CURSO

Curso Gratuito Windows 10 Desenvolvimento para Principiantes

Sobre o curso
0,00

Curso gratuito com direito a certificado pela Microsoft Virtual Academy, com carga horária de 18 horas. Se você gostaria de criar aplicativos para Windows 10 na Plataforma Universal do Windows (UWP) e tem alguma experiência com C#, estas sessões são para você.
  • Data de publicação: 07/09/2017
  • Idioma: Português (Brasil)
  • Plataforma: Microsoft Virtual Academy
Ver curso

Ementa do Curso

  • 80 Módulos

    1 | Introdução

    Bob explica o propósito e o público a que se destina as aulas, o que esperar, como melhor aproveitar, que ferramentas são necessárias e os pré-requisitos para iniciar.

    2 | Criando seu Primeiro Aplicativo na Plataforma Universal do Windows

    Veja como criar interfaces do usuário utilizando Toolbox e o painel de designer especial do XAML. Acompanhe um evento e programe em C# em resposta ao evento.

    3 | Visão Geral sobre Tópicos Relacionados ao Desenvolvimento de Aplicativos na Plataforma Universal do Windows

    Com o aplicativo Hello World completo, Bob usa a experiência para apresentar muitos conceitos de alto nível que são úteis quando se desenvolve aplicativos maiores e mais interessantes.

    4 | O que é XAML?

    XAML é uma das primeiras linguagens usadas para criar interfaces de usuário para aplicativos para Windows 10. Bob demonstra o mais básico para programar em XAML, como se relaciona com XML e por que isso é importante.

    5 |Entendendo Conversores de Tipo

    Bob explica como um analisador XAML inteligente permite você criar interfaces muito mais fácil e sucintamente do que quando em C#, convertendo simples cadeias de caracteres em instâncias de objetos ou enums.

    6 | Entendendo Propriedades Padrões, Propriedades Complexas e Sintaxe do Elemento de Propriedade

    Aprenda como um analisador XAML inteligente permite você manter o seu XAML sucinto e organizado, inferindo muitos elementos e propriedades do seu uso.

    7 | Compreendendo esquemas XAML e declarações de namespace

    Bob aborda "o topo da página", onde as declarações namesmpace XAML são geradas, por padrão, em um template de página nova. Descubra como eles ajudam o produtor e o consumidor do XML a se comunicarem.

    8 | Layout XAML Layout com Grades

    Aprenda como criar definições de linhas e colunas e especificar como cada controle pode solicitar para ser inserido dentro de uma célula determinada na grade.

    9 | Layout XAML com StackPanel

    Explore o StackPanel, que permite com que você empilhe controles na vertical ou horizontal, e assista a Bob demonstrando o quão poderosa essa abordagem pode ser, usando alguns exemplos avançados.

    10 | Revisão Folha de Dicas: Controles de XAML e Layout

    Você se lembra de já ter assistido a um vídeo que explicava ou demonstrava um técnica de programação, mas que você não queria assistir novamente toda a série para encontrar o que buscava? Este vídeo de revisão de folha de dicas é para você.

    11 | Desafio do Layout Loovável

    Pronto para por em prática seus novos conhecimentos sobre grades? Tente completar o primeiro desafio. Estes desafios lhe ajudam a consolidar as informações novas e habilidades que aprendeu neste curso.

    12 | Desfaio do Layout Louvável: Solução

    Veja este vídeo para conferir uma solução possível para o Desafio do Layout Louvável.

    13 | Desafio de Layout Legendário

    Em seguida, você pode dar forma e moldar o XAML para produzir o layout deste desafio com o StackPanel?

    14 | Desafio do Layout Legendário: Solução

    Assista este vídeo para conferir uma solução possível para o Desafio do Layout Legendário.

    15 | Desafio do Layout Trabalhoso

    Portanto, você tem dois desafios a cumprir. O terceiro desafio requer que você utilize o Grid e o StackPanel em conjunto, como você realmente faria com aplicativos de verdade.

