Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
PERGUNTA

DevOps ou ITIL?

foto de
Fernando Palma


A nova pergunta do momento é se as pessoas irão consultar cada vez mais o #DevOps e utilizar estas boas práticas como única e principal referência para gestão de serviços de TI, ou se continuarão usando a biblioteca #ITIL (seja em conjunto ou sozinha) como referência.

Minha intenção não é discutir a objetividade ou escopo de cada uma, tão pouco compará-las (isso eu farei em breve em um artigo). O que eu quero é saber - na prática - como esta sendo utilizado.

A pergunta aqui é simples: quantos de vocês já usaram DevOps? E quem usa, faço uma segunda pergunta: o DevOps para você tornou irrelevante a adoção das boas práticas da ITIL?

Respostas 3

Consegue ajudar? A comunidade agradece

foto do perfil Jose Santos Jose Santos

Não conheço tanto ITIL para poder dizer se as pessoas vão passar a adotar mais o DevOps, mas eu gosto muito de seguir modelo do DevOps por ser baseado em desenvolvimento ágil.

foto do perfil Bruno Lopes Bruno Lopes

Minha equipe e eu temos começado a adotar práticas de devops. Ainda temos uma longa estrada. O que posso dizer é que me parece muito mais natural (e fácil) uma equipe adotar devops do que ITIL.


Um pouco antes de eu entrar, o pessoal teve um curso de ITIL, e simplesmente nada mudou. Ninguém se sentiu compelido a começar a implantação do ITIL. Já com devops, ele apareceu naturalmente como uma forma de resolver os problemas que tínhamos no dia a dia, e passou a ser cada vez mais adotado.


Sou leigo em ITIL, mas me parece ser uma prática mais adequada para grandes empresas, com grandes equipes, funções, departamentos, e processos muito bem definidos, algo que na minha opinião não é a realidade da maioria das empresas/instituições.


Pretendo acompanhar essa discussão aqui até para conhecer as opiniões de quem usa ITIL no dia-a-dia, e talvez mudar minha opinião sobre ele.

foto do perfil Douglas Menegon Cordeiro Douglas Menegon Cordeiro

Eu acho que a questão está um pouco equivocada.
DevOps pode ser implantado tanto em uma organização baseada em Agile quanto em ITIL.

Uma dica que lhe dou é ler com atenção o ITIL v3 release control and validation framework. 

DevOps não se trata de uma metodologia de desenvolvimento como muito se divulga por ai. E sim de um cargo/cultura o qual a pessoa que trabalha nele faz a integração entre a infraestrutura e o desenvolvimento por isso o nome Dev(Development) Ops(Operational), ou seja é o cargo/cultura o/a qual  a pessoa irá trabalhar com desenvolvimento operacional. Não é um cargo novo, muitas grandes empresas já conheciam esse cargo como analista de implantação. Porém esse cargo agora abrange algo além da implantação, que é gerir todo o ciclo de vida do software e ao mesmo tempo cuidar de todo o ambiente aonde o mesmo irá rodar. 

DevOps não é uma tecnologia, não segue um modelo. DevOps é o profissional que irá trabalhar, é uma pessoa, um time, ou muitas vezes a junção de vários times!

Como todos os cargos,/culturas o DevOps também tem uma série de boas práticas que sempre são indicadas seguir para a boa execução do trabalho. 

Recomendo as seguintes leituras:
https://www.ibm.com/developerworks/library/d-implement-itil-devops/
https://freshservice.com/itil-devops
https://www.versionone.com/devops-101/what-is-devops/

Recomendo também dar uma lida em DASM, para entender como o Agile pode ser visto como um serviço dentro do ITIL e como grandes empresas podem implantar modelos ágeis de desenvolvimento sem que percam o controle sobre o processo como um todo.