Publicação

Como se tornar um desenvolvedor da Web em 2023

foto de
Criação de site Marketing Digital CONTEÚDO EM DESTAQUE

A tecnologia desempenha um papel enorme em nossas vidas diárias, desde os aplicativos mais simples até as invenções mais inovadoras.

Cada site ou software que encontramos foi construído por um desenvolvedor, mas o que exatamente é desenvolvimento web e o que eles fazem?

Tudo isso será respondido neste guia de como se tornar um desenvolvedor web.

Para quem está de fora, pode parecer um campo complicado, confuso e um tanto inacessível. Portanto, para lançar alguma luz sobre esse setor fascinante, reunimos a introdução definitiva ao desenvolvimento da Web  profissão essa extremamente técnica que comprar um diploma não fara diferença sendo o que vale  é  o conhecimento portanto saiba mais  o que é necessário para se tornar um desenvolvedor da Web completo.

Neste guia, abordaremos os fundamentos do desenvolvimento da Web em detalhes e, em seguida, mostraremos as habilidades e ferramentas essenciais de que você precisará para entrar no setor. Se você decidir que o desenvolvimento web é para você, o próximo passo é começar a aprender essas habilidades essenciais, o que você pode fazer neste curso curto de codificação gratuito projetado para iniciantes .

Primeiro, porém, vamos dar uma olhada no setor de desenvolvimento web como está em 2023 e considerar se o desenvolvimento web é uma jogada de carreira inteligente - com foco particular no impacto da pandemia de Covid-19 e custo de crise viva.

Aqui está o que vamos cobrir:

Sinta-se à vontade para avançar usando o menu clicável. Vamos lá!

1. Agora é um bom momento para se tornar um desenvolvedor web? (atualização de 2023)

Antes de entrar em uma nova carreira, é importante considerar o caminho a seguir. Seu novo setor pode oferecer amplas oportunidades e estabilidade? Qual a probabilidade de você ser contratado depois de se formar no programa ou bootcamp escolhido?

Na esteira dos últimos dois anos, essas questões são mais importantes do que nunca. A pandemia de Covid-19 teve um grande impacto na economia e no mercado de trabalho.

Inicialmente, em 2020, a pandemia fez com que as contratações diminuíssem, à medida que os bloqueios globais entravam em vigor. No entanto, o lançamento da vacina e a recuperação econômica levaram a um aumento em 2021, com as contratações desacelerando apenas no final do ano, de acordo com um relatório da Glassdoor . No entanto, o relatório também aponta que 69% do déficit de empregos vem dos setores de lazer e hotelaria, educação e saúde, que são particularmente sensíveis à Covid.

Esta é mais uma indicação de que os trabalhadores estão gravitando em direção a setores e funções mais “à prova de Covid”, como tecnologia. Com isso em mente, vamos dar uma olhada no estado da indústria de desenvolvimento web em 2023.

Então… você deveria se tornar um desenvolvedor web em 2023?

Então, qual é o veredicto? Agora é um bom momento para se tornar um desenvolvedor web?

Olhando para o mercado de trabalho e o crescimento projetado do emprego, achamos que a resposta é bastante clara. Agora é um excelente momento para se tornar um desenvolvedor web!

Agora, mais do que nunca, a tecnologia é fundamental para a forma como trabalhamos, nos conectamos com entes queridos, acessamos serviços de saúde, fazemos compras... e a lista continua. Se você está pensando em se juntar a esta excitante indústria e construir a tecnologia do futuro, nós dizemos que vá em frente.

Além disso, a tecnologia acabou não sendo apenas “à prova de Covid”, mas também uma indústria bastante à prova de recessão .

Mas primeiro, vamos voltar ao básico. O que exatamente é desenvolvimento web e o que um desenvolvedor web realmente faz? Continue lendo para descobrir.

2. O que é desenvolvimento web?

O desenvolvimento da Web é o processo de construção de sites e aplicativos para a Internet ou para uma rede privada conhecida como intranet.

O desenvolvimento da Web não se preocupa com o design de um site; em vez disso, trata-se da codificação e da programação que alimentam a funcionalidade do site.

