Publicação

Realidade Virtual, Aumentada e Estendida

Os avanços tecnológicos prometem mudar a maneira como o ser humano se relaciona com o mundo. Segundo a consultoria PwC, algumas tecnologias emergentes são consideradas essenciais para o futuro tanto dos negócios quanto das relações pessoais, consequentemente.

Entre elas, temos a realidade virtual, aumentada e estendida. Você sabia que algumas marcas já oferecem smart TV com algumas funcionalidades relacionadas com as tecnologias? Afinal, tudo indica que esse será o futuro e as pessoas precisam estar preparadas para ele.

Entenda o que é cada uma dessas tecnologias e como elas irão moldar alguns comportamentos.

O que é a Realidade Virtual

A realidade virtual (VR, de virtual reality), como o próprio nome sugere, é uma realidade criada virtualmente. É um espaço digital que aceita e entende a interação com a realidade de fato. A tecnologia ficou muito conhecida a partir da criação dos jogos de realidade virtual, em que se usam óculos especiais e dispositivos que conseguem entender os movimentos do indivíduo no mundo real e replicá-los no virtual.

A realidade virtual é uma versão da realidade que não acontece no mundo físico. A tecnologia pode parecer ficção científica, mas já é utilizada em muitos negócios, principalmente para treinamentos e eventos a distância.

Além disso, com a criação do Metaverso, do Meta (antigo Facebook), é possível que seu uso se torne ainda mais comum, já que o metaverso é um espaço digital de interação. Por isso, a realidade virtual está entre as principais tendências de negócios e de sociedade também.

O que é Realidade Aumentada

Assim como a VR, a realidade aumentada (AR, de augmented reality) também leva a uma interação entre mundo real e virtual, mas de maneira diferente. Nesse caso, o intuito é utilizar a tecnologia para “aumentar” a realidade, ou seja, adicionar funcionalidades a ela.

Parece complexo, mas muitos gadgets utilizados como realidade aumentada já são bem conhecidos. Os QR Codes, por exemplo, são considerados um tipo de AR, pois levam a uma interação entre mundo real e virtual ao permitir essa conexão.

Outro exemplo são jogos como Pokemon Go, que usam o espaço real (pelo GPS) e a tecnologia (celular) para levar a uma interação. Aplicativos que permitem que a pessoa “experimente” um móvel ou uma cor de parede em sua casa pelo celular (como se fosse um filtro de rede social) também são exemplos dessa tecnologia. O usuário está vivendo no mundo real, mas ele tem muito mais detalhes com a ajuda do digital.

Algumas smart TVs também estão aprimorando suas tecnologias e telas para que seja possível aproveitar conteúdos feitos em realidade aumentada da melhor maneira possível.

Um exemplo é oferecer para que a pessoa transforme a imagem em 3D na hora nas TVS que oferecem o formato, considerando que no futuro serão feitos muitos mais conteúdos nesse estilo.

O que é Realidade Estendida

A realidade estendida nada mais é do que o nome dado à união dos dois conceitos anteriores. É quando a realidade aumentada se une à realidade virtual. O que espera-se no futuro é que as pessoas realmente vivam entre a realidade, a aumentada e a virtual, vide o aumento da relação entre as pessoas e a tecnologia.

Hoje, por exemplo, é muito comum que as pessoas usem seus celulares para interagirem com o mundo, mesmo que de maneira mais simples, utilizando fotos, filtros (que são um tipo de AR) e vídeos que representam a realidade.

Isso, segundo as consultorias e tendências, vai aumentar cada vez mais, tornando a realidade real em algo estendido de fato, considerando todas as tecnologias que existirão ao seu redor.

Como essas tecnologias prometem mudar nossa relação com o mundo

Esses três tipos de tecnologia são consideradas emergentes, pois ainda serão muito utilizadas no futuro. Vale lembrar que uma parte dos avanços tecnológicos muitas vezes chegam primeiro ao mundo dos negócios e só depois no dia a dia das pessoas.

Como foi visto, a AR e VR são exemplos disso, uma vez que já são utilizadas para objetivos comerciais e industriais. O galpão da Amazon, por exemplo, é conhecido por usar a realidade aumentada para melhorar os processos.

A realidade virtual é muito utilizada para treinamentos em indústrias ou profissões de risco, como quem trabalha em plataformas de petróleo, mergulhadores de salvamento, astronautas, pilotos de corrida e outros usos mais simples.

Ou seja, o uso dessas tecnologias já é comum em alguns setores, mas a promessa é chegar ao dia a dia das pessoas, com o intuito de mudar a interação entre ser humano, mundo digital e mundo real. Viver em uma realidade estendida, com muitos detalhes virtuais acrescentados ao seu dia, é considerado algo cada vez mais próximo.


Comentários