    16 | Desafio do Layout Trabalhoso: Solução

    Este é o vídeo com a solução (uma das possíveis) ao Desafio do Layout Trabalhoso

    17 | Layout XAML Layout com RelativePanel

    Aprenda sobre novos controles de layout no Windows 10 Explorar o RelativePanel, que lhe permite alinhar bordas de controles com outras bordas de controles ou com a janela em si.

    18 | Layout XAML com SplitPanel

    Dê uma olhada no controle do SplitPanel, que é um controle de layout que ajuda a implementar o estilo hambúrguer de navegação. Bob demonstra como mostrar e esconder e como permitir o usuário a espiar um ícone.

    19 | Trabalhando com Navegação

    Aprenda a usar as aulas de navegação na Plataforma Universal do Windows, e explores modos diferentes de exibir diferentes páginas para usuários e a passar dados de uma página para outra.

    20 | Controles XAML Comuns: Parte 1

    Existem muitos controles na Caixa de Ferramentas que ainda não utilizamos. Assista a este vídeo para explorar ferramentos para opções de entrada de usuário.

    21 | Implementando um Menu de Navegação Hambúrguer Simples

    Agora que entendemos omo utilizar o RelativePanel e o SplitPanel, e temos acessos a novos controles da Caixa de Ferramentas, podemos construir sistemas de navegação hambúrguer no estilo do "homem pobre".

    22 | Avaliação da Folha de Dicas: Windows 10 Layout Navegação Hambúrguer e Controles

    Você se lembra de ver um vídeo que explicava ou demonstrava a técnica em códigos, mas não quer assistir novamente toda a série de vídeos para encontrar novamente? Esse vídeo de avaliação da folha de dicas é para você.

    23 | Desafio do Paraíso de Hambúrguer

    Você viu Bob criar os elementos de um menu de navegação hambúrguer, painel de busca, botão de voltar, e mais. Agora é a sua vez! Você consegue construir um bom app hambúrguer?

    24 | Desafio do Paraíso de Hambúrguer Solução

    Assista a esse vídeo para ver uma possível solução para o Desafio do Paraíso de Hambúrguer

    25 | Controles XAML Comuns Parte 2

    Nessa segunda parte do tour pela Caixa de Ferramentas, aprenda sobre os controles de entrada de dados, barras e anéis de progresso e mais.

    26 | Trabalhando com o ScrollViewer

    Saiba os detalhes sobre como usar o ScrollViewer, e veja o que pode acontecer quando você trabalha com o StackPanel e o ScrollViewer juntos.

    27 | Canvas e Formas

    Veja como ordenar formas (e outros controles XAML) no índice Z em um plano 3D.

    28 | Estilos XAML

    Explore estilos, que nos permitem reunir configurações comuns para aplicar junto a muitos controles XAML em uma única página ou por todo o aplicativo. Dê um nome a eles e depois os aplique de maneira mais sucinta.

    29 | Temas XAML

    Como desenvolvedores, podemos utilizar cores no nosso aplicativo para fazer ele se parecer mais com os outros aplicativos. Explores cores, temas de alto contraste e mais.

    30 | Avaliação de Folha de Dicas: Controles, ScrollViewer, Canvas, Formas, Estilos, Temas

    Você se lembra de ter visto um vídeo que explicava ou demonstrava uma técnica em códigos, mas não quer assistir a toda a série de vídeos novamente para encontrá-la? Esse vídeo de avaliação de folha de dicas é para você.

    31 | Incríveis Soluções para Desafios de Estilos:

    Aceite este desafio para criar um estilo diferente para o aplicativo do Windows 10! O requisito básico é usar e reusar o máximo de estilos possíveis. Em quantos estilos você consegue pensar?

    32 |Incríveis Soluções para Desafios de Estilos: Parte 1: MainPage

    Assista a este vídeo para ver uma possível solução para o Desafio de Estilos Incríveis.

    33 | Solução para o Desafio de Estilos Incríveis: Parte 2: Navegação e DonutPage

    Assista a este segundo vídeo para ver uma outra possível solução para o Desafio de Estilos Incríveis.

