Publicação

Prova da certificação ITIL pode ser feita em casa!

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Prova online da certificação ITIL pode ser feita em casa!

Conheça os detalhes do exame ITIL Foundatuon online e saiba com o se inscrever. 

ITIL

A ITIL é uma biblioteca que reúne as melhores práticas Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (TI). Dito de forma literal, é um conjunto de livros onde estão documentados o que as empresas ao redor do mundo conhecem de melhor sobre a gestão de TI, após décadas de acumulo de aprendizado.

Para sabe mais, acesse: o que é ITIL.

Prova da ITIL em casa (exame online)

São muitos profissionais entrando em contato conosco por conta de dúvidas em relação ao exame online da certificação IITIL.

Portanto, consideramos importante escrever um pequeno artigo respondendo as principais perguntas sobre este modelo no exame que está funcionando no Brasil desde a segundo semestre do ano de 2012.  

Em primeiro lugar, é importante fazer uma breve introdução a certificação ITIL Foundation .
A prova de fundamentos da ITIL é o primeiro nível de certificação profissional do esquema de certificações da ITIL

Requisitos

Não há pré-req uisitos para candidatar-se a certificação ITIL Foundation. É indicado, entretanto, que o candidato realize um curso ou leitura de material oficial.

Versão

A ITIL encontra-se hoje em sua versão 3 e sofreu uma atualização em 2011 (mas não mudou de versão). A prova é aplicada portanto para a ITIL V3 2011, ou simplesmente ITIL 2011.

Critério de aprovação na ITIL Foundation

Para ser aprovado no exame, o candidato deve acertar 65% das questões (são 40 ao todo, de múltipla escolha) .
A média de aprovação na prova para candidatos brasileiros é de cerca de 85%. Para candidatos que frequentam treinamentos, esta estatística é de mais de 95% de aprovação.

A importância da certificação para a carreira

Os processos e terminologias da ITIL são considerados uma linguagem em comum para a área tecnologia da informação, portanto são importantes para qualquer profissional de TI.

A certificação ITIL no nível Foundation já é pré-requisito para diversos cargos de TI, justamente por se tratar de uma disciplina que estará presente no dia a dia de qualquer profissional de TI, independente de sua área de atuação: a disciplina de gerenciamento de serviços de TI. Em alguns casos, a certificação pode ser um diferencial para conquistar determinadas vagas, mas cada vez mais é vista como uma pré-condição.

Sobre a prova online, que pode ser feita em casa

Há alguns anos, as organizações que comercializam os exames da ITIL já dispõem de opção para serem feitos em casa ou de qualquer lugar . Essa novidade só chegou no ano de 2012 no Brasil através dos institutos de Exame EXIN e Peoplecert  .

Como funciona o exame online da ITIL

O candidato agenda a prova, escolhendo um horário conveniente. No dia da prova, um tutor o acompanha em tempo real para garantir a conduta do exame dentro das regras: ou seja, sem que o candidato consulte algum material. Sendo aprovado, o candidato recebe o certificado em casa.

Mais detalhes sobre o exame online ITIL

Assista estes vídeos explicativos para ver em detalhes o processo de compra, registro do exame, preparação e execução. A prova continua também disponível no formato tradicional, ou seja: agendando-a pela Prometric para ser realizada em um centro oficial de sua cidade. Fica a escolha do candidato.

Outras dúvidas

Para qualquer outra dúvida sobre este exame, por favor, entre em contato conosco: contato@portalgsti.com.br .

Outros links que podem complementar as informações dispostas aqui:

Continue estudando ITIL

Comentários