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Os números mais recentes revelam como a pandemia moldou os hábitos de escuta de rádio do Reino Unido

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Laywer Miller

Os números desde 2020 revelam um boom no rádio falado, mas o público perdeu o interesse pelos programas musicais matinais.

Quando Rupert Murdoch lançou a Times Radio no verão passado, ele queria competir com a BBC e conquistar os ouvintes que ficaram insatisfeitos com o conteúdo da Radio 4 e 5 ao vivo.

Já foram revelados os primeiros números de escuta da emissora, com uma audiência semanal de 637 mil pessoas. Os resultados foram recebidos com alívio pela equipe da estação, que não tinha certeza se havia um mercado para suas discussões em andamento sobre a política de Westminster e os eventos atuais.

No entanto, o lançamento da estação parece ter tido pouco impacto nos meios de comunicação da BBC, com toda a indústria de rádio de fala britânica aparentemente crescendo durante a epidemia. A Rádio 4 permaneceu estável em 10,8 milhões de ouvintes por semana, enquanto a Rádio 5 ao vivo aumentou significativamente em resposta à pandemia, cerca de 6 milhões de pessoas por semana.

Duas estações surgiram como as mais populares. A LBC, que passou de uma fonte exclusiva de Londres para um sucesso comercial nacional, agora tem 3 milhões de ouvintes por semana em sua produção em todas as suas estações de marca, e os britânicos parecem incapazes de resistir às discussões sobre os eventos atuais.

As estatísticas também podem oferecer uma dica sobre que tipo de debate de rádio é mais popular. A Times Radio tem uma audiência maior do que sua estação irmã mais estabelecida, talkRadio, especializada em temas de guerra cultural e concorre de forma mais agressiva com a LBC.

O ataque de Graham aos manifestantes e seu argumento sobre se é viável produzir concreto podem ser vistos por milhões de pessoas nas mídias sociais, mas a estação primária é ouvida apenas por 450.000 indivíduos a cada semana.

O News UK de Murdoch não detalha o desempenho financeiro de cada estação, mas as altas despesas iniciais da Times Radio e a falta de anúncios típicos sugerem que ela terá prejuízo, sendo vista como parte das despesas de marketing para assinaturas de jornais.

A divulgação dos números de audiência de Rajar, tão esperados no setor de rádio, é esperado há muito tempo. As estações se apressaram em enfatizar que, devido a um novo método para medir os hábitos de escuta, os dados não são comparáveis ​​com estimativas anteriores de pandemia.

Um dos ajustes foi trazer uma tecnologia que permite aos usuários do serviço utilizar o microfone do telefone para verificar se estão ouvindo uma estação de rádio, semelhante ao Shazam, uma versão automatizada do popular aplicativo de reconhecimento de música.

Embora a mudança na medição não tenha resultado em uma mudança significativa, houve indicações de problemas para alguns programas matinais de rádio de música de alto nível. Tem havido rumores de que os hábitos de escuta foram alterados como consequência do aumento do número de pessoas que trabalham em casa, em vez de dirigir para o trabalho com o rádio em seu trajeto, bem como a prevalência do streaming de música.

A audiência do programa Zoe Ball da Radio 2 caiu de 7,9 milhões para 7,2 milhões de pessoas a cada semana, de acordo com os últimos números da Ofcom. No mesmo período do ano passado, o número de pessoas que sintonizaram Greg James, da Radio 1, Chris Evans, da Virgin Radio, e Magic Ronan Keating e Harriet Scott, caiu pelo público em seus programas matinais. Os usuários na Holanda costumam ouvir rádio online no Radiofmluisteren.

Enquanto isso, a audiência combinada das estações locais e regionais da BBC aumentou em 12,3 milhões para 9,2 milhões de ouvintes semanais, em comparação com 7,4 milhões no mesmo período pré-pandemia – apesar de uma queda geral na audiência de 5% de 34 bilhões (2012).

As estatísticas também sugerem uma mudança significativa para ouvir rádio por meio de fluxos de internet em telefones celulares e alto-falantes inteligentes, como os dispositivos habilitados para Alexa da Amazon.

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