    34 | Solução para o Desafio de Estilos Incríveis: Parte 3: CoffeePage

    Assista a este terceiro vídeo para uma outra possível solução para o Desafio de Estilos Incríveis.

    35 | Solução para o Desafio de Estilos Incríveis: Parte 4: SchedulePage

    Assista a este quarto vídeo para mais uma possível solução ao Desafio de Estilos Incríveis.

    36 | Solução para o Desafio de Estilos Incríveis: Parte 5: CompletePage

    Assista a este quinto e último vídeo para ver outra possível solução para o Desafio de Estilos Incríveis.

    37 | Utilizando o VisualStateManager para Criar Disparadores Adaptáveis

    Veja uma demonstração do bloco de construção básico necessário para criar layouts que sejam adaptáveis à resolução de tela na qual estão sendo exibidos.

    38 | Trabalhando com Layout Adaptável

    Utilizando disparadores adaptáveis (estudados na aula anterior), descubra como pensar em termos de layouts adaptáveis mudando grades ou outros controles de layout para células inteiramente diferentes.

    39 | Layout Adaptável com Visualização Específica ao Dispositivo

    Aprenda sobre layout adaptável, que ajuda quando o layout desejado é tão diferente entre dispositivos que seria difícil utilizar o VisualStateManager.

    40 | Vinculação de Dados para Controles de GridView e ListView

    Aprenda sobre o conceito de vinculação de dados e como vincular uma grade e uma lista de controle para exibir dados de maneira tabular ou em lista. E ainda aprenda os detalhes na criação de modelos de dados.

    41 | Mantendo os controles de dados atualizados com ObservableCollection

    Saiba mais sobre uma coleção diferente que notifica todos controles que são associados a ela que possuem novos dados a serem exibidos.

    42 | Utilizando Controles de Usuários como Modelos de Dados

    Explore os Controles de Usuário, que são uteis para alterar o tamanho do template de dados para GridView ou ListView quando empregar um layout adaptável.

    43 | Revisão de folha de dicas: Layout associado, associação de dados

    Você se lembrar de ter assistido a um vídeo que explicava ou demonstrava uma técnica de programação, mas que você não queria ter que assistir todo ele novamente para encontrar a parte que buscava? Esta revisão de folha de dicas é para você.

    44 | Desfaio Peritamente Adaptável

    Neste desafio final, crie um aplicativo de notícias com recursos completos, complete com a navegação estilo hambúrguer, associação de dados, layout adaptável e mais. Boa sorte! Você consegue fazer!

    45 | Solução do desafio peritamente adaptável: Parte 1: Configuração e MainPage de Layout

    Veja este vídeo para conhecer uma solução possível para o desafio peritamente adaptável.

    46 | Solução do desafio peritamente adaptável: Parte 2: Criando o modelo de dados e associação de dados.

    Assista o segundo vídeo para ver outra possível solução para o desafio peritamente adaptável.

    47 | Solução do desafio peritamente adaptável. Parte 3: Criando um controle de usuário como template de dados

    Assista este terceiro vídeo para ver outra possibilidade de resolução do Desafio Peritamente Adaptado.

    48 | Solução do Desafio Peritamente Adaptável: Parte 4: Redimensionamento Adaptável

    Assista este quarto e último vídeo para ver outra possível resolução para o Desafio Peritamente Adaptável.

    49 | UWP SoundBoard: Introdução

    Nesse ponto, estamos mais ou menos na metade do curso. Na segunda metade, Bob muda o formato. Assista a Bob criando quatro aplicativos inteiramente do zero empregando as técnicas apresentadas.

    50 | UWP SoundBoard: Configuração e MainPage do Layout

    Neste primeiro vídeo, aprenda com Bob como ele configura o projeto, copia os ativos no projeto e cria o layout geral da interface do usuário do aplicativo.

    51 | UWP SoundBoard: Criação do Modelo de Dados e Vinculação de Dados

    Neste segundo vídeo, observe Bob criar uma classe que representa cada som, popular uma coleção da classe Som, e associá-la a um GridView.

