Analista de Sistemas

Categoria: Desenvolvimento

O que é um Analista de Sistemas

O Analista de Sistemas é o Profissional de TI que tem a responsabilidade de investigar como funciona os processos de negócio para conceber a forma que um sistema de informação irá automatizar funções úteis pare este(s) processos(s). Seu trabalho é essencial para que desenvolvedores de software / programadores implementem o sistema.

O Analista de sistemas precisa ter a habilidade de escutar e compreender pessoas, pois ele é encarregado de transformar as necessidades que pessoas têm em requisitos que sejam implementados em sistemas. É importante que o Analista de Sistemas goste de escrever, pois é o principal responsável por documentar Saber trabalhar em equipe também é relevante, já que esta função é geralmente coordenada por gerentes de projetos e - ao mesmo tempo - coordena e orienta desenvolvedores / programadores.

O que estudar para ser um Analista de Sistemas

Principais atividades do Analista de Sistemas

  • Identificação de Requisitos: nesta atividade, o Analista de Sistemas (ou Analista de Requisitos) irá identificar as necessidades dos processos de negócio. Para tanto, utiliza técnicas e instrumentos como Entrevistas, Questionários, Prototipagem, Workshops, dentre outras. O Analista precisa desenvolver um entendimento com os responsáveis sobre o significado dos requisitos, de forma que fiquem claros e objetivos.
  • Análise e negociação: o Analista precisa não simplesmente colher informações e registrá-la como requisitos, mas compreende-las e avaliá-las de forma a negociar os requisitos que sejam mais relevantes para o negócio.
  • Especificação e documentação: nas primeiras fases do projeto de software, o analista realiza a documentação através de instrumentos como lista de requisitos e memórias de reunião. Os requisitos devem ser classificados, agrupados e priorizados, para facilitar a gerência de requisitos durante todo o processo de desenvolvimento.Já nas fases intermediarias, ele deverá documentá-los em uma linguagem mais técnica, quando irá fazer uma espécie de design da aplicação, incluindo documentos como Caso de Uso, Modelos e Diagramas.
  • Validação de Requisitos: é importante que o Analista obtenha o comprometimento das partes interessadas no projeto de software com os requisitos que estão sendo documentados.
  • Controle de Requisitos:o Analista de Sistemas precisa manter a rastreabilidade dos requisitos de software e controlar as mudanças em requisitos de software.

Mais informações

Analista de Sistemas

Francisco Pereira
Matheus Staff
Adriano Rezende Braga
Juliana Gabriele
Alex Talles Viana Talles
Ariane Oliveira Silva Ferreira
Ranieri Moreira
Uniliva Alves
Joas Alves Vidal
Buscar mais