornece pesquisas bastante interessantes: seu site possui 53 vezes mais chances de conquistar a primeira posição se possuir um vídeo incorporado dentro do conteúdo. O Youtube é uma empresa que pertence ao Google e é notório que o Google adora vídeos do Youtube incorporados a conteúdos. Essa sem dúvidas deve ser a principal recomendação de qualquer agência de link Building ou de SEO. Isso também é reforçado pelos hábitos dos usuários, que na maioria dos casos preferem materiais em vídeo.

Visite: Comprar Links de qualidade.

5. Apelações em vídeo para usuários móveis

Vídeos e dispositivos móveis caminham juntos. 90% dos consumidores assistem a vídeos no celular. Desde o terceiro trimestre de 2013, as visualizações de vídeos para dispositivos móveis cresceram mais de 1233%. O YouTube relata que o consumo de vídeo para dispositivos móveis aumenta 100% a cada ano. Como as pessoas gostam de assistir a vídeos em movimento e o número de usuários de smartphones está crescendo, seu público-alvo de vídeo está ficando cada vez maior.

Além disso, o Google nos diz que os usuários de smartphones têm duas vezes mais chances do que os telespectadores e 1,4 vezes mais que os visualizadores de computadores de sentir uma conexão pessoal com as marcas que mostram conteúdo de vídeo ou anúncios em seus dispositivos.

O crescimento do vídeo para dispositivos móveis significa que as marcas precisam ser sensíveis à experiência pessoal que as pessoas têm em seus smartphones. Por exemplo, ofereça a eles uma escolha melhor no conteúdo de vídeo que eles consomem.

6. Marketing de vídeo pode explicar tudo

Estas a lançar um novo serviço ou produto? Crie um vídeo para mostrar como funciona. 98% dos usuários dizem que assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço. É por isso que 45% das empresas que usam o marketing de vídeo disseram ter um vídeo explicativo em sua página inicial. Dessas empresas, 83% disseram que o vídeo explicativo da página inicial era eficaz.

Tentando explicar um conceito difícil? Crie vídeos animados. A animação pode dar vida a conceitos que nenhum texto ou vídeo ao vivo pode. Além disso, cabeças chatas e chatas não são mais suficientes para romper a desordem. Os vídeos animados são uma combinação perfeita de entretenimento, nostalgia e simplicidade. E eles trabalham.

Certifique-se de usar um processo que obtenha resultados.

7. O vídeo envolve até os compradores mais preguiçosos

O vídeo é uma ótima ferramenta para aprender, mas também é super fácil de consumir. A vida de hoje é muito ocupada para ter tempo para ler longas descrições de produtos ou aprofundar os serviços. O cliente moderno quer ver o produto em ação. A preferência por vídeo é uma das forças motrizes mais importantes do uso de vídeo no seu marketing de conteúdo.

O marketing de vídeo pode capturar um grande público e funciona em vários níveis. Até os mais preguiçosos. Certifique-se de direcionar não apenas aos olhos, mas também aos ouvidos de seus potenciais consumidores. Você terá um diferencial enorme!

8. Vídeo incentiva compartilhamentos sociais

No 8º Relatório anual da indústria de marketing de mídia social, Michael Stelzner afirmou que 60% dos profissionais de marketing social usavam conteúdo de vídeo em 2017 e 73% do total de entrevistados planejavam usá-lo em 2018. E com certeza o fizeram.

As redes sociais também incentivam o conteúdo de vídeo com seus novos recursos. O Facebook lançou o 3600 Video, Live Video e Lifestage (um aplicativo centrado em vídeo para adolescentes) há algum tempo atrás. O Instagram já há algum tempo colocou vídeos de 60 segundos e Stories no Instagram. E o YouTube é a segunda rede social mais popular do mundo.

No entanto, em um contexto de mídia social, os profissionais de marketing de vídeo devem lembrar que as pessoas compartilham emoções, não fatos. 76% dos usuários dizem que compartilhariam um vídeo com marca com seus amigos se fosse divertido. Então, crie vídeos divertidos e divertidos para incentivar compartilhamentos sociais. As emoções não são exatamente o ROI, mas os compartilhamentos sociais podem aumentar o tráfego do seu site e você pode levá-lo a partir daí.

Dica bônus 1: maravilhas do trabalho com anúncios em vídeo

Ouça isto: a taxa média de cliques dos anúncios em vídeo é de 1,84%. Essa é a CTR mais alta de todos os formatos de anúncio digital! E para um anúncio em vídeo do YouTube não ignorável de 15 segundos, a taxa de conclusão é de 92% . Para anúncios em vídeo ignoráveis, a taxa é de 9%.

Os anúncios em vídeo também são altamente eficazes nas plataformas de mídia social. O Facebook, batizado com a Nielsen, projetou o valor dos anúncios em vídeo em sua plataforma. Eles descobriram que 74% do total da recuperação de anúncios já pode ser alcançado nos primeiros 10 segundos do vídeo. Portanto, lute contra a cegueira dos banners criando anúncios em vídeo.

