Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
CURSO

Curso Mineração de Emoção em Textos com Python e NLTK

Sobre o curso
0,00

Aprenda passo a passo e na prática como utilizar Inteligência Artificial e Machine Learning para Mineração de Textos!
  • Data de publicação: 17/09/2017
  • Idioma: Português (Brasil)
  • Plataforma: Udemy
Ver curso

Ementa do Curso

  • 06 Módulos
    1. Boas-vindas
    2. Mineração de textos e classificação
    3. Pré-processamento dos textos
    4. Detectando emoções em textos com o Naive Bayes
    5. Avaliação do algoritmo
    6. Considerações finais

Mais informações

A Mineração de Textos é uma das subáreas da Inteligência Artificial que tem como objetivo básico a busca por padrões e conhecimento útil em textos. O exemplo clássico dessa área são os filtros de spam muito utilizados nos sistemas de e-mail, os quais aplicam algoritmos de machine learning para identificar se uma mensagem é ou não é spam! Além disso, essas técnicas também podem ser utilizadas para classificação de notícias, ou seja, caso o sistema receba um conjunto de textos como entrada, os algoritmos podem identificar se são notícias sobre esporte, economia ou política; por exemplo.

Hoje em dia, com o grande crescimento das redes sociais existe uma quantidade muito grande de texto disponível na web, os quais podem ser utilizados para identificar as emoções que as pessoas estão apresentando! E isso pode ser muito útil para empresas que desejam saber quão satisfeitos seus clientes estão com seus produtos e/ou serviços. Por exemplo, se uma pessoa compra uma nova televisão é possível medir seu grau de satisfação por meio das emoções transmitidas nos textos que essa pessoa escreve sobre a televisão! Dessa forma, a empresa pode conhecer melhor o perfil de seus clientes e tomar decisões estratégicas quanto ao seu posicionamento no mercado!

Baseado nisso, neste curso você terá uma visão teórica e prática de como funciona o processo de mineração de textos utilizando a técnica de classificação! É abordado um estudo de caso prático que mostra passo a passo como utilizar o algoritmo Naive Bayes para identificar emoções em frases, ou seja, informamos um texto qualquer para o sistema e o mesmo retorna qual emoção foi encontrada! Com isso, você estará apto(a) a construir seus próprios sistemas de mineração de texto!

Utilizaremos a linguagem Python e a biblioteca NLTK (Natural Language Toolkit) para o desenvolvimento passo a passo do sistema inteligente, que são ferramentas muito importantes no cenário da Inteligência Artificial hoje em dia! E não há problema se você não conhece Python, pois os conceitos serão apresentados de forma que se você tem uma noção básica de lógica de programação conseguirá acompanhar as aulas tranquilamente.

Sobre Inteligência Artificial

Você sabia que a Inteligência Artificial (IA) é uma das área de TI que mais está crescendo e se expandindo no mundo? E que o conhecimento dessa área pode também abrir novas oportunidades de negócio? Veja só alguns fatos que foram noticiados recentemente pela mídia: a Apple reforçando os investimento em IA, a Microsoft criando uma unidade de pesquisa especializada em IA, o Uber e o Twitter comprando startups de IA, a Samsung adquirindo uma plataforma de IA, a Toyota, o Facebook, a IBM e o Google investindo muito dinheiro em pesquisas nessa área! Isso sem falar que no Vale do Silício profissionais com esses conhecimentos estão em alta e que a Acer já previu que 2017 será definitivamente o ano da Inteligência Artificial!

A tendência é que o campo de trabalho de IA se desenvolva cada vez mais e é praticamente certo que haverá um aquecimento muito grande no mercado, fazendo com que as empresas busquem profissionais qualificados para atuarem em projetos dessa área! Não tem mais como ficar de fora!

O que aprenderei?

  • Entenda os conceitos teóricos sobre mineração de textos
  • Aprenda passo a passo na prática como funciona um sistema para encontrar emoção em textos
  • Desenvolva seus próprios sistemas de aprendizado de máquina para classificar textos
  • Entenda a oportunidade de negócio que a área de Inteligência Artificial pode trazer
  • Entenda como funciona o aprendizado de máquina (machine learning)

Carga horária

  • 5,5 horas

Todo o curso é 100% em vídeo aulas, tem direito a certificado e acesso vitalício! 

O professor Jones Granatyr é fundador do portal IA Expert, que é um site com conteúdo exclusivo e atualizado sobre IA. Ele também leciona para os cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação há mais de 10 anos e é doutorando e mestre na área de Inteligência Artificial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Preparado(a) para dar um importante passo na sua carreira? Aguardo você no curso! :)

Quem é o público-alvo?

  • Pessoas interessadas em Inteligência Artificial e Mineração de Texto
  • Pessoas que querem iniciar uma nova carreira em Inteligência Artificial
Ver curso
foto de Jones Granatyr
Jones Granatyr
Instrutor com mais de 3.200 alunos de cursos online.

Qual a sua avaliação para este hangout?

foto de


AVALIAÇÕES

Ninguém avaliou este curso ainda. Seja o primeiro...