Das páginas da web mais simples e estáticas às plataformas e aplicativos de mídia social, dos sites de comércio eletrônico aos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) - todas as ferramentas que usamos diariamente via Internet foram criadas por desenvolvedores.

Se você quiser saber mais, confira nosso guia de visão geral do desenvolvimento da Web .

Desenvolvimento Web x Engenharia de Software

Um obstáculo para aqueles que se perguntam como se tornar um desenvolvedor da Web são todos os jargões e palavras da moda - inclusive para a função em si! Algumas pessoas se apresentam como engenheiros de software, outros desenvolvedores web e outros desenvolvedores de software! Existem grandes diferenças entre eles?

Embora geralmente os engenheiros de software tendam a trabalhar mais em sistemas operacionais e os desenvolvedores web em tecnologias baseadas na Internet, a realidade é um pouco diferente. Ambas as funções compartilham linguagens e tecnologias de programação e, como resultado, o termo usado pode depender do local, do setor e da empresa.

Tipos de desenvolvimento web

O desenvolvimento da Web pode ser dividido em três camadas: codificação do lado do cliente (front-end), codificação do lado do servidor (back-end) e tecnologia de banco de dados.

Vamos dar uma olhada em cada uma dessas camadas com mais detalhes.

Lado do cliente (Front-end)

O script do lado do cliente, ou desenvolvimento de front-end , refere-se a tudo o que o usuário final experimenta diretamente. O código do lado do cliente é executado em um navegador da Web e está diretamente relacionado ao que as pessoas veem quando visitam um site. Coisas como layout, fontes, cores, menus e formulários de contato são todos conduzidos pelo frontend.

Lado do servidor (back-end)

O script do lado do servidor, ou desenvolvimento de back -end , é tudo sobre o que acontece nos bastidores.

O back-end é essencialmente a parte de um site que o usuário realmente não vê. Ele é responsável por armazenar e organizar dados e garantir que tudo no lado do cliente funcione sem problemas. Ele faz isso se comunicando com o frontend.

Sempre que algo acontece no lado do cliente – digamos, um usuário preenche um formulário – o navegador envia uma solicitação para o lado do servidor. O lado do servidor “responde” com informações relevantes na forma de código frontend que o navegador pode interpretar e exibir.

tecnologia de banco de dados

Os sites também dependem da tecnologia de banco de dados. O banco de dados contém todos os arquivos e conteúdos necessários para o funcionamento de um site, armazenando-o de forma que seja fácil recuperá-lo, organizá-lo, editá-lo e salvá-lo. O banco de dados é executado em um servidor e a maioria dos sites geralmente usa alguma forma de sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS).

Para resumir: o front-end, o back-end e a tecnologia de banco de dados trabalham juntos para criar e executar um site ou aplicativo totalmente funcional, e essas três camadas formam a base do desenvolvimento da web.

A diferença entre desenvolvimento web e web design

Assim como na engenharia de software, você também pode ouvir os termos “desenvolvimento web” e “design web” usados ​​de forma intercambiável, mas são duas coisas muito diferentes.

Imagine um web designer e um desenvolvedor web trabalhando juntos para construir um carro: o desenvolvedor cuidaria de todos os componentes funcionais, como o motor, as rodas e as engrenagens, enquanto o designer seria responsável por ambos os aspectos visuais - como o carro aparência, o layout do painel, o design dos assentos - e para a experiência do usuário fornecida pelo carro, se é ou não uma direção suave.

Os web designers projetam a aparência e a aparência do site. Eles modelam o layout do site, garantindo que seja lógico, amigável e agradável de usar.

Eles consideram todos os diferentes elementos visuais, fazendo perguntas como:

  • Quais esquemas de cores e fontes serão usados?
  • Quais botões, menus suspensos e barras de rolagem devem ser incluídos e onde?
  • Com quais pontos de contato interativos o usuário interage para ir do ponto A ao B?

O web design também considera a arquitetura da informação do site, estabelecendo qual conteúdo será incluído e onde deve ser colocado.

Comentários