Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Marco Mascarenhas
Marco Mascarenhas
pergunta

Qual linguagem de programação vocês preferem trabalhar e porque?

Em julho/2016 um estudo do IEEE Spectrum sobre as linguagens de programação apontou que a linguagem C ultrapassou Java e assumiu a liderança nas mais usadas. Em terceiro lugar apareceu o Python, seguido do C++ e da linguagem R. C# ficou em sexto e PHP em sétimo.

E ai, qual a linguagem que você mais gosta de trabalhar? E porque?

COMPARTILHE

Respostas

User Avatar
Phillip Parente

Gosto muito de #Java por diversos motivos:

  • Conceito de WORA (write once, run anywhere), onde o código, uma vez compilado, roda em qualquer plataforma com uma JVM compatível.
  • O Java implementa quase que totalmente o paradigma de orientação a objetos (Apenas tipos primitivos fogem do conceito, mas são pouco usados).
  • A verbosidade expressa na linguagem facilita o entendimento do algorítimo, forçando também uma padronização neste sentido.
  • A comunidade open-source  é muito vasta, bem como a plataforma tem grande presença  na web na forma de materiais didáticos, artigos, forúns de dúvidas e debates. Sem mencionar a documentação, que é bem descrita, padronizada e completa.
  • Número vasto de bibliotecas, frameworks e especificações de arquitetura para diversas soluções.
  • Vejo também como uma vantagem para determinados aspectos a tipagem forte e não dinâmica, que força o uso de interfaces e padrões de projeto com nível de acoplamento baixo.

User Avatar
Claudio Leminski

Eu sou adepto do bom e velho PHP. Como trabalho muito com o Wordpress é a linguagem que eu tenho mais afinidade.

A vantagem do PHP pra mim é a documentação e o número de desenvolvedores que é grande. Sempre tem alguém que já passou pelo mesmo problema que você.

Outro fator é que é uma linguagem bem leve e qualquer servidor de hospedagem suporta PHP.

User Avatar
Eduardo Maxwell

Estou iniciando na carreira de desenvolvimento mobile, já aprendi o básico do Java (e todo dia aprendo mais e mais)  por ser a linguagem nativa do Android. Em breve espero um retorno dos meus esforços.

No começo me prendi a linguagem de programação Python, mas deixei um pouco de lado para estudar Java.

User Avatar
Deijai Miranda

Bom eu gosto do PHP, é uma linguagem leve, robusta e é a que eu tenho mais afinidade também.

User Avatar
Marcel Mendonça Grilo

C#, por ser multiparadigma e possuir linq


User Avatar
Israel Gomes

Eu utilizo Python pela sua dinâmica na construções de estruturas, não visando detalhes, mas sim a agilidade em si e o processo final, utilizo também pela sua facilidade de sintaxe e sua gama de bibliotecas disponíveis como peças de montar pra crianças fazerem o que sua criatividade insinua.

User Avatar
Neylton Benjamim

Gosto muito de PHP,  é a linguagem mais usada para servido da web, além de está 9x mais rápida, array associativo, diversas método já pronto, fácil de aprender e ainda tem um manual

PHP: Manual do PHP - Manual 

Consegue ajudar? A comunidade agradece