Publicação

Mulheres nos Jogos

foto de
Tatiane Rosa

Especialistas em Women in Games com uma perspectiva feminista, diversificada e ambiental

No mundo dos videogames, nem tudo precisa ser lutar, matar e destruir. Existem criadores focados em encontrar outra forma de contar situações e até mesmo vivenciar emoções. Assim como um livro, uma série ou um filme, os videogames podem ser ferramentas muito úteis para nos ensinar a pensar de forma diferente. Agora , como encontrar jogos que dão outra perspectiva da realidade com um olhar feminino? Perguntamos aos especialistas do Women in Games .

Women in Games é um grupo de ativistas feministas que trabalha de vários países ao redor do mundo em diferentes níveis da indústria de videogames. Para quem integra este grupo, o objetivo é incorporar a diversidade e novas perspectivas num universo repleto de homens através da divulgação de programas de mentoria, formação e trabalho mas também através da criação e divulgação de projetos que demonstrem que outros tipos de jogos são possíveis.

Neste artigo, representantes da sede argentina da organização recomendam 5 plataformas de videogame que são especialmente valorizadas no mundo do ativismo narrativo de videogame . Esses jogos focam a realidade de uma forma diferente e nos permitem aprender atitudes e desenvolver a sensibilidade de outra forma. Conheça-os  Aqui!


Mulheres na indústria de jogos : os números

Women in Games é uma organização sem fins lucrativos fundada na Europa em 2009. Naquela época, segundo dados da organização, as mulheres representavam apenas 6% da força de trabalho na indústria de jogos . Doze anos depois, as coisas começam a mudar.

- De acordo com a Statista International Statistics Agency , as mulheres representam apenas 18% da média global de trabalhadores na indústria de videogames em 2022 .

- Embora 50% dos que jogam e- sports sejam mulheres, o número de jogadores que se atrevem a competir é de apenas 5%.

- Enquanto isso, a ocupação feminina em posições de poder na indústria do design de videogamesé de apenas 6%, segundo dados coincidentes com os da MediaCom.

Basta olhar os números para entender que, embora as coisas tenham melhorado, ainda há um longo caminho a percorrer para ter uma representação igualitária das mulheres no setor . Para tornar esse caminho mais curto, ou pelo menos mais fácil e interessante, foi criado o Women in Games .

As mulheres são mais relutantes em ingressar no universo da Engenharia de Software por medo de maus-tratos, abusos e discriminação de gênero.



Comentários