CEO

Categoria: Governança e Gestão

O que é um CEO

A sigla CEO significa Chief Executive Officer, que traduzida literalmente significa Chefe Executivo de Ofício, mas pode ser traduzida simplesmente como executivo-chefe. O CEO é o principal chefe executivo corporativo, cargo que representa o topo da hierarquia administrativa dentro de uma empresa.

Em muitas empresas, sobretudo as de grande porte / multinacionais, o CEO é acompanhado, fiscalizado e orientado por um conselho administrativo formado por outros executivos / diretores dentro da mesma corporação. A depender da empresa, podem existir outras nomenclaturas para atribuição deste cargo, tais como: presidente, diretor executivo, diretor geral ou superintendente. 

O que estudar para ser um CEO

Principais atividades do CEO

  • Definir estratégias empresariais
  • Aprovar estratégias empresariais propostas por departamentos e diretores
  • Liderar e orientar diretores / gestores
  • Assegurar que decisões são aplicadas na prática
  • Garantir o cumprimento de responsabilidades legais
  • Promover debates e troca de ideias para tomadas de decisões estratégicas
  • Promover a cultura organizacional e imagem pública da empresa

Mais informações