Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
CURSO

Curso de modelagem para jogos com Blender 3D

Imagem destacada do curso Curso de modelagem para jogos com Blender 3D

Sobre o curso
4,50

Nesse curso, você vai aprender a produzir seus próprios elementos 3D para jogos. Além disso, ainda vamos cobrir o processo de texturização e animação de um modelo simples, para que você entenda o processo e aplique a seus próprios modelos posteriormente!
  • Data de publicação: 24/01/2017
  • Idioma: Português (Brasil)
  • Plataforma: Udemy
Ver curso

Ementa do Curso

  • Seção 1: Entendendo a Inteface e Brincando com os Objetos
    • Apresentação do curso
    • Primeira impressão da interface do Blender
    • Aprendendo a movimentar a camera pela Viewport
    • Reorganizando o Layout da Interface 
    • Transformando Objetos
    • Transformações Locais
    • Criando primitivas e utilizando o cursor 3D
    • Parenteando Objetos
    • Manipulando elementos em diferentes camadas 
    • Escondendo e revelando Objetos 
    • Quiz sobre interface 
  • Seção 2: Modo de Edição
    • Introdução à geometria 3D 
    • Alterando entre modos e introdução a edição
    • Como selecionar a geometria 
    • Alterando entre seleção de vértices, arestas e faces
    • Transformando a geometria da malha
    • Removendo parte da geometria 
    • Preenchendo parte da geometria 
    • Extrusão 
    • Deslocando vértices utilizando o cursor 3D 
    • Posicionando o cursor 3D no centro de uma seleção de geometria
    • Pivô de um objeto e como modificá-lo
    • O que são edge loops? 
    • Cortando a malha em torno de um edge loop
    • Cortes assimétricos utilizando a ferramenta 'Knife'
    • Subdividindo a malha ou parte dela 
    • Combinando vértices
    • Utilizando o modificador de espelhamento (mirror) corretamente
    • Quiz sobre modo de edição 
  • Seção 3: Modelando um Asset do Zero!
    • Modelando a base 
    • Modelando a divisória vertical 
    • Modelando as prateleiras horizontais 
    • Modelando o suporte das prateleiras
    • Modelando as portas 
    • Adicionando os puxadores 
    • Otimizando a geometria
  • Seção 4: Preparando o asset para texturização
    • Introdução à seção de mapeamento UV 
    • Entendendo o conceito de mapeamento UV
    • Exercícios de mapeamento I 
    • Exercícios de mapeamento II 
    • Mapeando nosso modelo: A base
    • Mapeando nosso modelo: puxadores e detalhes internos
    • Mapeando nosso modelo: Portas 
    • Otimizando e exportando a imagem do mapeamento UV
    • Gerando textura de oclusão ambiente no Blender 
  • Seção 5: Texturização por fotocomposição usando GIMP (Software livre)
    • Introdução ao GIMP e importação do UV 
    • Intensivo GIMP #1: Camadas 
    • Intensivo GIMP #2: Seleções
    • Texturizando a parte externa
    • Texturizando a parte interna 
    • Texturizando as portas
    • Texturizando prateleiras e puxadores 
    • Texturizando detalhes internos 
    • Adicionando Oclusão de Ambiente
    • Adicionando detalhes externos #1 
    • Adicionando detalhes externos #2
    • Adicionando detalhes internos
  • Seção 6: Animação
    • Introdução e conceitos básicos de animação no Blender 
    • Formas de interpolação entre KeyFrames 
    • Animação por objetos #1: Separando o modelo das portas 
    • Animação por objetos #2: Criando animações das portas 
    • Animação por bones #1: Posicionando os bones e parenteando ao modelo 
    • Animação por bones #2: Setando os vértices deslocados por cada bone
    • Animação por bones #3: Criando animação das portas 
  • Seção 7: Integrando o asset na Unity (Game Engine)
    • Exportando o asset em formato compatível 
    • Guia básico de sobrevivência na Unity 
    • Importando assets e o nosso modelo 
    • Usando o script de interação para abrir/fechar a caixa

Mais informações

Quais são as exigências?

  • Ter uma cópia do Blender instalado, preferencialmente a partir da versão 2.5;
  • Ideia geral do propósito do Software;
  • Conhecimento básico de inglês auxilia, uma vez que os softwares (Blender e GIMP) são usados em suas versões em inglês;

O que serei capaz de fazer depois deste curso?

  • Manipular o Blender com confiança;
  • Conhecer o workflow envolvido na criação de um asset para jogos 3D;
  • Dominar as principais ferramentas de construção de modelos low-poly para jogos;
  • Animar um modelo;
  • Fazer o mapeamento UV de um modelo;
  • Texturizar um modelo;
  • Exportar o modelo para um motor de jogos (Unity 5);

Quem é o público-alvo?

  • Pessoas sem nenhum conhecimento prévio de modelagem 3D;
  • Artistas que querem migrar para uma ferramenta 3D;
  • Programadores que querem criar arte para seus jogos;
  • Pessoas buscando por uma boa introdução ao mundo de modelagem 3D;
Ver curso
foto de José Augusto Thomas
José Augusto Thomas
É um profissional da área de desenvolvimento de jogos com anos de experiência na industria e apaixonado por aprender e ensinar.

Qual a sua avaliação para este hangout?

foto de


AVALIAÇÕES

foto do perfil Marco Mascarenhas Marco Mascarenhas