Dica bônus 2: o vídeo está agitando campanhas por email

Quando você já estiver criando vídeos, incorpore-os em suas campanhas de email marketing. Um e-mail introdutório que inclui um vídeo recebe um aumento na taxa de cliques em 96%! Essa é uma ótima maneira de se destacar da concorrência e transmitir sua mensagem.

11 principais tendências de vídeo

1. A maioria dos consumidores prefere o conteúdo de vídeo à leitura. A preferência do consumidor levará à explosão de vídeo no marketing de conteúdo. O vídeo será usado mais para conversão e geração de leads. Muitos compradores em potencial não querem conversar com vendedores. É aqui que o vídeo pode influenciar as vendas em etapas posteriores.

A popularidade do vídeo também significa que mais conteúdo na parte superior do funil deve estar no formato de vídeo. No B2C, é quase óbvio. Mas as pessoas B2B também são pessoas. É mais provável que o conteúdo de vídeo mantenha o público na zona de conforto, e eles não se envolverão no pensamento crítico. O estado mental do piloto automático deve levar a um pensamento menos crítico, menos atrito e mais conversões.

2. A qualidade do conteúdo é muito importante, mas a qualidade da produção não é tão importante. A qualidade da produção e os aspectos técnicos devem ser bons. Melhor qualidade de produção está correlacionada com mais confiança, mas não pode compensar a falta de substância. Portanto, vídeos do Facebook Live, gravações de seminários on-line e outros materiais de vídeo com qualidade de produção suficientemente boa funcionarão enquanto o conteúdo em si for atraente.

3. A aceitação de uma qualidade de produção suficientemente boa levará a uma enorme quantidade de conteúdo de vídeo criado ad-hoc em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

4. Isso levará as marcas a começar a pensar estrategicamente sobre o vídeo. Como diferentes formatos e canais de vídeo podem se apoiar. Como criar conteúdo de vídeo fundamental que pode ser atomizado, expandido e combinado com outros formatos de conteúdo. Encontrar maneiras de obter o máximo de quilometragem de seus vídeos.

5. Contar histórias será mais importante do que nunca. As pessoas podem ler uma lista de fatos ou instruções em um artigo, mas apresentar isso em um vídeo, e você perderá seu público. O fluxo da apresentação e a conexão emocional com o espectador vão criar ou interromper um vídeo.

6. Teste em marketing de vídeo. Não há regras básicas definidas. Quando as marcas estão descobrindo sua abordagem ao vídeo, muitas experiências precisam ocorrer. Versões longas vs. versões curtas em diferentes canais. Animação, cabeças falantes, atores e outros. Como apresentar apresentações, ganchos e frases de chamariz no vídeo.

7. Os vídeos precisam ser otimizados para plataformas específicas e diferentes casos de uso. Por exemplo, às vezes precisamos ver vídeos sem som. Legendas ou texto na tela que transmitem a mensagem quando não há som. As pesquisas com anúncios de TV mostram melhor recuperação de mensagens quando o anúncio tem as mesmas legendas no idioma.

8. As transmissões de vídeo ao vivo se tornarão uma parte importante do conteúdo do vídeo. Em seu formato original ao vivo e promovendo o material gravado após o evento. Trazer eventos ao vivo para o público, realizar uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, entrevistas com influenciadores ajudam a envolver e criar reconhecimento da marca.

9. Vídeo = Youtube. O Facebook tentará obter a liderança em vídeo do Youtube. O YouTube é um ótimo lugar para criadores e marcas independentes de conteúdo criarem seus seguidores. A monetização tem uma solução clara no Youtube e não no Facebook. O Facebook precisa encontrar uma maneira de trazer grandes estrelas do YouTube para sua plataforma.

10. Os vídeos também serão usados em vendas e suporte pessoais. Isso pode ser feito de duas maneiras. A primeira e a opção mais escalável é usar clipes pré-gravados com pessoal de vendas ou suporte. A segunda opção é gravar mensagens curtas para necessidades específicas, para que os clientes (potenciais) possam assisti-las em um momento conveniente.

11. O ROI do marketing de vídeo. O conteúdo do vídeo no topo do funil pode ser difícil de medir, mas mais vídeos serão usados no processo de vendas mais próximo da conversão real. O vídeo acelera os ciclos de vendas, pois os clientes em potencial pensam menos e agem mais cedo.

Conclusão

A publicidade em vídeo está se tornando cada vez mais acessível e difundida. A adoção de vídeos cresce em parte devido aos avanços da tecnologia, mas também porque é fácil se espalhar pelo mundo. Fazer vídeos de marketing para o seu negócio requer criatividade e conhecimento da psicologia humana. O coquetel desses componentes permite criar verdadeiros milagres de publicidade a um custo mínimo.

A publicidade em vídeo criativa, carregada emocionalmente, pode ser espalhada na Internet em questão de dias, obtendo milhões de visualizações. E esse é o objetivo do marketing de vídeo: o único criativo sobrevive!

Comentários