Publicação

7 dicas para iniciar sua carreira de designer gráfico freelancer

Começando sua carreira como designer gráfico freelancer? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a iniciar sua carreira de design gráfico freelancer com sucesso.

É desafiador iniciar uma carreira freelancer, especialmente no espaço de design gráfico. Você provavelmente enfrentará forte concorrência e clientes exigentes, ou provavelmente nem vai saber por onde começar.

Então, se você está planejando seguir sua paixão, aqui estão algumas dicas para você começar.


1. Não pule os primeiros passos

Embora isso se aplique a qualquer nova carreira em geral, você deve ser mais sábio ao começar como designer gráfico freelancer, especialmente se estiver em transição do mundo corporativo. Isso porque ser funcionário é um mundo totalmente diferente de ser um freelancer.

Enquanto você tem um fluxo constante de renda e benefícios quando está em seu emprego das 9 às 5, a indústria de freelancers não oferece nenhum. Em vez disso, seu salário dependerá dos projetos que você assumir no mês e você terá que pagar seus benefícios do próprio bolso.

Portanto, antes de começar, verifique se você tem dinheiro suficiente em suas economias. Mesmo que as coisas não aconteçam do jeito que você imagina imediatamente, você pode viver sem se preocupar com sua sobrevivência.


2. Construa um portfólio diversificado


Se você vai pedir às pessoas que paguem por seus serviços, você tem que garantir que tem algo para mostrar. Há também um milhão de projetos possíveis por aí, então é melhor construir um portfólio diversificado que mostre suas principais habilidades.

Seu portfólio mostrará ao cliente sua qualidade de trabalho, estilo e o que sabe fazer. Além disso, construir seu portfólio como designer gráfico melhorará sua produção, especialmente à medida que você fizer mais criações.


3. Anuncie-se nas mídias sociais

Não se esqueça de colocar seu portfólio em um espaço público. Pode ser através do Facebook ou Instagram, ou você pode publicá-los em plataformas de arte especializadas como Deviant Art ou Pixiv. Uma galeria com curadoria de seus melhores trabalhos é a melhor maneira de se anunciar, pois eles falam muito sobre o que você pode fazer.

Você também pode postar vídeos curtos de como você faz suas criações no TikTok ou no Reels. Muitas pessoas estão interessadas em ver seu processo e o resultado final que você produz. Ao reunir o maior número possível de seguidores, você mostra seu trabalho para mais clientes possíveis.


4. Encontre clientes em plataformas freelancer


Além disso, pode haver pessoas em sua rede que precisam ou precisarão de um designer gráfico. Ao se tornar conhecido em seu espaço como designer gráfico, você será uma das primeiras pessoas em quem eles pensarão quando precisarem.

Quando você não sabe por onde começar a procurar clientes, o melhor ponto de partida é encontrá-los onde eles estão. Podem ser plataformas de freelancer como Upwork, Workana ou Fiverr, mas também podem ser plataformas de redes profissionais como o LinkedIn.

Seja qual for a plataforma escolhida, você deve garantir que seu perfil esteja configurado corretamente. E você também deve considerar que está competindo contra centenas, senão milhares, de colegas designers gráficos freelancers e agências.

Você também deve participar de grupos de designers gráficos nas plataformas de mídia social em que está. Dessa forma, você pode se expor a colegas freelancers. 

5. Seja um comunicador profissional

Quando você está administrando seu próprio negócio, você deve se comunicar profissionalmente. Isso significa que você deve saber como falar efetivamente com seus clientes – garantindo que tudo esteja claro. 

É importante também responder às mensagens e consultas dentro de 24 horas de um dia útil. Afinal, seus possíveis clientes também são limitados no tempo e provavelmente também estão em contato com outros freelancers. Então, se você quiser colocar esse projeto na bolsa, responda a tempo.


6. Sob Promessa, Acima de Entrega

Ninguém quer passar pela frustração. Então, quando você estiver trabalhando com um cliente, é melhor definir metas que você sabe que estão dentro de suas possibilidades, além de alguma margem de manobra para o inesperado. Por exemplo, se um projeto de design gráfico levar três dias, diga ao cliente que levará cinco dias. Ou, se você puder aceitar cinco revisões, diga ao cliente que você fará apenas três.

Dessa forma, quando você terminar mais cedo, tipo dois dias, seus clientes ficarão agradavelmente surpresos. Ou, quando seu cliente pede uma pequena revisão, mas pela quarta vez, você ainda pode fazê-lo de graça sem ter sentimentos ruins do cliente.

Quando você vai além, você deixará uma possível impressão com seu cliente, mantendo assim a porta aberta para novos negócios. Além disso, eles podem até encaminhá-lo para seus amigos e associados, dando-lhe acesso a uma base de clientes mais ampla.


7. Tenha uma carga de trabalho razoável

Um dos erros que muitos novos freelancers cometem é assumir muitos projetos. Quando você finalmente consegue clientes, pode sentir que pode fazer tudo e acabar com prazos muito próximos uns dos outros.

Quando isso acontecer, você terá que apressar o trabalho que está fazendo, o que pode levar a um trabalho abaixo da média, prazos perdidos e clientes insatisfeitos. Você deve sempre adicionar uma margem de segurança aos seus prazos, garantindo que você não tenha problemas.

Comece sua carreira de designer gráfico freelancer


Muitos fizeram carreiras de sucesso como freelancer.Talvez seja hora de você encontrar o seu sucesso também. Você não precisa de experiência como freelancer online para começar; afinal, todos nós temos que começar de algum lugar. No entanto, é ótimo ter um guia para ajudá-lo a dar o primeiro passo. Veja - Como começar como Designer Gráfico.

Comentários