Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
CURSO

Curso Aprenda a programar Raspberry Pi construindo um Robô

Sobre o curso
0,00

Aprenda a programar a placa Raspberry Pi e construa projetos incríveis
  • Data de publicação: 16/09/2017
  • Idioma: Português (Brasil)
  • Plataforma: Udemy
Ver curso

Ementa do Curso

  • 12 Módulos
    1. Introdução a placa Raspberry Pi.
    2. Lista de recursos e materiais necessários para as aulas.
    3. Preparação para a instalação do sistema operacional Raspbian.
    4. Instalação do Sistema Operacional Raspbian.
    5. Acesso Remoto ao Raspberry Pi.
    6. Sistema Operacional Raspbian (Linux).
    7. Introdução a linguagem de programação Python.
    8. Montando o hardware do Robô 2WD kpacitor.
      1. Preparação e montagem das partes mecânicas do Kit Robô.
      2. Montagem das placas Raspberry Pi e Ponte H Dupla L298N.
      3. Montagem dos cabos de interligação entre as placas.
      4. Montagem das Baterias.
    9. Introdução ao software do Robô 2WD kpacitor
    10. Implementação do servidor Apache no Raspberry Pi
    11. Implementação  do software de controle usando o microframework Flask
    12. Implementação da interface de controle do Robô

Mais informações

O que aprenderei?

  • Aprenda a montar e configurar os hardware e software do Raspberry da forma correta.
  • Escolha os melhores materiais e kits para a montagem do Robô
  • Aprenda a usar as melhores ferramentas e softwares de apoio aos desenvolvimentos dos nossos projetos usando Raspberry.
  • Aprenda a usar o Linux e programar usando a linguagem Python
  • Aprenda a criar softwares usando o Microframework Flask
  • Aprenda a configuiar e usar o GPIO (Port de uso Geral usado para ler e acionar sinais externos) ex: Motores, Leds, Relés, etc..
A placa Raspberry Pi é uma das placas mais poderosas, difundidas e acessíveis utilizadas nos projetos de robótica, para aprendizado de programação, automação residencial, drones, impressoras 3D e muitas outras milhares de possibilidades.

Ela se destaca pelo seu alto poder de conectividade e capacidade de processamento, baixo custo e facilidade de programação.

Esse curso foi elaborado para todos aqueles que querem aprender a programar essa placa fantástica, sejam profissionais de engenharia, alunos de cursos técnicos e todas que têm como hobby criar projetos legais envolvendo programação.

Vamos aprender a programar a placa Raspberry Pi e usar o seu poderoso barramento de GPIO para controlar e ler sinais externos, recursos importantes para construir projetos de robótica, automação residencial, automação industrial, controle de hardware de impressoras 3D, ou seja, tudo que envolve o controle de sinais digitais.

O curso é dividido em 12 (doze) capítulos. Os primeiros capítulos são Introdutórios e permitem que os alunos consigam iniciar a operação da placa, partindo do zero, até seu funcionamento total. Aprenderemos a fazer o acesso remoto entre outras coisas muito importantes para programadores de Raspberry Pi. Vamos aprender passo a passo duas formas de acesso remoto, via SSH e também usando interface gráfica via  VNCViewer.

No capítulo 6 vamos estudar e aprender os conceitos essenciais para que os alunos possam usar o Linux, mesmo sem nunca ter tido nenhum contato com esse sistema operacional. Já no capítulo 7 vamos aprender os conceitos necessários para aprender a programar com a linguagem Python. 

O hardware do Robô é composto pelo Kit robótico, placas Raspberry e Ponte H L298N, cabos e baterias. Tudo será montado no capítulo 8, passo a passo, detalhadamente explicado para que mesmo aqueles que nunca tenham feito nada parecido, consigam resultados exatamente iguais aos propostos.

A implementação do Software do Robô será minuciosamente explicado, todos os códigos escritos serão disponibilizados nos materiais extras de cada aula, fazendo com que o aluno não encontre dificuldades em obter os resultados esperados.

As placas Raspberry Pi se mostram extremamente confiáveis, com alta performance e baixo custo, a melhor opção entre muitas disponíveis no mercado. Ela conta com uma comunidade que colabora mundialmente, produzindo conteúdo de código aberto, e muito bem documentados, disponíveis para qualquer um que queira usá-los.

A Raspberry Pi se mostra uma das melhores opções para o desenvolvimento de um dos maiores e mais promissores movimentos de tecnologia, " The Internet of Things " (A Internet das Coisas), que tem como principal objetivo integrar objetos físicos("coisas"), compostos por eletrônica embarcada, sensores e atuadores, que se comunicam em uma rede, coletando e trocando dados entre si, visando tornar mais fácil e ágil a vida de todos nós.

Segundo dados de estudos da CISCO (Novembro 2011) , estima-se que em 2020, 50 BILHÕES de dispositivos vão estar conectados. Nada mal aprender a usar o Raspberry Pi, uma das mais poderosas do mundo para construir dispositivos para esse tipo de aplicação.

Ver curso
foto de Elder Lucas Oliveira
Elder Lucas Oliveira
Instrutor com mais de 200 alunos de cursos online.

Qual a sua avaliação para este hangout?

foto de


AVALIAÇÕES

Ninguém avaliou este curso ainda. Seja o primeiro...