Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
PERGUNTA

Trocar HD de Servidor com XEN SERVER Instalado.

foto de
Leonardo Bozzi

Boa noite, sou novo no mundo XEN SERVER. Estou com um problema num servidor sob minha responsabilidade. A maquina em si é um HP Proliant M110 G5 com 4 Hds SAS de 146GB. 

Um desses HDS está apresentando defeito e terei de substituir, o problema é que o antigo gestor colocou todos para funcionarem como um único HD, e estou com quase 100% dos discos em uso e para piorar 1 HD está apresentando defeito. Adquiri um novo HD de 600GB SAS para instalar. As dúvidas que tenho:

1 - Se eu fizer o backup da maquina virtual pelo XENCENTER posso restaurar a maquina completa após a troca do HD ou Terei de formatar do ZERO? (no caso já faria um upgrade de versão do XEN). Nunca precisei restaurar um backup do XEN.

2 - Mudo o modo de operação dos discos para trabalharem separadamente sem RAID ? (falo isso pois teria de ter pelo menos 2 hds de igual tamanho).

Obrigado Pela ajuda.


Respostas 2

Consegue ajudar? A comunidade agradece

foto do perfil Marco Mascarenhas Marco Mascarenhas

Em relação ao XENCENTER da pergunta 1 eu nunca trabalhei, mas em relação ao RAID eu sugiro que coloque os discos em RAID 0 para que tenha uma segurança maior dos dados (espelhamento). Os HDs na verdade não precisam ser necessariamente de tamanhos iguais, mas ele vai pegar e espelhar pelo de menor tamanho, então é inteligente adquirir hds iguais para não perder recursos de um deles.

foto do perfil Tito Garrido Tito Garrido Melhor resposta

Nunca trabalhei com o Xen, então infelizmente não sei responder sua pergunta 1. No caso do KVM, existe a opção dos servidores estarem em arquivos .qcow. Para o KVM, a execução do backup seria copiar esses arquivos que são os discos rígidos dos guests + o XML de definição deles. O Xen deve ser algo parecido. Você tem algum ambiente de testes? Recomendo testar em um outro Xen o cenário para ver se o backup dele é efetivo e full.


Quanto sua dúvida 2 - ficar sem raid pode ser perigoso, assim como você já teve problema com discos, pode ter novamente. Se não puder fazer Raid, investe numa solução de backup para executar um rollback caso haja outro problema de hardware. Pelo que entendi vc agora tem 3 discos de 146GB e um de 600GB... é seu RAID ta prejudicado hehehe.