    52 | UWP SoundBoard: Reproduzir sons com o Elemento de Mídia

    Neste terceiro vídeo, veja Bob usar o evento ItemClick na GridView para reproduzir a mídia relacionada ao item clicado.

    53 | UWP SoundBoard: Adicionar Arrastar e Soltar

    Neste quarto vídeo, Bob demonstra como adicionar Arrastar e Soltar ao aplicativo para permitir que o usuário arraste qualquer arquivo de som de sua área de trabalho para o aplicativo para executá-lo.

    54 | UWP SoundBoard: Toques finais

    Neste quinto video, Bob põe a interface de usuário e o código em ordem, dando os toques finais para que o aplicativo possa ser enviado à Windows Store.

    55 | UWP SoundBoard: Adicionar Ativos com o Package.AppXManifest

    Neste sexto vídeo, Bob explica o propósito do Package.AppXManifest e demonstra como referenciar a arte do aplicativo para mostrar uma tela inicial. Além disso, ele faz referência à arte da loja.

    56 | UWP SoundBoard: Enviar à Windows Store

    Bob mostra aonde ir, como fazer o upload do pacote final e como geralmente é fácil colocar seu app na Windows Store.

    57 | UWP Clima: Introdução

    Bob inicia um novo projeto, um belo aplicativo de clima que extrai o tempo atual de um serviço online, usando o dispositivo do usuário para determinar sua localização.

    58 | UWP Clima: Configurar e usar a API Clima - Vídeo

    Neste segundo vídeo, Bob começa criando o projeto e focando em como recuperar dados da API de clima. Ele demonstra como desserializar o JSON retornado pelo serviço de clima.

    59 | UWP Clima: Acessar a localização do GPS

    Agora que podemos chamar o serviço web e obter dados, este terceiro vídeo demonstra como acessar a localização atual do dispositivo do usuário com os recursos de localização do Windows 10.

    60 | UWP Clima: Testando a Localização no Emulador de Telefone

    Neste terceiro vídeo, Bob revela um bug no aplicativo usando o recurso Mapas do emulador de Telefone. Você pode instruir o Emulador para agir como se o usuário estivesse em uma localização física diferente.

    61 | UWP Clima: Atualizar com Notificações Periódicas

    Neste quarto vídeo, Bob mostra como atualizar o conteúdo de um Live Tile programaticamente e então como agendar novas atualizações com dados ao vivo, criando um serviço de web construído com ASP.NET MVC.

    62 | UWP Weather: Toques Finais

    Nesse quinto e último vídeo, Bob limpa a interface de usuário e mais.

    63 | Jogo para Combinar as Capas de CDs: Introdução

    Bob lança um novo projeto, um jogo de familiaridade que usa a Biblioteca de Música do usuário para testar a familiaridade do usuário com as músicas que ele tem. Aprenda como acessar as bibliotecas especiais no Windows 10

    64 | Jogo para Combinar as Capas de CDs: Instalação e Trabalhando com Pastas de Arquivo e de Sistema

    Nesse primeiro vídeo, Bob monta um projeto e foca em ganhar referência a todos os arquivos de música na Biblioteca de Música do usuária.

    65 | Jogo para Combinar as Capas de CDs: Layout, Ligação de Dados e Instalação do Jogo

    Nesse segundo vídeo, Bob chama a atenção para o layout de exibição das capas dos CDs para músicas selecionadas aleatoriamente.

    66 | Jogo para Combinar as Capas de CDs: Aplicando a Lógica do Jogo

    Nesse terceiro vídeo, Bob refoca na lógica do jogo, abordando algumas partes que faltavam, como playback musical e mais.

    67 | Jogo para Combinar as Capas de CDs: Avaliando a entrada do usuário e controlando o progresso

    Nesse quarto vídeo, Bob trabalha com o evento de ItemClick e avalia o álbum escolhido com relação à música que estava tocando.

    68 | Jogo para Combinar as Capas de CDs: Habilitando o recurso Jogar Novamente

    Nesse quinto vídeo, Bob aplica a lógica necessária para jogar um novo round, que requer um pouco de refatoração e a configuração de variáveis de volta a um estado válido inicial.

    69 | Jogo para Combinar as Capas de CDs Monetizando com anúncios

    Bob mostra como instalar, configurar e utilizar o controle usado para exibir o espaço reservado para o anúncio na interface do usuário. Ele também discute as configurações necessárias ao enviar o app para a Windows Store.

    70 | Jogo para Combinar as Capas de CDs: Compra In-App para remoção de anúncios

    Nesse sétimo e último vídeo, Bab mostra como incluir compras dentro do aplicativo para habilitar ou desabilitar alguns dos recursos do seu aplicativo, ou para vender itens de consumo no aplicativo.

    71 | Explorador de Heróis: Introdução

    Bob dá início a um novo projeto utilizando os API`s da Marvel para explorar seu universo de personagens e quadrinhos. Nessa lição, aprenda como assinar uma solicitação web API com um hash MD5.

    72 | Explorador de Heróis: Acessando o Api Web Marvel

    Neste vídeo, Bob expõe o projeto mas foca em como tomar decisões em como filtrar resultados. Ele usa o JSON resultante de um chamado demonstrativo para criar um gráfico de classes representando os dados.

    73 | Explorador de Heróis: Criando um hash MD5 e chamando a API

    Bob demonstra como fazer uma chamada para o API Marvel criando um hash das chaves publicas e privadas e um carimbo de data/hora, junto com aulas de criptografia na estrutura.

    74 | Explorador de Heróis: DataBinding e Navegando através do Object Graph

    Neste quarto vídeo, Bob fornece os controles básicos de layout e faz a associação de dados da ListView "master" com a lista de Personagens retornados do chamado da API web.

    75 | Explorador de Heróis: Exibindo detalhes dos personagens.

    Neste quinto vídeo, Bob lida com o evento do ItemCick da ListView "master" para exibir os detalhes sobre um detrminado Personagem.

    76 | Explorador de Heróis: Exibindo quadrinhos para um personagem

    Neste sexto vídeo, Bob exibe uma lista com quadrinhos recentes do personagem selecionado fazendo uma nova chamada para a API Marvel, criando novas aulas e mais.

    77 | Explorador de Heróis: Exibindo detalhes dos quadrinhos

    Neste sétimo vídeo, Bob responde ao evento GridView ItemClick dos quadrinhos para exibir detalhes sobre um determinado quadrinho.

    78 | Explorador de Heróis: Adicionando um layout adaptável e limpeza da interface do usuário

    Neste oitavo vídeo, Bob o VisualStateManger e os gatilhos adaptáveis para remodelar de forma adaptativa o layout, baseado no tamanho da janela. Ele também realiza outras tarefas de limpeza na interface do usuário.

    79 | Explorador de Heróis: Integração Cortana

    Neste nono vídeo, Bob adiciona integração Cortana para permitir que o usuário atualize a lista de personagens ou para exibir detalhes sobre um dos heróis da lista.

    80 | Encerramento da série

    Neste último vídeo da série, Bob lhe parabeniza e mostra onde buscar mais informações sobre a Plataforma Windows Universal

Mais informações

Certificado: sim

  • Este curso dá direito a certificado de participação

Carga horária

  • 18 horas

O que irei aprender?

  • Desenvolva aplicativos para Windows 10.
  • Desenvolva aplicativos que funcionem em mais de um dispositivo de uma família.

Sobre a Microsoft Virtual Academy

A Microsoft Virtual Academy oferece treinamento online grátis em TI, desenvolvimento e ciências de dados apresentados por especialistas de categoria internacional para ajudar você a desenvolver suas habilidades e avançar sua carreira. Faça dele seu destino preferido para aprender a usar as tecnologias Microsoft mais recentes. Ingresse nesta comunidade vibrante.

Quer uma experiência mais completa? Registre-se no MVA para poder aproveitar todos esses excelentes benefícios. Sem pagar nada.

Ver curso
foto de Bob Tabor
Bob Tabor
Instrutor pela Microsoft Virtual Academy.

Qual a sua avaliação para este hangout?

foto de


AVALIAÇÕES

Ninguém avaliou este curso ainda. Seja o primeiro...